Audiovisual, literatura, música e artes plásticas estão na pauta de abril do Memorial Minas Gerais Vale. O mês começa com a abertura, no dia 1º, da exposição“Tudo é Tangente”, que reúne trabalhos de onze artistas visuais premiados no Festival Camelo de Arte Contemporânea, com obras em diversas linguagens como pintura, desenho, fotografia, performance, objeto e instalação. No dia 6, estreia o documentário “Homem Comum”, de Carlos Nader. Um longa-metragem sobre os últimos 20 anos da vida real de um caminhoneiro. Dia 8, ocorrerá o lançamento do livro “Ian é 10!”, de Adriana Furst, que revela o fabuloso e lúdico universo infantil. A programação musical tem o duo Desvio apresentando o show autoral “C’Alma”, com ritmos populares brasileiros e um toque de sofisticação do pensamento erudito, dia 8. O festival Luminária também está na programação, dia 22, unindo projetos, ações e iniciativas criativas da cidade. E, para o público infantil, a programação tem o Pedal literário, com Pierre André, no dia 23, dentro do projeto Eu, criança, no museu!. E tem, ainda, o Assanhado Quarteto comemorando seus cinco anos de existência com o show, “Feira”, no dia 29.
Para incentivar o conhecimento sobre a Inconfidência Mineira e seu mártir Tiradentes, o setor Educativo do Memorial Vale, aproveita o mês em que se comemora o Dia de Tiradentes (21 de abril) para uma reflexão sobre Joaquim da Silva Xavier, aos sábados e domingos.
Outras atrações do mês de abril e detalhes da programação podem ser conferidas abaixo. O Memorial Minas Gerais Vale fica na Praça da Liberdade, 640 –Funcionários, esquina com Rua Gonçalves Dias
6 DE ABRIL | QUINTA-FEIRA | 18h30
Lançamento do documentário “Homem Comum”, de Carlos Nader
Homem Comum é um longa-metragem sobre a vida do caminhoneiro Nilson de Paula. Dirigido por Carlos Nader, que acompanhou Nilson por quase 20 anos, o filme parte da mais essencial de todas as perguntas: qual o sentido da vida? A partir daí, o filme traça uma relação inesperada entre cenas dos últimos 20 anos da vida real desse caminhoneiro paranaense e cenas da obra-prima ficcional dinamarquesa de Carl Dreyer, “A Palavra” (considerado um dos 25 melhores filmes de todos os tempos). Após a exibição, debate com o diretor do filme, Carlos Nader e o professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG, Eduardo de Jesus. Entrada gratuita, sujeita a lotação.
8 DE ABRIL | SÁBADO | 10 ÀS 13H
Lançamento do livro “Ian é 10!”
O livro de Adriana Furst, ilustrado por Jaison Jadson Franklin, revela o fabuloso e lúdico universo infantil. Trata-se do trabalho cuidadoso e delicado de uma mãe, a própria autora, de colher cada pequena pérola e interrogação que uma criança, seu filho, faz ao mundo. Se por um lado, o livro tem um tom pessoal, por outro, revela um caráter universal ao desfilar as diversas questões que uma criança nos põe ao desvendar e conhecer o mundo. Entrada gratuita, sujeita a lotação.
8 DE ABRIL | SÁBADO | 16H
C’ALMA, com Desvio
DESVIO apresenta o show autoral C’Alma, um espetáculo emoldurado pelos ritmos populares brasileiros com um toque de sofisticação do pensamento erudito. Instrumentos genuinamente brasileiros dão a textura rítmica para as melodias e harmonias, amalgamando em um mesmo ambiente tradições distintas, seculares e modernas. DESVIO é formado pelos músicos Leonardo Gorosito e Rafael Alberto. Entrada gratuita, sujeita a lotação.
8 DE ABRIL | SÁBADO | 10H ÀS 17H30
Cena vestida
O projeto do fotógrafo Guto Muniz e da figurinista e estilista Silma Dornas leva as imagens dos espetáculos de artes cênicas fotografados por Guto para peças de vestuário criadas com exclusividade figurinista. As peças de roupas ficam à venda durante o dia.
22 DE ABRIL | SÁBADO | 10H ÀS 18H
Luminária
Festival que tem como principal objetivo unir projetos, ações e iniciativas criativas da cidade. Em sua terceira edição, o projeto reunirá exibições de curtas, instalações, mini exposições, palestras e uma feira de novas marcas de moda, arte, design, arquitetura, papelaria, decoração e serviços criativos. Entrada gratuita, sujeita a lotação.
23 DE ABRIL | DOMINGO | 11H
Eu, criança, no museu! apresenta: Pedal literário, com Pierre André
Uma biblioteca ambulante adaptada em triciclo, de onde o contador de histórias pode escolher na hora, as histórias que vai contar, de forma lúdica e interativa, conforme o público presente. E do meio dos livros podem surgir bonecos e algumas outras surpresas. Entrada gratuita, sujeita a lotação.
29 DE ABRIL | SÁBADO | 16H
Contemporâneo apresenta: show com Assanhado Quarteto
O Assanhado Quarteto comemora seus cinco anos de existência em seu show, “Feira”. No repertório, obras do seu primeiro disco, homônimo, e arranjos próprios desenvolvidos durante a trajetória do grupo. Numa apresentação vibrante e calorosa, o grupo oferece suas cores e temperos regados de brasilidade. Entrada gratuita, sujeita a lotação.
TODOS OS FINS DE SEMANA
Programa educativo – Experiências no Memorial
Todos os sábados e domingos, ao longo do dia, o Educativo do Memorial Vale convida os visitantes para uma imersão na obra de nove artistas apresentados pelo Festival Camelo de Arte Contemporânea. Através das diversas linguagens por eles expostas, a iniciativa propõem um exercício das múltiplas possibilidades de olhares, sensações e reflexões.
Também aos sábados e domingos durante o horário de funcionamento do museu, o Educativo do Memorial Vale provoca uma reflexão sobre “As várias faces de Joaquim” a partir da imagem de Tiradentes, que tem seu dia celebrado em 21 de abril. Na atividade o público é inspirado a refletir sobre como fatos são contados, levando-se em consideração o tempo e o ponto de vista de quem está narrando.
.
EXPOSIÇÕES ______________________________
ATÉ 29 DE JUN | HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Exposição: Fotografia como estratégia do encontro, de Alexandre Sequeira
O espaço ‘Café do Memorial’ recebe as imagens autorais do artista Alexandre Sequeira que, apesar de paraense, retrata a cidade mineira de Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha, sob a ótica de jovens moradores locais. A mostra, sob fr Guilherme Cunha e Bruno Vilela, é resultado de residência artística feita pelo fotógrafo em vários bairros do pequeno município, criando diálogos entre esses territórios.
DE 01 DE ABRIL A 14 DE MAIO | HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Exposição: Tudo é Tangente
Idealizada pela Casa Camelo e com curadoria de Gabriela Carvalho e Luiz Lemos, “Tudo é Tangente” apresenta um desdobramento do Festival Camelo de Arte Contemporânea, realizado em 2016, com foco na produção de artistas em início de trajetória. A exposição coletiva reúne trabalhos dos onze artistas visuais premiados no Festival, com obras em diversas linguagens como pintura, desenho, fotografia, performance, objeto e instalação. A proposta explora o conceito de tangente como àquilo que toca, que se encontra em um ponto comum. Os artistas participantes da mostra são: Daniel Antônio, Daniel Pinho, David Magila, Felipe Chimicatti, Hortência Abreu,Olívia Viana, Lucas Ero, Noemi Assumpção, Pedro Carvalho, Randolpho Lamonier e Ricardo Burgarelli.
SERVIÇO
Programação de ABRIL do Memorial Minas Gerais Vale
Horário: Conforme programação
ENTRADA GRATUITA
MEMORIAL MINAS GERAIS VALE
Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias
Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.