Home Dica do PulaVocê pode criar a sua própria escultura na Casa Fiat!

Você pode criar a sua própria escultura na Casa Fiat!

by Paloma Morais

Foto: HSilves

A Casa Fiat de Cultura realizará entre os dias 4 de março e 2 de abril, o Ateliê Aberto de Escultura. O objetivo é oferecer ao público a oportunidade de experimentar e vivenciar alguns materiais, técnicas e práticas que fazem parte do universo da escultura. Os participantes poderão criar pequenas esculturas em sabão e concreto celular autoclavado para, assim, compreender melhor os processos de criação de objetos tridimensionais. As atividades do Ateliê Aberto são gratuitas e crianças e adultos podem participar.

A iniciativa tem como inspiração a exposição Prazer e morte: a escultura atemporal de Marco Aurélio R. Guimarães na Casa Fiat de Cultura, que fica aberta à visitação até o dia 2 de abril. A mostra apresenta duas esculturas em mármore, que retratam os corpos de um homem e de uma mulher, Proximus e Luxúria, respectivamente. O artista fez surgir de dois blocos de cinco toneladas, vindos da cidade italiana de Carrara, cada aspecto do corpo humano, tais como massas musculares, tendões, veias, cabelos e outras texturas, dando origem às obras em exposição.

Segundo a coordenadora do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura, Clarita Gonzaga, “a proposta é que as pessoas visitem a exposição e, no Ateliê Aberto, conheçam um pouco sobre o processo do artista para criação das obras, as ferramentas que ele utiliza para esculpir e, em seguida, explorem a técnica da escultura, por meio de materiais e ferramentas similares”.

O Ateliê Aberto de Escultura acontecerá sempre aos sábados e domingos: dias 4 e 5, 11 e 12, 18 e 19, 25 e 26 de março; e 1º e 2 de abril. Crianças de até 12 anos poderão esculpir sachês a partir de sabonetes, experimentando, também, memórias do tempo das vovós. Já os maiores de 12 anos, aprenderão a construir peças em blocos de concreto celular autoclavado. As vagas são limitadas a 20 pessoas por horário e não é necessária a inscrição. Todos os interessados deverão usar roupas confortáveis e adequadas ao manuseio de tintas, colas e outros materiais. As crianças menores de 10 anos deverão ser acompanhadas por um adulto responsável.

Quem quiser se aprofundar mais no assunto poderá, ainda, participar do minicurso “Introdução à Escultura em Pedra Sabão”, a ser realizado nos dias 28, 29 e 30 de março, das 19h às 21h. O curso será ministrado pela artista visual Flávia Salvador e será dividido em três partes: esboço em plastilina, criação da escultura e acabamentos na pedra sabão. O curso é voltado para maiores de 15 anos e os interessados poderão se inscrever, gratuitamente, a partir do dia 20 de março. Serão 15 vagas disponíveis.

 

Exposição

 

Intitulada Prazer e morte: a escultura atemporal de Marco Aurélio R. Guimarães na Casa Fiat de Cultura, a mostra apresenta, até 2 de abril, duas esculturas que retratam com impressionante fidelidade os corpos de um homem e de uma mulher. Como o nome sugere, a obra batizada de “Luxúria” representa uma mulher sensual, lânguida, que parece esconder – e, ao mesmo tempo, revelar – as formas de seu corpo. A obra, que foi a primeira das duas a ser esculpida, levou um ano para ser finalizada e foi feita a partir de um bloco de mármore de cinco toneladas. A figura masculina é o tema da segunda escultura, chamada de “Proximus”: um homem igualmente nu, porém em posição introspectiva, reflexiva, e que apoia o braço esquerdo em um crânio de mármore preto. Esculpido propositalmente em escala maior do que a humana, o crânio simboliza a proximidade da morte, destino de todos os homens. O nome da obra, portanto, remete ao termo em latim que significa “aquele que está mais próximo”. O artista demorou cerca de quatro meses na produção de Proximus, que foi esculpido em um bloco maciço de aproximadamente 4,5 toneladas.

As obras fazem referência ao mito grego de Eros e Tânatos, divindades do amor e da morte, respectivamente. O relato serviu de metáfora para a teoria das pulsões de vida e de morte, estabelecida na psicanálise por Freud (1856-1939). A escultura Luxúria representa a chamada pulsão de vida (Eros), uma força libidinal, que motiva o indivíduo à vida e ao prazer. Já Proximus simboliza o desligamento, a ruptura com o estado natural, o retorno a uma espécie de inércia e, portanto, a pulsão de morte (Tânatos).

Serviço

 

Ateliê Aberto de Escultura
Dias 4 e 5, 11 e 12, 18 e 19, 25 e 26 de março; 1 e 2 de abril
Das 10h às 12h para crianças até 12 anos
Das 14h às 18h para maiores de 12 anos
Vagas limitadas a 20 pessoas por horário, não é necessária a inscrição
Entrada Gratuita

 

Minicurso “Introdução à Escultura em Pedra Sabão”
Dias 28, 29 e 30 de março
Das 19h às 21h
São 15 vagas disponíveis. Para maiores de 15 anos.
A inscrição deve ser feita a partir do dia 20 de março pelo telefone: 3289-8910.
Entrada Gratuita

 

Exposição Prazer e Morte: a escultura atemporal de Marco Aurélio R. Guimarães na Casa Fiat de Cultura
Até 2 de abril de 2017
Terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Entrada gratuita

 

 

Casa Fiat de Cultura
Circuito Liberdade
Praça da Liberdade, 10, Funcionários – BH/MG
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

You may also like

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies

Adblock Detected

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.