Home EventosGRATUITO – 7ª edição da “Candeia”: Mostra Internacional de Narração Artística

GRATUITO – 7ª edição da “Candeia”: Mostra Internacional de Narração Artística

by Paloma Morais

Foto: Renato Mangolin

De 11 a 15 de setembro (quarta a domingo), acontece a 7ª edição da Candeia: Mostra Internacional de Narração Artística. Serão cinco dias de programação totalmente gratuita, dedicada à narração artística, com contadores de histórias de Minas Gerais, São Paulo e do Rio de Janeiro, e de países como Peru e Burkina Faso. Durante a mostra, na Funarte MG, o público terá acesso a oficinas, apresentações artísticas, rodas de conversa e lançamentos de livro.  

Na abertura, a partir das 19h30, será lançada ELENA – Escola Livre de Estudos da Narração Artística, a primeira do Brasil, no gênero, cuja sede será em Belo Horizonte (MG), com a aula inaugural “Cultura e educação: a gente nunca esquece a voz narrada que nos tece”, com Fabiano Piúba, secretário de Formação, Livro e Leitura da SEFLI/MinC. Na ocasião, Piúba falará acerca do tema da narração artística (memória, tradição, oralidade, literatura, oralitura, educação, cultura) e a importância de termos uma escola com essa temática no Brasil. Em seguida,  “Sessão de contos” com Toumani Kouyaté (Burkina Faso), contador que venceu o prêmio Coruja de Ouro francófono (2003), o Prêmio Melhor contador de histórias em França (2004) e o Prêmio Anselme Chiasson (2008). Também estão previstas, nesta noite, apresentações dos narradores Cucha Del Aguila (Peru), Cristiano Gouveia (SP) e Camila Costa (RJ). 

Toda programação é realizada pelo Instituto Cultural AbraPalavra que, recentemente, passa a atuar como Pontão Nacional de Cultura na área de Livro, Leitura e Literatura, dentro da Política Nacional  Cultura Viva do Ministério da Cultura.

Veja a programação completa:

QUARTA-FEIRA– 11/09

19h30 – Abertura 

– Abertura e Lançamento da ELENA – Escola Livre de Estudos da Narração Artística, com aula inaugural Cultura e educação: a gente nunca esquece a voz narrada que nos tece”, com Fabiano Piúba, secretário de Formação, Livro e Leitura da SEFLI/MinC

– Sessão de Contos com Toumani Kouyaté (Burkina Faso), Cucha Del Aguila (Peru), Cristiano Gouveia (SP) e Camila Costa (RJ). 

QUINTA- FEIRA 12/09

15h30 – “Tradição e Oralidade: um diálogo pela literatura e pela educação”, com a presença dos contadores de histórias Toumani Kouyaté (Burkina Faso) e Cucha del Aguila (Peru) e mediação da diretora de Educação e Formação Artística da SEFLI/MinC, Mariangela Andrade.

17h – Roda de Conversa: Narração de História para as infâncias

Mediação: Juliana Daher (MG)

Convidados: Cris Gouveia e Camila Costa

18h30 – Lançamentos de livro 

Aline Cântia, Chicó do Céu, Madu Costa, Sandra Lane, Rodrigo Teixeira e Samuel Medina, Pierre André (MG), Leu e Nina Cruz (RJ), Cris Gouveia (SP) Camila Costa (RJ). 

20h  – Fala de abertura com representantes do Ministério da Cultura 

Apresentação Artística “El recuerdo de Luna” , com Cucha del Aguila (Peru) 

Com a intenção de construir e inspirar um caminho coletivo em defesa deste mundo único que temos, um dos caminhos é ouvindo histórias, reconhecendo e valorizando a biodiversidade da nossa terra e ativando a memória do que somos. A apresentação é  uma homenagem à Amazônia, aos seus verdadeiros donos.

Cucha Del Aguila nasceu e morou em diferentes cidades da Amazônia Peruana. Cresceu acompanhada das histórias que sua família e as pessoas ao seu redor contavam. É uma das promotoras da narração oral no Peru. Participou em diversos espaços e eventos de narração de histórias dentro e fora do seu país. Idealizou e codirigiu o Festival Internacional de Narração Oral “Déjame que te cuente”,  no Peru. Recebeu importante reconhecimento em seu país por suas contribuições à promoção da leitura (2017, por sua carreira e contribuição ao diálogo e ao desenvolvimento da leitura). povos indígenas (2012), por realizar ações significativas em benefício da Educação, da Cultura e da Comunidade (2002).

SEXTA – FEIRA 13/09

10h -Política Nacional Cultura Viva e suas intersecções com o Livro, Leitura e Literatura. 

Na Biblioteca Pública Infanto e Juvenil de Belo Horizonte

17h – Roda de Conversa – A tradição e a oralidade 

Convidado: Toumani Kouyaté (Burkina Faso)

Mediação: Carlos Barbosa (MG)

Carlos Barbosa tem trabalhado a partir das vivências dos contos orais tradicionais e contos literários com estrutura de contos orais. Acreditando sempre na certeza que o ser humano precisa dos contos tradicionais para viver… E partindo, sobretudo, da memória dos grandes tradicionalistas africanos da genuína arte de contar e ouvir histórias, integra o @coletivoatradiçãoviva-amadouhampateba. Contador de histórias, Pedagogo – Universidade UNICESUMAR, Pesquisador de Culturas Tradicionais, Educador.

18h30 – Palco Candeia

Palco para apresentação de narradores mineiros, comandado pelo mestre de cerimônia Pierre André, ator e contador de histórias presente em festivais, encontros, mostras e eventos no campo da arte e literatura, na cena brasileira e internacional. Convidados: Contadoras da BPIJBH (Biblioteca Pública Infantil e Juvenil) com Juliana Anselmo e Maria Tereza Andrade, convidam Tininho Silva, Rodrigo Teixeira e Samuel Medina, e Aguida Alves (MG)

20h – Apresentação Artística “Sessão de contos” com Camila Costa (RJ) 

A narradora Camila Costa – atriz, contadora de histórias, professora de teatro e gestora cultural – compartilha contos de tradição oral de diferentes culturas ao redor do mundo e cantos de encantaria. O repertório selecionado busca restaurar o encantamento da vida, estabelecendo um encontro verdadeiro com o público para o cultivo coletivo da vida em suas dimensões comunitária e encantada. A artista criou e coordena a “Chama das Histórias”, coletivo que reúne teia de vozes femininas com  apresentação de espetáculos, publicação literária, pesquisa e ações formativas.

SÁBADO – 14/09

9h às 12h – Oficinas 

“O Fio da Memória, com a narradora peruana Cucha Del Aguila” (PERU)

Utilizando exercícios que recorrem à memória e à voz, será proposta uma forma de abordar a antiga e emergente arte de contar histórias. Através de reflexões sobre o lugar e a relevância das histórias de memória pessoal (autobiografia) para alimentar o nosso próprio repertório composto por histórias da tradição oral e histórias literárias.

“Palavra e Corpo com o contador de histórias Toumani Kouyaté” (BURKINA FASO)

Os griots veem o corpo como principal ferramenta do ator e como sede da sua criação, o objetivo deste curso é trabalhar um questionamento e uma redescoberta do corpo como ferramenta sensível da fala e de toda comunicação. O participante sairá com técnicas simples e precisas que o ajudarão a desenvolver um corpo livre e mantido e como motor de linguagem e sensação. 

16h30 – Mostra Candeinha (PARA CRIANÇAS)

Brincadeiras e mestre de cerimônias: Bárbara Flor

A contadora guiará as crianças pelo caminho das histórias e da arte, costurando os encontros no palco da Candeinha com fio das brincadeiras. Convidados: Cris Gouveia (SP), Sandra Lane e Vilmar Oliveira (MG), Quintal da Guegué (MG) 

DOMINGO – 15/09

17h – Roda de Conversa – Formação de público para narração de histórias 

Convidados: Cucha del Aguila (PERU) e Madu Costa (MG)

Mediação: Fernando Chagas (MG)

19h – Apresentação “Paroles de futilités, utiles.” com o narrador Toumani Kouyaté (BURKINA FASO)

A apresentação partilha contos que revelam os segredos da vida e do mundo. São contos do nada, que falam de tudo a todos sem qualquer distinção. Esses contos são lições de vida que atravessaram os tempos para trazer uma mensagem universal escondida atrás de palavras e imagens. Ensinamentos ricos e profundos que mergulham o ouvinte na exploração de si mesmo e do mundo. 

Toumani Kouyaté é Djély-Griot (Contador de Histórias com o Bastão de Mestre das Palavras na África Ocidental. Ganhou o  prêmio Coruja de Ouro francófono em 2003, prémio de melhor contador de histórias em França em 2004, prémio Anselme Chiasson em 2008. Acredita que: “Ser contador de histórias é um dos trabalhos mais difíceis, embora em muitos outros trabalhos você possa reparar ou fazer desaparecer o seu absurdo. Mas você nunca poderá desfazer as consequências das palavras que saíram da sua boca.”

You may also like

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies

Adblock Detected

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.