Foto: Divulgação
Neste sábado, dia 18 de fevereiro, o Bloco Seu Vizinho ganha as ruas de Belo Horizonte, mais um vez, com um cortejo que reforça a democratização do carnaval. Cantando o tema “Império Serrão – Tudo Que Nóis Tem é Nóis”, moradores do Aglomerado da Serra vão ecoar suas vozes entoando toda a ancestralidade, arte, diversidade, potência, força e swing.
A concentração do bloco começa às 11h, com saída prevista para o meio-dia, na Av. Mem de Sá, 2041, próximo ao “Canão”. Com previsão de 5 horas de duração, o desfile vai até a rua Maria Carmem Valadares, no bairro Santa Efigênia, em um roteiro cheio de surpresas e momentos emocionantes, desenvolvido em parceria com o projeto Vizinhança Ativa, da associação Oficina de Imagens – Comunicação e Educação.
O desfile do Seu Vizinho vai começar com uma bênção do Grupo Vizinhas das Cantigas, composto por 14 senhoras matriarcas do Aglomerado da Serra, que cantarão três músicas autorais, compostas durante oficinas do projeto Vizinhança Ativa. Em seguida, a banda do Bloco Seu Vizinho assume o trio-elétrico principal, com o apoio de uma bateria formada por 70 integrantes, alunos das oficinas de percussão do projeto. Entre os regentes, estão dois jovens da comunidade – Daniel Tubarão, 16 anos e Amandinha, 18 anos -, que começaram no bloco ainda crianças, com 8 e 10 anos. A festa contará ainda com atrações convidadas do teatro, da dança e da música, que prometem trazer ainda mais brilho para o carnaval.
Destaque também para os figurinos dos integrantes do bloco, totalmente confeccionados nas oficinas de artesanato do projeto Vizinhança Ativa. Os adereços e acessórios seguem o tema do desfile e estão sendo construídos nas cores preto, prata, dourado e cobre. Já as Vizinhas das Cantigas ganharão coroas feitas de fuxico, especialmente para elas. “Com mais de 300 profissionais, o Bloco Seu Vizinho já é sucesso mesmo antes de sair na avenida. Sucesso pelo envolvimento da comunidade, que estreita laços entre os vizinhos e se empenha pelo bem comum. Sucesso pelo resgate de autoestima e potencialidades de uma região marginalizada, por meio da arte e do carnaval. Sucesso que será coroado com a festa para a cidade toda”, prevê o diretor do projeto Vizinhança Ativa, Bernardo Brant.
Sobre o Bloco Seu Vizinho
O Seu Vizinho surgiu em novembro de 2014 como um bloco de carnaval na Vila Marçola, no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte/MG, uma das maiores favelas do Brasil. A proposta, desde o princípio, era fazer um carnaval acessível, coletivo, diverso e de resistência, que contribuísse para o fortalecimento das pessoas do território, em sua maioria negras, para a valorização da cultura e das potências da favela, e para a união da cidade.
Com o tempo, o bloco ampliou as ações no campo da arte, da cultura, da educação e do apoio socioassistencial às famílias da comunidade, e ainda buscou o crescimento do trabalho em rede com artistas, coletivos e outras organizações locais. Para fortalecer ainda mais a atividade, o que era um coletivo da comunidade, se tornou uma Associação, estruturada com apoio do projeto Bora Lá Comunicar, da Oficina de Imagens, em parceria com a UNESCO. O projeto ofereceu uma série de consultorias e capacitações de gestão, comunicação, captação de recursos, entre outras, para ajudar o Seu Vizinho a ampliar sua atuação e impacto no Aglomerado da Serra.
Hoje, a Associação Sociocultural Seu Vizinho é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) formalizada, sem fins lucrativos, que atua com Arte e Cultura como Formação Humana. A instituição mantém uma sede com uma Biblioteca Comunitária, acesso à internet wi-fi, um estúdio musical para ensaios e espaços para atividades culturais. Ela também realiza oficinas artístico-culturais, o carnaval, eventos, formações profissionalizantes, entre outras ações para a comunidade. Além disso, possui uma Área de Apoio Socioassistencial para suporte na garantia de direitos das famílias. O público-alvo das ações inclui principalmente moradores do Aglomerado da Serra, mas também crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade de outras partes da cidade.
O lema do Seu Vizinho é “Todo Mundo Junto e Aglomerado!”.
Atrações do Cortejo Bloco Seu Vizinho
Teatro:
Morro Encena
Dança:
Grupo Balé Brasil
Dupla Jhenifer e Jonathan
Grupo Identidade
Amerikana
Música:
Celina e Cris
Mc Sam Pedra e Mc Nelim
Vini Joe
Makota Cássia Kidoialê do Quilombo Manzo e Larissa
Mc Alessandro
Lelê Cirino – Bloco Angola Janga
SERVIÇO
Bloco Seu Vizinho
Cortejo 2023 – “Império Serrão – Tudo Que Nóis Tem é Nóis”
18 de fevereiro, concentração a partir das 11h
Ponto de partida: Av. Mem de Sá, 2041, próximo ao “Canão”
Mais informações pelo instagram: @oimagens | @seuvizinho_
Realização: Oficina de Imagens