Foto: Estandelau / Divulgação
Realizado por Comum, Thiago Alvim, Baba Jung e Binho Barreto, bazar acontece nos
dias 10 e 11 de junho, em BH, com pinturas, gravuras, desenhos e esculturas
Circular trabalhos autorais de artes visuais produzidos em Belo Horizonte, a preços acessíveis, estreitando a ponte entre as galerias e a cultura que pulsa na cidade. Esses são alguns dos objetivos do JUNTA – Bazar de Arte Independente, que realiza sua segunda edição nos dias 10 e 11 de junho, sábado e domingo, no bairro Bonfim. Realizado pelos artistas Comum, Thiago Alvim, Baba Jung e Binho Barreto, o evento contará com obras assinadas por 30 mineiros ou residentes em BH dentre pinturas, gravuras, desenhos, esculturas e fotografias.
A iniciativa surgiu no ano passado, quando os quatro artistas perceberam a necessidade de circular arte autoral e local entre quem não pode fazer investimentos muito altos. “A proposta era ter um ambiente descontraído, onde o público não ficasse intimidado ao fazer suas escolhas, pudesse olhar os preços e interagir com os artistas. Possuíamos, também, um desejo muito forte de formação de público para artistas com perfis como os nossos. Artistas que não estavam dentro do tradicional circuito de arte, mas que possuíam uma produção consistente artística e comercialmente”, conta Comum.
A segunda edição do JUNTA contempla os mais diferentes estilos e técnicas, além de artistas com trajetórias e olhares variados como Eduardo Fonseca, Eduardo Recife, Rodrigo Mogiz e Bolinho. “Gostamos de convidar artistas que tradicionalmente não estão presentes nos circuitos de museus e galerias, que trafegam por outros circuitos: rua, quadrinhos, tatuagem, design, ilustração”, afirma Baba Jung. “O ideal é que essas diferenças sumam no conjunto da montagem e que expressões mais presentes no circuito das artes estejam lado a lado com outras vertentes”, completa.
A equipe destaca que apesar da abertura e da despretensão o bazar tem como linha-guia o cuidado com a expressão, os conceitos e as propostas dos artistas escolhidos. “Fazemos giros muito amplos em busca desses atributos. Eles podem estar nas escolas de arte, nas galerias, nas ruas, nos escritórios de design, na arte popular ou em qualquer lugar. Estamos abertos a tudo que tenha força, frescor e verdade, seja dos mais variados percursos”, defende Binho Barreto.
Artistas participantes
Binho Barreto, Baba Jung, Desali, Sara Não Tem Nome, Priscila Amoni, Dinho Bento, Gabriela Brasileiro, Jônatas Campos, Comum, Noemi Assumpção, Denis Leroy, Bernardo Sek, Leonora Weissmann, Gustavo Maia, Eduardo Recife, Eduardo Fonseca, 4e25, João Maciel, Thiago Alvim, Tatiana Calvinato, Renato Negrão, Juliana Gontijo, Clara Valente, Alexandre Rato, Bolinho, Rodrigo Mogiz, Estandelau, Dias, Jade Liz, Talita Moreau
2º Junta – Bazar de Arte Independente
Dias: 10 e 11 de junho, sábado e domingo, das 10h às 20h
Local: Rua Borda da Mata, 65, Bairro Bonfim
Entrada franca