Foto: Umberto Nigi no Ateliê por Raquel Guerra
No dia 21 de setembro, quarta-feira, estreia “Cor e forma: a poesia do equilíbrio”, no Centro Cultural Banco do Brasil. Com mais de 100 obras inéditas na capital mineira, a exposição reúne uma antologia do italiano Umberto Nigi, com esculturas sobre madeira, quadros de sua fase figurativa, nos anos 80, até passagens pelas décadas de 1990, 2000 e 2020, em que o artista plástico transita para a pintura abstrata e passa a mesclar, nas telas, materiais reciclados como areia, juta, papel, rede metálica, gesso e outros.
A exposição fica em cartaz até o dia 14 de novembro, de quarta a segunda, das 10h às 22h, e a entrada é gratuita. Os ingressos podem ser retirados pelo site bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB BH (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários). Durante o período da exposição, no dia 28.09, quarta-feira, amantes de Piazzolla e Vivaldi, podem assistir ainda ao show gratuito com o jovem acordeonista italiano Pietro Roffi e o quarteto de cordas Família Barros, a partir das 20h, no Teatro 1.
São ao todo 17 quadros figurativos históricos, 20 esculturas sobre madeira, e ainda, 29 telas sobre papel fabriano. “Obras únicas, feitas neste papel especial encontrado somente na Itália, que mesclam pintura e reciclados diversos. Já as esculturas sobre madeira têm uma particularidade. Algumas delas não são pintadas totalmente. Deixo a madeira em sua origem: parte que gosto muito, prefiro não cobrir com as minhas cores”, contextualiza Umberto Nigi.
SERVIÇO:
Umberto Nigi estreia exposição “Cor e forma: a poesia do equilíbrio” no CCBB BH
21 de setembro a 14 de novembro – quarta a segunda, das 10h às 22h
28.09, quarta-feira (única apresentação), às 20h – Show com Pietro Roffi e quarteto de cordas Família Barros
CCBB BH (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários)
Classificação indicativa: livre | entrada gratuita
Retirada de ingresso pelo site www.bb.com.br/cultura ou na bilheteria do espaço