Home CarnavalBloco Seu Vizinho celebra cultura afromineira em cortejo com Sérgio Pererê, Rainha Belinha e MC Morena

Bloco Seu Vizinho celebra cultura afromineira em cortejo com Sérgio Pererê, Rainha Belinha e MC Morena

by Paloma Morais

Foto: Acervo PulaBH

O Bloco Seu Vizinho realiza, no sábado de Carnaval, 14 de fevereiro, o cortejo “Batuke de Minas: Coroando nossas afromineiridades“. Formado no Aglomerado da Serra, o bloco propõe a valorização da cultura afromineira por meio da música, da arte e da ocupação do espaço público, com participações de Sérgio Pererê, Rainha Belinha e MC Morena. A concentração acontece às 11h, com saída prevista para 12h, na Avenida Mem de Sá, na altura do número 1.999, na região conhecida como Canão.

O desfile segue pela Avenida Mem de Sá até o número 1.386, no bairro Santa Efigênia, com duração aproximada de seis horas e apresenta o tema “Batuke de Minas” que parte da proposta de evidenciar as afromineiridades como conjunto de expressões culturais, territoriais e musicais ligadas às heranças bantu, à cultura negra e à experiência das favelas de Minas Gerais. A ideia é ampliar a visibilidade de manifestações afro-mineiras no Carnaval, destacando ritmos, instrumentos, saberes tradicionais e produções contemporâneas da periferia.

Para o desenvolvimento do conceito, o bloco convidou o músico e pesquisador Sérgio Pererê como consultor artístico. O trabalho incluiu referências ao Reinado Mineiro, às Guardas de Moçambique e à história cultural afrodescendente em Minas Gerais, influenciando o repertório, a estética e a organização do desfile. O repertório do cortejo inclui releituras e referências de artistas afromineiros como Milton Nascimento, Maurício Tizumba, Marku Ribas e Clara Nunes, além de composições do próprio Pererê, que participa do desfile.

No campo rítmico, o Bloco Seu Vizinho desenvolve uma adaptação do ritmo Serra Abaixo, ligado às Guardas de Moçambique, respeitando sua tradição e adequando-o ao formato do bloco de rua. A participação de Rainha Belinha, Rainha Conga de Minas Gerais e liderança da Guarda de Moçambique e Congo Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário, integra essa proposta de diálogo com as culturas tradicionais.

O desfile também estabelece conexões com expressões musicais urbanas e periféricas, como funk, pagode, rap, pagodão baiano e samba. Nesse contexto, a participação de MC Morena reforça o encontro entre ancestralidade e juventude negra periférica, ampliando o entendimento das afromineiridades no Carnaval de Belo Horizonte.

O cortejo reúne ações desenvolvidas ao longo do ano pela associação, como a bateria formada por participantes das oficinas de percussão e o grupo Vizinhas das C’Antigas, composto por mulheres idosas que participam de atividades culturais contínuas. Em 2026, a bateria conta com cerca de 90 integrantes, moradores do Aglomerado da Serra e de outras regiões da cidade, envolvendo diferentes gerações em um processo coletivo de formação musical.

A abertura do desfile fica a cargo das Vizinhas das C’Antigas, com uma performance que remete a rituais de benção e à tradição do Boi Minas Gerais. O cortejo ainda conta com banda base no trio elétrico, regentes formados no próprio bloco e uma equipe técnica composta por aproximadamente 100 profissionais.

SERVIÇO:
Bloco Seu Vizinho – Cortejo 2026 “Batuke de Minas: Coroando nossas afromineiridades”
Data: sábado, 14 de fevereiro
Concentração: 11h
Saída: 12h
Local de saída: Avenida Mem de Sá, 1.999, região do Canão, Vila Fazendinha
Dispersão: Avenida Mem de Sá, 1.386, bairro Santa Efigênia

You may also like

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies

Adblock Detected

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.