Foto: Raissa Pena
Atividades são gratuitas e crianças e adultos podem participar de 1º a 19 de fevereiro
A preparação para o Carnaval já está a todo vapor. Sabendo disso, a Casa Fiat de Cultura vai dar sua contribuição aos foliões da capital mineira. Entre os dias 1º e 19 de fevereiro, o Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura realiza as atividades do Ateliê Aberto – o Bloco das Conjuradas –, momento em que os participantes podem criar divertidas máscaras carnavalescas. Gratuito, o ateliê será dedicado à criação de adereços inspirados em três personagens femininas da Inconfidência Mineira.
Do dia 1º a 5 de fevereiro, o ateliê terá Bárbara Heliodora como homenageada. Do dia 8 a 12 de fevereiro, celebra-se Hipólita Jacinta Teixeira de Melo, e, de 15 a 19, Maria Dorotéia Joaquina de Seixas Brandão, a Marília de Dirceu. Uma nova face da Inconfidência será apresentada ao público e as histórias dessas mulheres serão revividas em acessórios e adereços que levarão os visitantes da Casa Fiat de Cultura a um outro tempo, outro lugar, outra História. Toda a participação é gratuita.
A ideia de preparar o ateliê Bloco das Conjuradas e falar sobre a Inconfidência Mineira surgiu a partir do quadro Civilização Mineira, de Candido Portinari – que está instalado no hall de entrada da Casa Fiat de Cultura. Isso porque esta é a maior tela de Portinari em Minas Gerais e representa não só a mudança da capital mineira, de Ouro Preto para Belo Horizonte, em 1897, como faz referência aos inconfidentes mineiros, que são referência da identidade dos brasileiros. Da mesma forma que Bárbara Heliodora, Hipólita Jacinta Teixeira de Melo e Marília de Dirceu, homenageadas no Ateliê Aberto, são uma inspiração para as mulheres.
As atividades do Ateliê Aberto da Casa Fiat de Cultura serão realizadas de quarta a domingo. No período da manhã, das 10h às 12h, aberto à participação de crianças até 12 anos, e, no período da tarde, das 14h às 18h, aos maiores de 12 anos. Todas as atividades contarão com a orientação de um mediador, que auxiliará os participantes durante toda a permanência no ateliê. Não é necessário inscrição prévia e a participação é gratuita.
Serviço:
Ateliê Aberto Bloco das Conjuradas – Criação de adereços inspirados em três personagens femininas da Inconfidência Mineira
De 1º a 05 de fevereiro – homenagem a Bárbara Heliodora
De 8 a 12 de fevereiro – homenagem a Hipólita Jacinta Teixeira de Melo
De 15 a 19 de fevereiro – homenagem a Marília de Dirceu
Horário dos ateliês:
Das 10h às 12h, para crianças até 12 anos
Das 14h às 18h, para maiores de 12 anos
Vagas limitadas a 20 pessoas por horário.