Foto: Acervo PulaBH
O Bloco Seu Vizinho realiza, no sábado de Carnaval, 14 de fevereiro, o cortejo “Batuke de Minas: Coroando nossas afromineiridades“. Formado no Aglomerado da Serra, o bloco propõe a valorização da cultura afromineira por meio da música, da arte e da ocupação do espaço público, com participações de Sérgio Pererê, Rainha Belinha e MC Morena. A concentração acontece às 11h, com saída prevista para 12h, na Avenida Mem de Sá, na altura do número 1.999, na região conhecida como Canão.
O desfile segue pela Avenida Mem de Sá até o número 1.386, no bairro Santa Efigênia, com duração aproximada de seis horas e apresenta o tema “Batuke de Minas” que parte da proposta de evidenciar as afromineiridades como conjunto de expressões culturais, territoriais e musicais ligadas às heranças bantu, à cultura negra e à experiência das favelas de Minas Gerais. A ideia é ampliar a visibilidade de manifestações afro-mineiras no Carnaval, destacando ritmos, instrumentos, saberes tradicionais e produções contemporâneas da periferia.
Para o desenvolvimento do conceito, o bloco convidou o músico e pesquisador Sérgio Pererê como consultor artístico. O trabalho incluiu referências ao Reinado Mineiro, às Guardas de Moçambique e à história cultural afrodescendente em Minas Gerais, influenciando o repertório, a estética e a organização do desfile. O repertório do cortejo inclui releituras e referências de artistas afromineiros como Milton Nascimento, Maurício Tizumba, Marku Ribas e Clara Nunes, além de composições do próprio Pererê, que participa do desfile.
No campo rítmico, o Bloco Seu Vizinho desenvolve uma adaptação do ritmo Serra Abaixo, ligado às Guardas de Moçambique, respeitando sua tradição e adequando-o ao formato do bloco de rua. A participação de Rainha Belinha, Rainha Conga de Minas Gerais e liderança da Guarda de Moçambique e Congo Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário, integra essa proposta de diálogo com as culturas tradicionais.
O desfile também estabelece conexões com expressões musicais urbanas e periféricas, como funk, pagode, rap, pagodão baiano e samba. Nesse contexto, a participação de MC Morena reforça o encontro entre ancestralidade e juventude negra periférica, ampliando o entendimento das afromineiridades no Carnaval de Belo Horizonte.
O cortejo reúne ações desenvolvidas ao longo do ano pela associação, como a bateria formada por participantes das oficinas de percussão e o grupo Vizinhas das C’Antigas, composto por mulheres idosas que participam de atividades culturais contínuas. Em 2026, a bateria conta com cerca de 90 integrantes, moradores do Aglomerado da Serra e de outras regiões da cidade, envolvendo diferentes gerações em um processo coletivo de formação musical.
A abertura do desfile fica a cargo das Vizinhas das C’Antigas, com uma performance que remete a rituais de benção e à tradição do Boi Minas Gerais. O cortejo ainda conta com banda base no trio elétrico, regentes formados no próprio bloco e uma equipe técnica composta por aproximadamente 100 profissionais.
SERVIÇO:
Bloco Seu Vizinho – Cortejo 2026 “Batuke de Minas: Coroando nossas afromineiridades”
Data: sábado, 14 de fevereiro
Concentração: 11h
Saída: 12h
Local de saída: Avenida Mem de Sá, 1.999, região do Canão, Vila Fazendinha
Dispersão: Avenida Mem de Sá, 1.386, bairro Santa Efigênia