Oficinas formativas, gratuitas, acontecem na primeira semana de outubro
Amantes da sétima arte e profissionais do audiovisual têm até o dia 11 de setembro para se inscreverem nas oficinas formativas promovidas pelo 19º FESTCURTASBH. Os temas das oficinas são Fundamentos do Som Para a Imagem e Cinema documentário e novas mídias de apreensão dos acontecimentos.
Para participar, os interessados devem enviar carta de intenção, junto com minicurrículo, para cursos.cinehumbertomauro@gmail.com com o nome da oficina no assunto do e-mail. O resultado da seleção será divulgado no dia 20 de setembro.
A oficina Fundamentos do Som para Imagem será ministrada por Edwaldo Mayrinck Jr, engenheiro eletrônico e especialista em manutenção, instalação e operação de equipamentos de áudios cinematográficos pela National Film Board of Canada. A oficina é oferecida em parceria com o Centro Técnico Audiovisual (CTAV), com carga horária de 20 horas, sendo oferecidas 15 vagas. A proposta dessa oficina é iniciar os participantes nos fundamentos técnicos e tecnológicos envolvidos no processo de sonorização das produções audiovisuais, capacitando-os a buscar criteriosamente especializações para atuar nas diferentes etapas do processo produtivo.
Já a oficina teórico-prática Cinema documentário e Novas Mídias de Apreensão dos Acontecimentos será ministrada por Dácia Ibiapina, cineasta, professora e pesquisadora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília – UnB. A atividade tem carga horária de 12 horas, sendo oferecidas 15 vagas.
Esta oficina tem por objetivo discutir o estado do cinema documentário frente a avalanche de “registros” audiovisuais disponíveis na Internet. As novas mídias audiovisuais tornam mais acessíveis os meios para apreender acontecimentos em linguagem audiovisual. No limite, qualquer um, com a câmera de um celular, pode produzir imagens e sons audiovisuais. Para quê? Para quem? Com qual intenção? Como e com que velocidade se preserva ou se descarta os resultados dessas “filmações”? Como elas afetam os afazeres dos cineastas e em especial dos documentaristas? Na contemporaneidade, o que é mesmo “material de arquivo”?
Os interessados em participar dessa oficina, devem enviar um esboço, no máximo uma página, sobre qual material audiovisual disponível na Internet lhe interessa pesquisar e com que objetivo e intenção, junto com minicurrículo, para cursos.cinehumbertomauro@gmail.com com o nome da oficina no assunto do e-mail. O resultado da seleção será divulgado no dia 20 de setembro.
19ª FESTCURTASBH
No período entre 29 de setembro e 8 de outubro, Belo Horizonte será palco de um dos mais importantes festivais de curta-metragem do Brasil – o FESTCURTASBH. A 19ª edição acontecerá no Cine Humberto Mauro e na Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes e, além da exibição de 147 filmes, a mostra promoverá seminários, oficinas cursos, mostras temáticas e debates gratuitos. Neste ano, foram recebidas 2.319 inscrições, de 98 países.
A 19ª edição do FESTCURTASBH promove a difusão de uma vigorosa produção cinematográfica nacional e internacional do curta-metragem que lida de forma inquieta e inventiva com temas da atualidade e, ao mesmo tempo, resgata e revisita obras históricas pouco conhecidas do público. Luta política, memória, corpo, gênero e espaço urbano são algumas das questões abordadas nas mostras competitivas, paralelas e especiais.
19º FESTCURTASBH – OFICINAS
Fundamentos do Som para a Imagem
Ministrante: Edwaldo Mayrinck Jr
Data: 2 a 6 de outubro
Horário: 9h às 13h
Local: Sala de vídeo – Palácio das Artes
Carga horária: 20 horas
Participantes: 15 vagas
Cinema documentário e novas mídias de apreensão dos acontecimentos
Ministrante: Dácia Ibiapina
Data: 2 a 4 de outubro
Horário: 9h às 13h
Local: Cefart – Palácio das Artes
Carga horária: 12 horas
Participantes: 15 vagas
Inscrições até 11 de setembro: cursos.cinehumbertomauro@gmail.com
SERVIÇO
19º Festival Internacional de Curtas Metragens de Belo Horizonte –
FESTCURTASBH
29 de setembro a 8 de outubro de 2017.
Cine Humberto Mauro e Sala Juvenal Dias, Palácio das Artes.
Av. Afonso Pena, 1537 – Centro, Belo Horizonte .
Entrada gratuita – retirada de ingressos 30 minutos antes de cada sessão.