Foto: Ricardo Aleixo por Natália Alves
O Festival Literário Internacional de Belo Horizonte (FLI BH) realiza sua 6ª edição entre os dias 22 e 26 de outubro, na Funarte MG, com entrada gratuita. O evento é promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Periférico.
Com o tema “Da minha língua eu vejo o mundo”, o festival propõe reflexões sobre as diversas línguas faladas no Brasil e a importância da literatura como expressão da identidade cultural. A edição homenageia Maria Antonieta Cunha, referência nacional da literatura infantil e fundadora da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte.
A programação reúne nomes como Fereshteh Najafi (Irã), Lino Eustáquio (Moçambique), Ricardo Aleixo (MG), Aline Abreu (SP), Gabriela Mistral (Chile) e Lina Meruane (Chile), entre outros. O público tem acesso a mesas de debate, saraus, contações de histórias, oficinas, performances, leitura dramática, mostra de cinema, feira de livros e exposição.
Parte da programação acontece também em outros espaços culturais da cidade, como os Centros Culturais, o Cine Santa Tereza e a Biblioteca Infantil e Juvenil, entre os dias 10 e 21 de outubro, como parte da política de descentralização cultural da Prefeitura de Belo Horizonte.
O festival mantém parcerias com iniciativas como a Mostra do Livro Latino-Americano (MOLLA), que estreia em Belo Horizonte homenageando a poeta chilena Gabriela Mistral, e o VI Fórum de Bibliotecas Escolares – Biblioteca da Escola: lugar de ler e aprender, que discute o papel das bibliotecas como espaços de formação e leitura.
Além das homenagens, o FLI BH celebra o 90º aniversário de Adélia Prado com um sarau conduzido por Odilon Esteves e marca os 50 anos do Prêmio João-de-Barro, dedicado à criação literária para crianças e jovens. A ilustradora convidada da edição, Aline Abreu, vencedora do prêmio em 2016, também assina a identidade visual do evento.
A programação inclui a exposição “Da minha língua eu vejo o mundo”, com curadoria de Carolina Fedatto e ilustrações de Maria Chiodi, que convida o público a refletir sobre a diversidade linguística do país. Estão previstas ainda 12 oficinas, entre elas “A Jornada Digital do Escritor”, com Bianca Pontes, e “Ilustrando a poesia de Gabriela Mistral”, com Maira Chiodi.
O Festival Literário Internacional de Belo Horizonte é um espaço de valorização da literatura, da leitura e da diversidade linguística, reunindo escritores, ilustradores, editores, pesquisadores e leitores do Brasil e de outros países.
SERVIÇO
PROGRAMAÇÃO 6º FLI BH
22 a 26 de outubro – Funarte-MG
22/10, quarta-feira
10 às 21h
– Exposição “Da minha língua eu vejo o mundo”
– Feira literária MOLLA
9h30 às 10h30 – Narração de histórias da tradição oral, intitulada “Novelo de Histórias”, com Samuel Medina, Kátia Mourão, Wander Ferreira e Flávia Paixão (Educativo da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte.
10h – VI Fórum de Bibliotecas Escolares – “Biblioteca da Escola: lugar de ler e aprender”
Mesa de debate Fórum de Bibliotecas Escolares – “Para que servem as bibliotecas? Perspectivas, políticas culturais e educacionais”, com Nilma Lacerda (Rio de Janeiro) e Ricardo Azevedo (São Paulo); mediação: Graça Castro (Goiânia)
13h30 – Narração de histórias “Brincar de Morar em Livros”, com Alessandra Visentin e João de Ana (Belo Horizonte)
14h – Mesa de debate Fórum de Bibliotecas Escolares – “Ensinar e aprender sobre a biblioteca escolar: os currículos dos cursos de Biblioteconomia”, com Cássia Oliveira (Goiânia), Graça Castro (Goiânia) e Marília Paiva (Belo Horizonte); mediação: Eduardo Valadares da Silva (Belo Horizonte)
16h30 – Mesa de debate Fórum de Bibliotecas Escolares – “Do que é feita a biblioteca escolar? Estrutura, serviços e acervos”, com Daniela Menezes (Contagem), Josenberg Mendes (Belo Horizonte) e Marília Paiva (Belo Horizonte); mediação: Lívia Ferreira (Goiânia)
18h – Apresentação musical “Alguém me avisou: vozes de mulheres brasileiras”, com o Coral dos Desafinados (Belo Horizonte).
18h30 – Cerimônia de Abertura com a presença de autoridades.
19h – Mesa “Uma vida dedicada aos livros, à literatura e aos leitores com Antonieta Cunha”, com Antonieta Cunha (Belo Horizonte), Beatriz Myrrha (Belo Horizonte), Leo Cunha (Belo Horizonte) e Marilda Castanha (Santa Luzia); mediação: Daniela Chaves (Belo Horizonte)
19h – Narração de histórias “Histórias que atravessam o mar”, com Carlandreia Ribeiro (Belo Horizonte) e Junim Ribeiro (Belo Horizonte)
23 de outubro, quinta-feira
9 às 21h
Exposição “Da minha língua eu vejo o mundo”
Feira literária MOLLA
9h30 – Narração de história “Bistrô da Juju: o bicho tá solto”, com Juliana Anselmo (Belo Horizonte)
10h – Mesa de debate Fórum de Bibliotecas Escolares – “Biblioteca da Escola: Lugar de ler e aprender: relatos de experiências” com Camila Petrovich (Belo Horizonte), Carolina Teixeira de Paula (Belo Horizonte), Gilmara de Fátima Pereira da Silva (Belo Horizonte), Graça Castro (Goiânia) e Lívia Ferreira (Goiânia); mediação: Cássia Oliveira (Goiânia)
10h – Encontro de Contadores de Histórias da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte
13h30 às 14h30 – Narração de Histórias “Lá no fundo da mata”, com a Cia. Canta Contos (Belo Horizonte) – MOLLA
(visitação escolar)
14 às 16h – Oficina “A Jornada Digital do escritor: como publicar e se conectar com leitores”, com a escritora Bianca Pontes (Belo Horizonte)
16 às 18h – Oficina “Ilustrando a poesia de Gabriela Mistral”, com Maira Chiodi, vencedora do Prêmio João de Barro (Belo Horizonte).
16h30 – Leitura dramática “A escrita de si como ferramenta de representação e insurgência das múltiplas vozes”, com Claudia Jordão (São Paulo), Flavia Carvalho (Belo Horizonte) e Marriene Freitas (Belo Horizonte)
17h – Mesa de debate “Os trabalhos fáceis”, com Davis Diniz (Belo Horizonte), Maria Carolina Fenati (Belo Horizonte) e Nathan Matos (Fortaleza); mediação: Ana Elisa Ribeiro (Belo Horizonte) / Parceria MOLLA
19h15 – Mesa de debate “Entre o Arpartheid na Palestina e a ditadura no Chile: o ensaísmo literário de Lina Meruane”, com Lina Meruane (Chile) e mediação de Maíra Nassif (Belo Horizonte) e Mariana Sanchez (Curitiba) / parceria MOLLA
24 de outubro, sexta-feira
9 às 21h
Exposição “Da minha língua eu vejo o mundo”
Feira literária MOLLA
9h30 às 10h30 – Narração de Histórias “Lá no fundo da mata”, com a Cia. Canta Contos (Belo Horizonte) – MOLLA
(visitação escolar)
10h – Mesa Ciclo de Debates Primeira Infância “A Cultura da Infância: a ainda necessária construção dos direitos de ser criança no Brasil, com Miguel G. Arroyo (Belo Horizonte) e Mônica Correia Baptista (Belo Horizonte); mediação: Érica Lima (Belo Horizonte)
13h30 – Encontro com a ilustradora baiana radicada em Belo Horizonte, Amma (vencedora Prêmio Jabuti): “Pra que serve um livro?”
14h – Mesa Ciclo de Debates Primeira Infância “Escrever, Ilustrar e Oferecer Livros para a primeira infância: o que já aprendemos sobre isso?”, com Carol Fernandes (Belo Horizonte) e Cleide Fernandes (Belo Horizonte); mediação: Flávia Paixão (Belo Horizonte)
16h – Oficina de ilustração, com a ilustradora iraniana Fereshteh Najafi (Curitiba)
16h – Mesa Ciclo de Debates Primeira Infância “Como ler com bebês e crianças muito pequenas?”, com Juliana Daher (Belo Horizonte) e Mariana Parreira Lara do Amaral (Belo Horizonte); mediação: Waney Alves (Belo Horizonte)
17h – Mesa de debate “Língua de poesia: escrever em português”, com Lino Eustáquio (Moçambique) e Nívea Sabino (Belo Horizonte); mediação: Rosália Diogo (Belo Horizonte)
19h – Mesa de debate “Viver entre livros”, com Mariana Sanchez (Curitiba), Paulo Fernandes (Belo Horizonte) e Sílvia Naschenveng (São Paulo); mediação: Elaine Martins (Belo Horizonte) / parceria MOLLA
19h – Lançamento da Zine Nós em Prosa – Número 01
25/10, sábado
10 às 21h
Exposição “Da minha língua eu vejo o mundo”
Feira literária MOLLA
10h – Performances de Ilustração, com Carol Rossetti (Belo Horizonte) e Isabela Santos (Belo Horizonte)
10h – Oficina “A extraordinária fábrica de monstros”, com Flávia Paixão (Belo Horizonte)
10h – Oficina “Brincadeiras e Canções”, com o grupo cênico-musical Serelepe, formado por
Reginaldo Santos, Gabriel Murilo e Eugênio Tadeu (Belo Horizonte)
10h30 – Mesa de debate “Informação em tempos de desinformação: o papel dos podcasts e influencers de cultura e ciência na construção da democracia”, com Mariana Evaristo (Belo Horizonte), Thiago André (Rio de Janeiro) e Lucas Ed (Belo Horizonte); mediação: Afonso Andrade (Belo Horizonte)
13h30 – Oficina “Traça Traço: o desenho muito além da imaginação para crianças”, com João Marcos (Governador Valadares)
14h00 – Palestra “Com quantas palavras se cria um mundo? Literatura de fantasia no Brasil”, com Leonel Caldela (São Paulo) e Emanoel Ferreira (Belo Horizonte); mediação de Samuel Medina (Belo Horizonte)
15h30 – Espetáculo “Mostra Siricoté – 15 anos Grupo Serelepe, com o Grupo Serelepe (Belo Horizonte)
16h – Mesa “Desapropriando a literatura chilena, reconstruindo imagens de escritores”, com Clarice Filgueiras (Chile / Belo Horizonte) e Sara Rojo (Chile / Belo Horizonte); mediação: Bernardo Serino (Belo Horizonte) – parceria MOLLA
16h30 – Oficina de ilustração “Quem será ela?” que convida participantes a confeccionarem flâmulas com pintura e carimbos feitos com legumes – com Anna Göbel (Belo Horizonte)
17h – Mesa “Contar histórias com imagens”, com Anna Cunha (Belo Horizonte), Fereshteh Najafi (Irã / Curitiba) e João Marcos (Governador Valadares); mediação: Rodrigo Teixeira (Belo Horizonte)
19h – Conferência “A cidade como trama de letras, imagens e sons”, com Ricardo Aleixo (Belo Horizonte). Apresentação e mediação de Adriane Garcia (Belo Horizonte).
26/10, domingo
10 às 19h
Exposição “Da minha língua eu vejo o mundo”
Feira literária MOLLA
10h – Oficina para crianças “Ilustração com dobras e cortes de papel”, com Bruna Lubambo (Belo Horizonte)
10h e 11h – Oficina para a primeira infância: “Corpo que risca, história que dança”, com Bárbara Flor (Belo Horizonte)
10h30 – Mesa “Literatura infantil – modos de escrever e ilustrar” com Aline Abreu (São Paulo), Nelson Cruz (Santa Luzia) e Rubem Filho (Belo Horizonte); mediação: Dandara Lessa (Sabará)
13h – Oficina “Criando em três tempos: ilustração em movimento”, com Cecília Castanha
14h – Oficina “Imprimindo tipos”, com Gabriel Nascimento (Belo Horizonte)
14h30 – Espetáculo “Mil e uma estrelas”, com a Cia. Pé de Moleque. Direção de Brenda Campos (Belo Horizonte)
15h – Oficina “Tirinhas para todos”, com Ricardo Tokumoto (Belo Horizonte)
15h – Stand up “Desculpa, é que eu sou manoteiro…”, com Paulo Araújo (Divinópolis)
17h – Adélia Prado 90 anos: um sarau-celebração, com o ator Odilon Esteves (São Paulo)