Na Foto: Flávio Renegado e Thiago Delegado / Reprodução facebook
No dia de São Jorge, 23 de abril, às 12h, a Associação Arebeldia Cultural promoverá o Samba da Vera, com muita música, feijoada e alegria. O show abrirá a programação 2017 de atividades da Arebeldia, no Alto Vera Cruz, e contará com a participação dos músicos Thiago Delegado, Flávio Renegado, Manu Dias e Robson Batata e de uma banda formada por músicos da cidade.
Segundo Flávio Renegado, um dos fundadores da ONG, dar o ponta pé inicial ao calendário de atividades deste ano no dia de São Jorge reforça o espírito de luta que os moradores da comunidade vivem diariamente. “O Alto Vera Cruz é conhecido por encontrar nas manifestações culturais uma força para as lutas sociais e por ser berço de vários artistas da capital mineira. As manchetes dos jornais só mostram violência, mas a Arebeldia vem trabalhando para mostrar que a nossa comunidade tem um grande potencial de transformação por meio da arte”, afirma Renegado.
A partir do dia 24 de abril, a comunidade local e arredores poderá participar de oficinas de formação nas áreas de produção cultural, gastronomia, percussão e fotografia. Com apoio de voluntários e parceiros, a associação também confirma a realização de eventos que já são sucesso, como o Festival de Inverno de Vilas e Favelas – FIVEF. O primeiro festival aconteceu no ano passado, em julho, e promoveu cerca de 30 oficinas e 10 apresentações de música, teatro e mágica, além de intervenções urbanas atendendo público de cerca de 900 pessoas.
Lançados durante a realização da primeira edição do festival, o Bikeira Cine Clube e o Sarau da Vera também estarão de volta. O Bikeira acontecerá mensalmente, a partir do dia 13 de maio, apresentando uma extensa programação de produções audiovisuais, nacional e internacional. Já o Sarau retornará no dia 27 de junho.
O 2º Festival de Inverno de Vilas e Favelas também já tem data. Entre os dias 21 e 29 de julho, acontecerá na sede da Arebeldia e nas ruas da comunidade mais uma edição, levando dezenas de atividades culturais e de formação para os moradores do Alto Vera Cruz e entorno.
O Samba da Vera, tem previsão de novas apresentações em maio, julho e setembro deste ano, trazendo artistas para shows na comunidade. Segundo a produtora cultural e fundadora da ONG, Danusa Carvalho, a Associação Arebeldia vem desenvolvendo um trabalho de diagnóstico de demandas da comunidade, buscando parceiros para atender essas solicitações. “O nosso principal objetivo é democratizar o acesso à cultura e educação, que compreendemos ser um pilar de transformação na vida dos moradores do Alto. Ainda estamos planejando novos eventos e ações de formação, para que possamos realizá-los, precisamos de apoio dos moradores e de voluntários e parceiros dispostos a seguirem esta missão conosco”, afirma.
Na área da educação a Associação está fechando parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior – SECTES para a implantação da Rede UAITEC – Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais com a disponibilização de cerca de 10 cursos de capacitação para os moradores da região.
SERVIÇO:
Samba da Vera: dia 23/04 – Thiago Delegado, Flávio Renegado, Manu Dias e Robson Batata
Oficinas: produção cultural, gastronomia, percussão e fotografia
Datas e horários: a partir de 24/04, de segunda à sexta, à tarde
Sarau da Vera: 27/06
Bikeira Cine Clube: início 13/05 (sempre no segundo sábado do mês)
Local: Associação Arebeldia Cultural – Rua Desembargador Bráulio, 167, Alto Vera Cruz