Home Eventos Espetáculo ‘Aqui Gardênia Existe’ gratuito na Praça

Espetáculo ‘Aqui Gardênia Existe’ gratuito na Praça

by Paloma Morais

Em início comemoração ao dia nacional do teatro e do circo, dia 27 de março, artistas de rua se apresentam em diversas localidades da região metropolitana neste final de semana. Acontecerá no dia 26 de março, na Praça Floriano Peixoto (Santa Efigênia) o espetáculo Aqui Gardênia Existe, às 10:30hrs. O espetáculo se trata do show de variedades da palhaça Gardênia que acontecerá em seu teatro a céu aberto, montado no meio da praça. A palhaça anuncia para seu público diversos números que irão acontecer, remetendo à diversidade presente nos circos, porém o espetáculo é interrompido pelo guarda que tenta a todo custo tirá-la de cena.

Utilizando-se da comicidade e da linguagem da palhaçaria o espetáculo, aludindo ao universo circense, aborda o uso do espaço público e as restrições que vem acontecendo ao seu uso. A relação de opressão policial também é abordada de forma cômica e arquetípica, através do uso da máscara expressiva- linguagem teatral que vem sido utilizada em diversas culturas e contextos históricos diferentes.

Também celebrando março como mês de luta das mulheres, o espetáculo é uma afirmativa de que o lugar da mulher é onde ela quiser, inclusive na palhaçaria. No espetáculo Aqui Gardênia Existe, a palhaça mulher tem um lugar de protagonismo ativo. Este lugar se alcança primeiramente por ser uma palhaça mulher quem apresentará o espetáculo, e que os outros personagens feitos por um ator homem por meio do uso de duas máscaras, segundo a dramaturgia criada, entram para intervir no espetáculo da palhaça. Até a aparição destes personagens, cabe a Gardênia “abrir a roda”, ter esse contato direto com o público, o que é o primeiro confronto com a sua expectativa, uma vez que não é o que é mais visto nas praças – uma mulher fazendo uma apresentação “sozinha”.  A relação entre a mulher e a palhaçaria também se dá em outros momentos nos quais a palhaça se relaciona comicamente com o seu próprio corpo e também no momento em que o personagem do policial tenta retirá-la da praça com atitudes machistas e outras opressões que vão além da questão de gênero.

Serviço

26/03  Praça Floriano Peixoto (Santa Efigênia) 10:30hrs
Com: Luíza Fontes e Simon Oliveira
Direção: Juliana Balsalobre
Cenografia: Rocío Paredes
Figurino: Luiza Fontes, Simon Oliveira, Juliana Balsalobre e Daniela Rosa
Valor: Gratuito

You may also like

Adblock Detected

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.