Carnaval em BH também é para crianças. O evento, quando bem aproveitado, torna-se um importante instrumento de socialização para os pequenos. Acompanhado de pais ou responsáveis, a criança pode se divertir no período carnavalesco independente da idade. Especialistas no assunto, afirmam que no imaginário da criança, um mundo novo e colorido se abre em meio à descontração característica do Carnaval.
Tá com a criançada e não sabe o que fazer nesta segunda carnavalesca? Hoje tem três bloquinhos para você escolher e cair na folia com os pequeninos.
PROGRAMAÇÃO GRATUITA
9h Bloquinho do Balão
Rua Oeste, 552 – Calafate
9h30 Circo Marimbondo (Clubinho da Esquina)
Rua Bocaiuva, 15 – Santa Tereza
10h Mães em Movimento Folia
Rua das Canárias, 18 – Santa Branca
Veja dicas para curtir o carnaval com as crianças sem descuidar da saúde e da segurança:
1 – Lembre-se da hidratação
Assim como os adultos não podem descuidar da sua hidratação, é preciso oferecer sempre água para as crianças ao longo da festa.
2 – Som alto pode agredir os ouvidos
Pediatras recomendam ficar a uma distância mínima de 15 metros das caixas de som para não prejudicar a audição das crianças ou, quando possível, usar protetores auriculares.
3 – Cuidado com o sol
Insolações também são problemas comuns neste período. É preciso passar protetor solar a cada duas horas e repelente em seguida, mesmo com o tempo chuvoso.
4 – Identifique seus pequenos
É importante a identificação das crianças e adolescentes que transitarem pelos circuitos da folia. É recomendado anotar na pulseira ou no crachá o nome da criança e do responsável e o telefone do responsável. Em alguns estados, ações do governo ajudam nessa tarefa. Em Salvador, por exemplo, cerca de 50 mil pulseiras de identificação infantil serão utilizadas durante o carnaval.
5 – Crianças podem se perder: estabeleça pontos de encontro
Outra medida que os pais podem tomar é o estabelecimento de pontos de encontro com os pequenos, caso a família se separe.
6 – Viu algo errado? Disque 100 e denuncie
Em períodos de festas os riscos para situações de violência contra crianças e adolescentes aumentam, porque eles ficam mais vulneráveis em grandes aglomerações. Caso você veja uma violação de direitos de qualquer tipo contra crianças, seja violência sexual ou trabalho infantil, entre em contato com o Conselho Tutelar, por meio do Disque 100.
A campanha da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA) de proteção a crianças e adolescentes no carnaval deste ano tem como tema Respeitar, Proteger, Garantir – todos juntos pelos direitos da criança e do adolescente. A ação divulga os principais canais de denúncia, que são o Disque 100 (Disque Direitos Humanos) e o aplicativo Proteja Brasil. Além disso, busca alertar os pais e responsáveis para importância de prevenir o desaparecimento de meninos e meninas.
Fonte: Agência Brasil