Foto: Reprodução/Facebook
Evento gratuito vai reunir grafiteiras de Belo Horizonte, como Raquel Bolinho, Clara Valente, Zi Reis, entre outras; encontro também vai debater a potencialidade da arte feita por mulheres na capital
O graffiti é um dos movimentos artísticos que mais visa expressar e discutir determinados problemas sociais, culturais e econômicos, através da produção de murais e painéis no cenário urbano. Em Belo Horizonte, a cena do graffiti tem ganhando cada vez mais espaço devido as diversas mulheres artistas que buscam na arte de rua imprimir seus estilos e protestar contra o racismo, machismo e violência doméstica, entre outros. Para dar ainda mais visibilidade as grafiteiras, a crew Minas de Minas promove neste domingo, 19 de março, a partir de 8h, no bairro Jardim Guanabara, o “1º Encontro Delas”.
O evento gratuito tem como objetivo reunir mulheres que fazem dos muros da cidade um espaço para divulgarem sua arte, seus protestos e lutas e para que as pessoas possam conhecer seus trabalhos. De acordo com uma das integrantes do grupo, Carolina Jaued, conhecida como Krol, o encontro será uma oportunidade de várias artistas dialogarem sobre técnicas que usam e sobre os desafios enfrentados no dia a dia. “Queremos mostrar a essas mulheres que estamos todas juntas e que precisamos nos reconhecemos como sujeito artista para fortalecer a cena em BH”, explica.
Para o encontro foram convidadas para pintar um painel as artistas Raquel Bolinho, Samis, Tina, Clara Valente, Priscila Amoni, Zi Reis, Kku, Syra, Okay, Fenix, Biga, Pime, Wannata, Fabiana Santana, Luna, Tefa e Susu. “A presença dessas artistas é uma afirmação de que existem diversas mulheres na capital que têm buscado espaço para expressar a arte e se colocarem como sujeitos transformadoras e donas de suas histórias”, aponta Krol.
Serviço:
“1º Encontro Delas”
Data: 19 de março (domingo), de 8h às 19h,
Endereço: rua Alga Verde, 77, bairro Jardim Guanabara, próximo ao metro Floramar.
Valor: Gratuito