Home Eventos Casa Camelo celebra um ano de nova sede com exposição coletiva e programação gratuita de arte contemporânea

Casa Camelo celebra um ano de nova sede com exposição coletiva e programação gratuita de arte contemporânea

by Paloma Morais

Foto: Exposição de Esther Az no 3º Festival Camelo/foto: Estúdio Ventana

No dia 22 de maio, a Casa Camelo realiza a abertura da exposição coletiva Naquela Casa, marcando o primeiro ano de funcionamento da nova sede, localizada no bairro Sagrada Família, em Belo Horizonte. A mostra apresenta obras de 19 artistas visuais premiados nas quatro edições do Festival Casa Camelo de Arte Contemporânea. A programação inclui também oficinas, cursos, rodas de conversa, leitura de portfólios e o lançamento do catálogo do 4º Festival Casa Camelo.

Voltado à promoção da arte contemporânea em Belo Horizonte, o espaço cultural abre as portas ao público com atividades gratuitas entre os dias 20 de maio e 03 de junho. A programação inclui formação artística, incentivo à produção independente, troca de experiências e visibilidade para novos artistas. Todas as atividades são gratuitas. Informações estão disponíveis no perfil @casacamelo no Instagram.

Exposição coletiva reúne artistas de destaque na arte contemporânea

A mostra Naquela Casa reúne obras em diversos formatos, como pintura, instalação, vídeo, fotografia e desenho, com trabalhos de artistas como Alisson Damasceno, Dolores Orange, Fernanda Luz, Julia Bernardes, Laís Velloso, Marcus Deusdedit, Thiago Costa, entre outros. A exposição oferece ao público um panorama das produções exibidas nas quatro edições anteriores do Festival Casa Camelo, cuja primeira edição aconteceu em 2017.

Atividades formativas e culturais gratuitas em Belo Horizonte

A programação formativa inclui, no dia 20 de maio, uma montagem de exposição aberta ao público com Luiz Lemos e Eloá Mata, sócios da Casa Camelo. Nos dias 23 de maio e 03 de junho, a artista e curadora Camilla Rocha Campos conduz sessões de leitura de portfólios, com foco nos processos de criação artística e apresentação profissional. Já no dia 24 de maio, Efe Godoy ministra uma oficina criativa que propõe experiências sensoriais e narrativas a partir da ideia de quintais.

No dia 31 de maio, será lançado o catálogo do 4º Festival Casa Camelo de Arte Contemporânea, com textos assinados por Eduardo de Jesus, professor e pesquisador, e entrevistas com os artistas Alisson Damasceno, Dolores Orange, Fernanda Luz e a dupla Julia Bernardes e Laís Velloso. O catálogo amplia o registro documental do festival e contribui para a discussão sobre práticas artísticas no Brasil.

Histórico da Casa Camelo e expansão das atividades culturais

Criada em 2011 como um ateliê coletivo por estudantes da Escola de Belas Artes da UFMG, a Casa Camelo retomou as atividades em 2023 em nova sede, com mais de 250m². Desde então, promove exposições de arte contemporânea, cursos de formação em artes visuais, oficinas criativas, debates e eventos culturais diversos. O espaço funciona como centro independente de arte e cultura em Belo Horizonte, conectando artistas, curadores, professores e pesquisadores.

SERVIÇO
Abertura da exposição “Naquela Casa”
Data: 22 de maio, das 18h às 22h
Visitação: Às quartas, quintas e sextas-feiras, das 14h às 18h; e aos sábados, das 14h às 17h
Local: Casa Camelo – Rua Santo Agostinho, 365, Sagrada Família, Belo Horizonte (MG)
Mais informações: https://www.instagram.com/casacamelo/

Montagem aberta da mostra “Naquela Casa”, com Luiz Lemos e Eloá Mata
Data: 20 de maio
Oficina criativa com Efe Godoy
Data: 24 de maio
Leitura de portfólios com Camilla Rocha Campos
Data: 27 de maio e 03 de junho

Lançamento do catálogo do 4º Festival Casa Camelo de Arte Contemporânea, DJ Daniela Belo e cozinha Mandaknega
Data: 31 de maio

You may also like

Adblock Detected

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.