Dentre os dias 07 e 30 de maio de 2019, às 19 horas, uma seleção de filmes de diversos gêneros da história do cinema serão exibidos com entrada franca no CineCentro. Na programação do CineClássico serão apresentadas películas consagradas pelo público e crítica. Serão exibidos os seguintes gêneros cinematográficos: musical, drama, comédia, crime, suspense/guerra, biografia/histórico, aventura e faroeste. Veja:
07.05 – Musical – A viúva alegre – (EUA, Livre, 1934, 98′).
O pequeno reino de Marshovia está com um problema, a milionária Sonia (Jeanette MacDonald), que faz do pagamento de seus impostos a principal fonte de renda do lugar, vai morar em Paris. O Conde Danilo (Maurice Chevalier) tem a missão de impedir o casamento dela com um estrangeiro, evitando assim sua mudança definitiva, mas não será tão fácil como imaginava.
09.05 – Drama – Soberba – (EUA, 12 anos, 1942, 88′).
Baseado no mundo da alta burguesia do final do século 19, a trama conta a história de um herdeiro jovem e mimado da fortuna decadente de Amberson (Tim Holt), que aparece entre sua mãe viúva (Dolores Costelo) e o homem que ela sempre amou (Joseph Cotten). O filme é dirigido por Orson Welles, um dos cineastas mais importantes do cinema.
14.05 – Comédia – Meu amigo Harvey – (EUA, 12 anos, 1950, 100′).
Elwood (James Stewart) vive na companhia de Harvey, um coelho gigante que só ele pode ver. Para sua irmã, essa obsessão tem sido um problema, então ela decide interná-lo num hospital e coisas hilariantes acontecem. Cabe a Elwood consertar a confusão com sua generosa filosofia e seu amigo imaginário.
16.05 – Crime – Os incompreendidos – (França, 12 anos, 1959, 99′).
O primeiro longa de François Truffaut narra a história do jovem parisiense Antoine Doinel (Jean-Pierre Léaud), um aluno disperso e rebelde que prefere ficar perambulando pelas ruas de Paris a ir para a escola, reflexo da relação conturbada que tem com sua mãe Gilberte Doinel (Claire Maurier) e com seu pai não-biológico Julien (Albert Rémy). Após sucessivos problemas na escola e em seu lar, o adolescente resolve fugir de casa e complica sua vida quando realiza pequenos furtos pela cidade.
21.05 – Suspense/Guerra – Roma, cidade aberta – (Itália, 16 anos, 1945, 103′).
Em Roma, durante a Segunda Guerra Mundial, Giorgio Manfredi (Marcello Pagliero) é um dos líderes da resistência que está sendo perigosamente perseguido pelos nazistas. O filme de Roberto Rossellini documenta a ocupação nazista de Roma e a bravura da resistência italiana. É reconhecido mundialmente por ser o precursor do neo-realismo italiano e foi agraciado com o Grande Prêmio do Festival de Cannes, em 1946.
23.05 – Biografia/Histórico – Macbeth – (EUA, 14 anos, 1971, 140′).
Adaptação do clássico de William Shakespeare ao cinema, Macbeth, de Roman Polanski, narra a história de um senhor escocês (Jon Finch) que, após uma profecia, mata o rei para assumir o trono. Em seu reinado de sangue ele jamais alcança a paz e sua esposa Lady Macbeth (Francesca Annis), tomada pela culpa, começa a enlouquecer ao mesmo tempo em que os inimigos conspiram para retomar o poder.
28.05 – Aventura – Deus e o diabo na terra do sol – (Brasil, 12 anos, 1964, 120′).
Manuel (Geraldo Del Rey) é um vaqueiro que se revolta contra a exploração imposta pelo seu patrão e acaba matando-o em uma briga. Ele passa a ser perseguido por jagunços e foge com sua esposa Rosa (Yoná Magalhães), juntando-se aos seguidores do beato Sebastião (Lidio Silva), que promete o fim de qualquer sofrimento. Enquanto isso, Antônio das Mortes (Maurício do Valle), um matador de aluguel que presta serviço à Igreja Católica e aos latifundiários da região, extermina os seguidores do beato.
30.05 – Faroeste – O homem que matou o facínora – (EUA, 12 anos, 1962, 123′).
O senador Ransom Stoddard (James Stewart) volta à cidade onde passou a juventude para o enterro do amigo Tom Doniphon (John Wayne). Lá revive os anos de sua iniciação política e conta a verdadeira história sobre como o terrível bandido Liberty Valance (Lee Marvin) foi morto.
Projeto CineCentro | CineClássico
Terças e quintas-feiras: 19h | Auditório | Entrada Franca
Centro Cultural UFMG
Av. Santos Dumont, 174 – Centro.