Home CarnavalCarlinhos Brown é homenageado pelo Baianas Ozadas

Carlinhos Brown é homenageado pelo Baianas Ozadas

by Paloma Morais

Tema do desfile em 2018 será “Pinte no CarnaBrown”

Um dos expoentes do Carnaval de Belo Horizonte, o Baianas Ozadas transforma a capital mineira em um pedaço de Salvador, sempre prestando tributo a música baiana. Em 2018 não será diferente. Com o tema “Pinte no CarnaBrown”, o bloco desfila na segunda de folia homenageando o músico Carlinhos Brown, que completa 40 anos de carreira.

Brown é um artista multifacetado: é cantor, percussionista, compositor, arranjador, produtor e artista plástico. Possui uma longa lista de sucessos gravados por ele e por outros intérpretes como Marisa Monte, Sergio Mendes, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Milton Nascimento e Shakira.

Além do inegável legado enquanto artista, ele também é engajado com causas socioambientais. Carlinhos Brown fundou em 1994 a Pracatum, uma organização sem fins lucrativos que realiza programas educacionais, culturais e de desenvolvimento comunitário no Candeal Pequeno de Brotas, em Salvador, Bahia. O artista aponta para a necessidade de profissionalização da comunidade e resgate da herança cultural do Candeal.

Os organizadores do bloco Baianas Ozadas, Polly Paixão e Geo Cardoso, se reuniram com Brown em novembro para apresentar a proposta de homenagem, que recebeu o consentimento do artista. “Admiro muito o trabalho do Carlinhos, que é um grande ícone do carnaval e da Bahia. Ele é responsável por inúmeras criações e estéticas percussivas. O Baianas Ozadas, desde o princípio, é um difusor dessas criações. Quando estivemos em Salvador, pudemos conhecer também grande parte dos projetos da ONG Pracatum, criada por ele há mais de 25 anos e que fez uma grande transformação social no Candeal a partir da música”, conta Geo.

Homenagem com sotaque mineiro

Mineiro de Janaúba, o artista plástico Menote Cordeiro assina a identidade visual da homenagem a Carlinhos Brown. Seus trabalhos são conhecidos pela profusão de cores, jogos com texturas e referências à vida no Norte de Minas e ao Rio São Francisco. Menote presenteou Brown em novembro pelos seus 55 anos com o trabalho que será a base da identidade do bloco, emocionando o baiano.

Baianas Ozadas

O Baianas Ozadas foi criado em 2012 pelo baiano radicado em BH, Geo Cardoso, que convidou um grupo de amigos para sair como uma ala no carnaval da capital. Desde o primeiro ano, todos – homens e mulheres – se vestem com saias, turbantes e colares de baianas em reverência às tradicionais baianas, de forma bem-humorada e compondo um visual peculiar.

No ano seguinte, a ala deu origem ao bloco. E desde então, ele cresceu vertiginosamente ano a ano, se tornando o maior do carnaval de Belo Horizonte. Em 2017, o público ultrapassou o número de 500 mil pessoas. Para 2018, o Baianas Ozadas prepara um repertório com clássicos eternos do Carnaval, ritmos baianos e sucessos de Carlinhos Brown, que vão empolgar os foliões que tomam as ruas da capital mineira.

E para quem já estiver em clima de Carnaval, o Baianas Ozadas organizará aos sábados, a partir de janeiro, ensaios com artistas convidados. A organização do bloco negocia para que Carlinhos Brown seja uma dessas presenças.

You may also like

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies

Adblock Detected

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.