Foto: Guto Baxter
O Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH) inaugura uma nova programação recheada de atividades para o período das férias de janeiro. Dentre elas, destacam-se as ações relacionadas à mostra “Marc Chagall: Sonho de Amor”, que se encerra no dia 16/01, englobando performances de dança na obra Air Fountain nos dias 7, 8, 14, 15 e 16/01, concerto de violão clássico no dia 11/01, apresentação do Circo do Sufoco no dia 15/01 e congado da Irmandade Os Carolinos também em 15/01.
EXPOSIÇÕES
Marc Chagall: Sonho de Amor
Janeiro é a última chance de conferir a mostra “Marc Chagall: Sonho de Amor”, que encerra sua temporada no CCBB BH no dia 16/01. Para celebrar o fim desta exposição apaixonante, foram desenvolvidas algumas ações que se estendem de 7 a 16 de janeiro.
Além de conferir a trajetória artística de Chagall, o público também poderá assistir às performances de dança na obra “Air Fountain“, de Daniel Wurtzel, no pátio do CCBB BH. As apresentações são gratuitas e ocorrem nos dias 7, 8, 14, 15 e 16/01, sempre às 11h e às 18h.
Ao longo da temporada, o CCBB BH promoveu a interlocução das obras do artista bielorusso com a produção local. Confira as últimas atrações das “Conversas com Chagall”: O músico Celso Faria se apresenta no dia 11/01 para a realização de um concerto de violão clássico inspirado no universo de Chagall. A apresentação ocorre no Teatro I, às 20h, e os ingressos são gratuitos, podendo ser retirados na bilheteria física do CCBB ou em bb.com.br/cultura.
A partir da representatividade da vida circense nas pinturas de Chagall, o CCBB BH recebe mais uma apresentação do Circo do Sufoco no dia 15/01, às 14h. No espetáculo, o atrapalhado palhaço Sufoco tenta colocar em cena todas as atrações de um grande circo, contando apenas com si mesmo no elenco. A atividade, voltada para as crianças, ocorre no Pátio e não é preciso retirar ingresso para participar.
No dia 15/01, também no Pátio, ocorre uma celebração do congado, realizada pela Irmandade Os Carolinos. Em uma apresentação repleta de música, dança e cor, o grupo de congadeiros percorrerá o prédio e ao final ainda construirá um estandarte em conjunto com o público presente. A apresentação começa às 16h, e não é necessário retirar ingresso.
A forma não Cumpre a Função
Continua em cartaz no CCBB BH a exposição “A forma não Cumpre a Função”, do artista belo-horizontino Francisco Nuk. A mostra oferece uma experiência inusitada, com obras que desafiam o olhar convencional do mobiliário cotidiano.
A exposição pode ser conferida até 13/02, nas Galerias do Térreo, de quarta a segunda, das 10h às 22h. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria física do CCBB ou no site bb.com.br/cultura.
TEATRO
48ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança
Entre os dias 5 e 29 de janeiro, o CCBB BH recebe quatro peças integrantes da 48ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança. Com ingressos a R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia), os espetáculos ocorrem sempre de quinta a domingo.
No período de 5 a 15/01, fica em cartaz a peça infantil “O Sonho das Pérolas“, que ocorre no Teatro I, às 17h. Com direção de Leonardo Fernandes e texto do premiado dramaturgo paulista Sérgio Roveri, a peça mostra o valor dos sonhos e a importância de se acreditar neles, através de uma atmosfera de fantasia e aventura.
Também de 5 a 15/01, fica em cartaz a peça “Citações“, que ocorre no Teatro II, às 19h, com classificação indicativa de 14 anos. Estrelada por Bruna Chiaradia, a montagem é um solo apresentado como um ritual de despedida de uma atriz que decide dizer adeus ao seu ofício. Ela reencena momentos difíceis e prazerosos que viveu em sua profissão e relata fatos dos bastidores que o público geralmente não sabe.
No período de 19 a 29/01, fica em cartaz a peça “Pequena Coleção de Frases em Tempos de Fundos Pensamentos“, que ocorre no Teatro I, às 20h, com classificação indicativa de 16 anos. Com texto de Silvia Gomez e direção de Wilson de Oliveira, a montagem acompanha a trajetória de quatro amigos durante um período crucial: a morte de uma amiga em comum. A partir de uma série de encontros regulares, cada um tem a oportunidade de compartilhar com os demais as angústias, os medos e os sentimentos mais sinceros sobre o que estão vivenciando.
Ainda entre 19 e 29/01, fica em cartaz a peça “Death Lay – Na Vida tem Jeito pra Tudo“, que ocorre no Teatro II, às 19h, com classificação indicativa de 14 anos. A montagem é um solo da atriz Anna Campos, com direção e dramaturgia de Antonio Hildebrando, e traz a história real de mãe e filha, unidas e separadas pelo estado vegetativo de uma delas, e que nos sonhos e delírios voltam a se comunicar.
Árvore dos Sonhos
A ação denominada “Árvore dos Sonhos” ocorrerá no Pátio do CCBB nos dias 5, 6, 7, 8, 12, 13, 14 e 15/01, das 16h às 20h. Na atividade, relacionada ao espetáculo “O Sonho das Pérolas“, as crianças são convidadas a retratar em desenhos qual o maior tesouro que elas possuem e, em seguida, fixá-los em uma árvore cenográfica para que esse tesouro possa ‘brotar’ e se realizar. A atividade é gratuita e ocorre sempre antes e depois da peça.
CCBB EDUCATIVO
Em janeiro, o CCBB Educativo comemora o Dia de Reis com um cortejo da Folia de Santo Reis Paulo VI, seguido de apresentação no Pátio do CCBB. A atividade ocorre em 08/01, às 16h, sem necessidade de ingresso para participar.
Além dessa ação, o Educativo continua com sua programação inspirada na exposição “Marc Chagall: Sonho de Amor”, em cartaz até o dia 16/01. Já a partir de 17/01, as atividades do Educativo serão inspiradas no tema “Patrimônio”.
Em decorrência das férias escolares, a partir de 17/01, o “Ateliê Aberto” irá ocorrer também na quinta e na sexta, das 14h às 16h, enquanto “Hora do Conto” terá um horário extra às 16h, também na quinta e na sexta.
O restante das atividades segue de acordo com os horários tradicionais, e a programação completa do CCBB Educativo pode ser conferida em bb.com.br/cultura.