Home Dica do PulaCinema e Música estão na Abertura do 19º FESTCURTASBH

Cinema e Música estão na Abertura do 19º FESTCURTASBH

by Paloma Morais

A noite de sexta-feira, 29 de setembro, será dedicada ao cinema e a música na capital mineira, com a realização da abertura oficial da 19ª edição do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte – FESTCURTASBH. A partir das 20 horas, acontece a solenidade de abertura no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes. Em seguida, às 20h30, serão exibidos os curtas Elle et la Poule, de Kika Nicolela, (5’, França, Brasil e Canadá), ExPerimetral, de Daniel Oliveira Santos, (10’, Rio de Janeiro), Now, de Santiago Alvarez, (6’, Cuba, 1965), Contestação, de João Silvério (Trevisan, 14’, 1969, Brasil).  

A programação segue no jardim interno do Palácio das Artes, a partir das 21h05, com performances de DJs e projeções. E, às 22h30, a Orquesta Atípica de Lhamas promete colocar o público para dançar com o animado repertório que faz uma fusão de sonoridades e referências, do charango aos teclados, das alfaias à guitarra com o acento portunhol. O grupo é composto por Peu Cardoso (teclados), Rodrigo Magalhães (baixo), Carlos Jáuregui e Gustavo Dialva (voz, guitarra e percussão), Chaya Vazquez, Claudia Manzo e Laura Lopes (voz e percussão), Ygor Rajão e Marcelo Pereira (sopros), e Alcione Oliveira, Fernando “Feijão”, Lucas Buzatti, Nara Torres, Pedro Thiago, Poliana Tuchia e Tamás Bodolay (percussão).

Haverá ainda venda de bebidas e comidas em barraquinhas da Tia Nega e Las Chicas Vegan. Os ingressos gratuitos para a exibição dos filmes e as performances musicais serão distribuídos a partir das 19 horas na bilheteria do Cine Humberto Mauro.

SOBRE OS FILMES

“Elle et la Poule” (Ela e a Galinha), de Kika Nicolela, (5’, França, Brasil e Canadá) – Ela tem uma história a contar, e a galinha Bete é sua testemunha. Usando humor negro, um monólogo afiado e o deslocamento de estereótipos femininos, Ela e a Galinha mergulha em questões difíceis, tais como abuso sexual e violência contra a mulher. Esse filme faz parte do projeto transdisciplinar DOLLHOUSE, uma colaboração entre as companhias canadenses Manonfaitdeladanse, Bye Bye Princesse e a realizadora brasileira Kika Nicolela.

“ExPerimetral”, de Daniel Oliveira Santos, (10’, Rio de Janeiro) – Com o melhor emprego do mundo, o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, defende o seu projeto de gestão, apresentando os grandes desafios e os transformando em grandes oportunidades para o futuro da civilização. Impulsionado pelos grandes eventos esportivos e pelo capital privado, a cidade alavancou um conturbado processo de gentrificação, deixando rastros de dúvidas e desgostos à uma parcela da população.

“Now”, de Santiago Alvarez, (6’, Cuba, 1965) – Documentário sobre racismo nos Estados Unidos da América. O filme utiliza a música Now, cantada por Lena Horne, e é considerado o primeiro vídeo clipe cinematográfico.

 “Contestação”, de João Silvério (Trevisan, 14’, 1969, Brasil) – Realizado clandestinamente durante a ditadura militar brasileira, Contestação se insere no conceito de cinema de guerrilha. Em torno da revelação de uma frase supostamente de Mao Tsé-Tung, as imagens vão captando momentos de resistência e luta de populares, estudantes e negros, em várias partes do mundo, contra os poderes constituídos opressivos.  Antes de tudo, seu propósito é de filme-incitação. 

 

19o FESTCURTASBH
No período entre 29 de setembro e 8 de outubro, Belo Horizonte será palco de um dos mais importantes festivais de curta-metragem do Brasil – o FESTCURTASBH. A 19ª edição do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, realização do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, acontecerá no Cine Humberto Mauro e na Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes e, além da exibição de 147 filmes, a mostra promoverá seminários, oficinas cursos, mostras temáticas e debates gratuitos. Neste ano, foram recebidas 2.319 inscrições, de 98 países.

A 19ª edição do FESTCURTASBH promove a difusão de uma vigorosa produção cinematográfica nacional e internacional do curta-metragem que lida de forma inquieta e inventiva com temas da atualidade e, ao mesmo tempo, resgata e revisita obras históricas pouco conhecidas do público. Luta política, memória, corpo, gênero e espaço urbano são algumas das questões abordadas nas mostras competitivas, paralelas e especiais.

 

SERVIÇO
19º Festival Internacional de Curtas Metragens de Belo Horizonte –

FESTCURTASBH
29 de setembro a 8 de outubro de 2017.

Cine Humberto Mauro e Sala Juvenal Dias, Palácio das Artes.
Av. Afonso Pena, 1537 – Centro, Belo Horizonte.
Entrada gratuita – retirada de ingressos 30 minutos antes de cada sessão.
Informações para o público: (31) 3236-7333

You may also like

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies

Adblock Detected

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.