Doar por doar, sem esperar nada em troca.
Solidariedade, desapego, colaboração, gratidão, generosidade… os valores que estão cada vez mais extintos da sociedade, estão sendo incentivados pela Feira Grátis da Gratidão.
O movimento começou em 2011, em Buenos Aires pelo argentino Ariel Bosio, que organizou um encontro com o objetivo das pessoas praticarem o desapego dos bens materiais e valorizar atos simples que se perdem no cotidiano; olhar, ver, sentir, viver.
A ideia não é brasileira, mas vem sendo praticada em praças belorizontinas pela décima segunda vez. Alcione Kolanscki, umas das organizadoras do evento na cidade, acredita que “muitas vezes perdemos o essencial, a vida, o SER na busca desenfreada pelo TER, na correria pelo dinheiro, pelo trabalho, pelo amor, pelo cotidiano, onde tudo tem seu preço”.
A Feira Grátis da Gratidão é para todas as idades e tem o lema: “Leve o que quiser ou NADA; pegue o que quiser ou NADA.” O evento estimula que você utilize aquilo que tem sua ‘marca’ e distribua pelo simples fato de você se sentir grato pela vida. Ou desapegar de bens material que não te servem mais, como roupas, objetos, cd’s, livros…. e até mesmo de bens não materiais; mágoas, desânimo, inércia…
A próxima edição acontece no dia 10 de julho, na Praça da Liberdade, durante a Virada Cultural de BH, a partir das 13H.