Foto: Divulgação
É sempre bom ressaltar que roupa curta não é convite, que não é não, e que todos têm o direito de curtir o carnaval sem medo. Pensando nisso “Tira a mão: é hora de dar um basta” nasceu através das mãos de mulheres que integram diversos blocos de rua de Belo Horizonte.
A ideia de criar a campanha surgiu depois que o Jornal O Tempo publicou no facebook uma matéria sobre o desfile dos blocos de rua formados exclusivamente por mulheres. A postagem mostrava diversos leitores com comentários misóginos e que disseminam a cultura da violência contra a mulher.
A campanha foi batizada de “Tira a mão: é hora de dar um basta”, numa ressignificação do refrão da marchinha “Coxinha da Madrasta”. O tom da campanha é leve e busca mostrar que a foliã está no carnaval para se divertir e que o limite entre o assédio e a paquera não está na roupa, na fantasia ou na dança. O limite está na vontade da mulher.
Fotos, vídeos, e marchinha reafirmam a ideia proposta.
Marchinha:
Compartilhe, passe a ideia para frente e contribua para um carnaval sem assédio!
Vídeo Institucional:
Texto da campanha:
Sou foliã.
Eu sou da rua, Sou da cidade.
Eu comando a bateria.
Eu sou batuqueira.
Eu me jogo no carnaval.
Mas isso não te dá nenhum direito.
Portanto, não me toque sem o meu consentimento.
Tira a mão: é hora de dar um basta.
Campanha por uma folia sem assédio.
#tiraamao
#éhoradedarumbasta
#issoéassédio
#assedioécrime
Ficha técnica:
Fotos: Alejandra Coronel/Mídia Ninja
Imagens: Luis Evo (Primata Filmes)
Alexandre Resende
Edição: Maíra Cabral
Produção: Renata Chamilet
Trilha: Solta o cano de Marcos Frederico
Locução: Carolina Correa/Liquidificador Estúdio de Áudio
Arte gráfica: Vanessa Cabral/Mídia Ninja