A partir do dia 1º de agosto, os professores e instituições de ensino interessadas em participar do projeto Escola vai ao Cinema do Cine 104, podem se inscrever para etapa 2017 da iniciativa. Para agendar uma sessão basta enviar um e-mail para [email protected].
A programação deste ano terá o longa metragem Era o Hotel Cambridge, dirigido por Eliane Caffé e o Programa de Curtas Metragem com três obras: Estado Itinerante (Ana Carolina Soares), Na Missão com Kadu (Aiano Benfica, Kadu Freitas & Pedro Maia de Brito) e Quinze (Maurilio Martins), todos produzidos em Belo Horizonte, premiados, tendo grande importância na cinematografia nacional.
As sessões desta edição terão como público-alvo, estudantes do programa EJA – Ensino Jovens e Adultos, da rede pública, a fim de oportunizar uma programação mais plural e inclusiva. A escola poderá escolher um filme das opções apresentadas – Programa de Curtas Metragem ou o longa-metragem, agendar a data e horário da sessão – às segundas-feiras, turno tarde ou noite.
As atividades acontecem no Cine 104, que tem capacidade para 90 pessoas. A sessão é gratuita para escolas públicas, devendo a escola ser responsável apenas pelo transporte dos alunos. As escolas particulares que tiverem interesse, também podem participar do programa, basta entrar em contato pelo e-mail [email protected] para saber as condições e valores.
As escolas da rede pública que tiverem interesse em levar turmas de alunos para assistir à sessão comentada, deverá se cadastrar pelo e-mail [email protected] e já devem indicar a data pretendida e horário.
Além da exibição de filmes, o projeto A Escola Vai ao Cinema, propõe que esta experiência com o cinema seja mais profunda e rica, onde a partir de um bate papo, o público possa refletir e debater sobre a obra exibida. Para isso, todas as sessões contam com a presença de especialistas convidados que, após a sessão do filme, debatem com os estudantes desde a linguagem cinematográfica a questões sociais e políticas trazidas em cada filme. A convidada dessa edição é Maria Elisa Macedo.
Sobre o programa
Com o objetivo de propiciar o contato de estudantes com importantes filmes da cinematografia brasileira recente, o CentoeQuatro promove o programa educativo Escola Vai ao Cinema. A proposta é ampliar e formar público de curtas metragem.
Maria Elisa Macedo
Desenvolve projetos cinema, arte e educação, é uma das curadoras do “A Escola vai ao cinema”, projeto que integra desde 2013. Cursou Mestrado em Cine y Teatro latinoamericano na Universidad de Buenos Aires e é graduada em Jornalismo no UNI-BH. Entre seus trabalhos autorais estão o curtas metragens, a exposição fotográfica “Mira, um olhar sobre Cuba”, além de ser idealizadora do projeto de filme-carta “Cartas Visuais”.