Home CarnavalO Carnaval de Rua é uma Manifestação Cultural Popular e ele precisa de você

O Carnaval de Rua é uma Manifestação Cultural Popular e ele precisa de você

by Paloma Morais

O carnaval é uma manifestação cultural popular e em Belo Horizonte grande parte dos blocos não produzem lucro com os ensaios e desfiles.

Você é uma daquelas pessoas que esperam ansiosamente pelo carnaval? Sabe de cor os hinos dos blocos, vai na Guaicurus, Liberdade, Viaduto e Estação? Sim? O carnaval precisa de você.

Em Janeiro de 2016 o Bloco Filhos de Olorum – junto com outros blocos – organizou uma Manifestação Cultural de pré-carnaval no tradicional bairro Santa Tereza em Belo Horizonte.

Segundo Nayara Garófalo, uma das idealizadoras do Bloco Afro Angola Janga, os organizadores dos blocos estabeleceram diálogo com a Belotur e autarquias da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte para que tudo ocorresse de forma legal. Mas o Bloco Filhos de Olorum foi notificado com três multas administrativas que totalizaram quase R$ 9.000,00, alegando que a manifestação foi um evento e que deveria ter arcado com os custos, embora não tenha gerado lucro e tenha sido autorizado pela Belotur e BHtrans previamente.

A classe artística de BH vem lutando para esclarecer a diferença entre Manifestação Artístico-Cultural X Evento:
o artigo 5º, inciso XVI da Constituição Federal, que assegura o livre direito de manifestação, em conformidade com o artigo 215 da mesma lei, garantidora do status constitucional atribuído ao acesso à cultura.

Em Belo Horizonte, além da Constituição Federal, o Decreto Municipal nº 14.589/2011 e a Portaria da BELOTUR nº 054/2015 regulamentam o assunto, enquadrando os blocos de rua como manifestações culturais espontâneas.
Sendo assim, para ir às ruas, basta os blocos efetuarem um cadastro prévio e informar os órgãos responsáveis os dias, locais e horários de suas manifestações artístico-culturais.

Nós queremos um carnaval livre, sem catracas, sem violência e sem multas.
Para isso foi aberta uma petição que precisa chegar a 1.500 assinaturas, está atualmente – no momento de publicação desta matéria – com 427. Vamos fazer nossa parte: Assine a petição!

You may also like

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies

Adblock Detected

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.