Home Eventos Clovis Salgado Gontijo lança Ressonâncias noturnas: do indizível ao inefável

Clovis Salgado Gontijo lança Ressonâncias noturnas: do indizível ao inefável

by Paloma Morais

Foto: Luiza Palhares

Estudo filosófico se aprofunda no tema da noite como motivo ou cenário fecundo para obras de inúmeros artistas, com destaque para a música

No dia 22 de junho, às 19h, o BDMG Cultural receberá o sarau de lançamento do livro Ressonâncias noturnas: do indizível ao inefável, de Clovis Salgado Gontijo, com a participação dos músicos Davi Camisassa, Leoni Werner, Ramon Coelho Marinho e do ator Vinícius di Castro. Adaptada da tese de doutorado do autor, a obra parte de uma análise das vias em que a negatividade da noite se constrói e se aprofunda, para em seguida visitar alguns “lugares” de valorização da experiência noturna, como as albas provençais, a mística cristã, a pintura barroca, a teoria do sublime, a arte romântica e, por fim, a música. A publicação faz parte da Coleção Filosofia, das Edições Loyola.

Professor assistente da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), Clovis Salgado Gontijo possui dupla formação em Música e Filosofia: cursou bacharelado em Música pela Faculdade Santa Marcelina, e em Filosofia pela FAJE; mestrado em Música pela Texas Christian University (TCU), EUA e doutorado em Estética e Teoria da Arte pela Faculdade de Artes da Universidade do Chile.

“Ao longo da história da arte ocidental, inúmeros artistas têm elegido a noite como motivo ou cenário para suas obras. Tal escolha contraria, à primeira vista, uma compreensão bastante difundida também no Ocidente, seja pela via da filosofia clássica, seja pela via da tradição judaico-cristã, na qual a noite e o obscuro aparecem como imagens do indeterminado, do vazio e do não-ser”, explica o autor.

Por outro lado, entre os “lugares” em que a negatividade da noite se dissolve, ou seja, em que se descobre a extrema fecundidade da experiência noturna, está a música, arte próxima ao cotidiano do autor. “A música é uma forma de arte que, por sua suposta essência noturna, de acordo com o pensador francês contemporâneo Vladimir Jankélévitch, merece ser detalhadamente estudada sob esse enfoque, o que permitirá uma melhor compreensão de aspectos fundamentais da experiência musical. Além disso, sua proximidade com o tema da noite poderia ter contribuído para dar origem a um gênero musical específico, o noturno para piano,” analisa.

Clovis Salgado Gontijo foi selecionado como bolsista da agência chilena Conicyt, onde desenvolveu sua tese intitulada O motivo da noite: da esterilidade indizível à musicalidade inefável, sob orientação do professor Andrés Claro. Ao longo de um ano, contribuiu para a revista Família Cristã, com artigos dedicados a possíveis conexões entre arte e espiritualidade. Além de suas pesquisas orientadas à filosofia da música, à mística e ao pensamento de Vladimir Jankélévitch, Clovis também aplica seus conhecimentos a projetos ligados à formação de público e à sensibilização estética.

Serviço

Sarau de lançamento do livro Ressonâncias noturnas: do indizível ao inefável, de Clovis Gontijo Salgado

Dia 22 de junho, às 19h
Participação dos músicos Davi Camisassa, Leoni Werner, Ramon Coelho Marinho e do ator Vinícius di Castro
Galeria de Arte BDMG Cultural – Rua Bernardo Guimarães, 1.600, Lourdes – Acesso gratuito
Mais informações: (31) 3219-8691

You may also like

Adblock Detected

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.