199
Foto: Maíra Lobato
Projeto tem a meta de arrecadar recursos para, entre outras despesas, alugar carro de som profissional
O Bloco da Esquina lançou no último dia 27 de janeiro o projeto de financiamento coletivo. A meta inicial é arrecadar R$ 4 mil reais para a locação de um carro profissional de som, além de equipamentos para o desfile. Se atingir a segunda meta, será possível também adquirir instrumentos para o bloco. Já com a terceira meta alcançada, o bloco poderá promover uma grande festa depois do Carnaval.
Quem deseja participar do projeto coletivo é só acessar o site www.benfeitoria.com/blocodaesquina e escolher entre as formas de recompensa. Entre as opções, que variam de acordo com o valor, há agradecimento especial no dia do desfile, caneca e camiseta do bloco, CDs autografados de músicos do Clube da Esquina, até shows com os integrantes da banda do bloco. Os participantes tem até 3 de março para acessarem o site e aderir a campanha.
O Bloco
O Bloco da Esquina surgiu em 2013 durante uma brincadeira entre os músicos Renato Muringa e Mário Jaymowich, mais conhecido como Farinha A dupla começou a tocar canções do Clube da Esquina, movimento cultural da década de 70, em ritmo de pagode. O Carnaval de BH começava a ganhar fôlego, sobretudo, no tradicional bairro de Santa Tereza. Em 2013, não tiveram dúvidas e fizeram com que as canções do Clube da Esquina caíssem no samba.
De acordo com Renato Muringa, compositor e multi-instrumentista, a escolha do repertório foi feita com muito cuidado. “Escolhemos músicas cujas estruturas não seriam tão modificadas em ritmo de carnaval”, diz. O resultado já pôde ser conferido no primeiro desfile do Bloco da Esquina. Canções emblemáticas como Maria, Maria; Um girassol da cor de seu cabelo; Nos bailes da vida e o Trem Azul caíram no samba. Logo na estreia no Carnaval de BH, o público pôde conferir também o hino do bloco, de autoria de Muringa e Mário Farinha.
Atualmente, a banda do Bloco é formada por Renato Muringa (vocais, cavaco e bandolim), Marcela Nunes (vocais e flauta), Eugênio Aramuni (guitarra), Juliano Nunes (baixo), Daniel Guedes (percussão), Will Motto (teclado), Beto Lopes (baixo, violão, vocais), Totove Ladeira (percussão), Bruno Lima (percussão), Rodrigo Carioca (percussão), Bárbara Barcellos (vocal).
INFORMAÇÕES
Benfeitoria – www.benfeitoria.com/blocodaesquina
Facebook – www.facebook.com/blocodaesquina