Home Dica do PulaParque do Palácio inicia nova fase com revitalização, exposições e novos espaços abertos ao público

Parque do Palácio inicia nova fase com revitalização, exposições e novos espaços abertos ao público

by Paloma Morais

Foto: Lutterbach Fotografia

O mês de dezembro marca o início de uma nova etapa para o Parque do Palácio, em Belo Horizonte. O espaço passa por um processo de revitalização, amplia sua programação cultural e inaugura novas áreas voltadas ao uso cotidiano da população. A proposta reforça o Parque do Palácio como equipamento cultural, histórico e ambiental da capital mineira.

A nova fase será apresentada oficialmente no dia 17 de dezembro, com a abertura de uma exposição fixa no primeiro andar do palácio. A mostra é dedicada à história do edifício e foi desenvolvida pelo arquiteto e cenógrafo Alexandre Rousset, em parceria com o Departamento de História da PUC Minas. O conteúdo é voltado a turistas e visitantes interessados em conhecer a trajetória do antigo Palácio das Mangabeiras e sua relação com a história urbana de Belo Horizonte.

A programação de exposições passa a se concentrar no segundo andar do palácio. A primeira mostra prevista para o espaço é o ateliê aberto da artista Lu Simão, que propõe a apresentação de seu processo criativo em diálogo direto com o público visitante do parque.

Na área externa, o Parque do Palácio inaugura dois novos equipamentos. O primeiro é um parquinho infantil projetado pela designer Cynthia Silva, voltado ao uso de crianças e famílias. O segundo é a Pump Track, pista exclusiva para bicicletas com curvas e lombadas que permitem deslocamento sem a necessidade de pedalar. O uso é indicado para pessoas a partir de 4 anos, com capacete obrigatório, calçados fechados e respeito às normas de segurança. O projeto é desenvolvido em parceria com Geraldo Coelho, coordenador de trial da Confederação Brasileira de Motociclismo, Aderson Barroso e a equipe técnica da VéloLapin PumpTracker.

Outro destaque da revitalização é a requalificação da instalação Cuboesia, criada em 2019 por Bel Diniz Arquitetura e João Diniz Arquitetura. A obra integra arquitetura, design, escultura, paisagismo, som e poesia, permitindo a interação do público com textos vazados na estrutura do pavilhão. A instalação conta com trilha sonora desenvolvida pelos próprios arquitetos e teve sua revitalização realizada com apoio da Accero.

De acordo com a gestão do espaço, a proposta desta nova fase é ampliar o uso do parque ao longo do dia, com atividades voltadas a diferentes faixas etárias e perfis de público, fortalecendo o caráter de parque urbano e cultural.

SERVIÇO:
Parque do Palácio — Rua Djalma Guimarães, 161, Portaria 2
Horário de funcionamento do Parque:Quarta a sexta, das 10h às 18h
Sábado e domingo, das 9h às 18h
Ingressos: R$10 (inteira) e R$5 (meia). Entrada gratuita às quartas, quintas e sextas-feiras mediante retirada pelo Sympla

You may also like

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies

Adblock Detected

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.