Home TeatroÓpera infantil “Aida: a Rainha da Bateria” estreia no Palácio das Artes pela Campanha de Popularização

Ópera infantil “Aida: a Rainha da Bateria” estreia no Palácio das Artes pela Campanha de Popularização

by Paloma Morais

Foto: Allan Calisto

A ópera infantil “Aida: a Rainha da Bateria” estreia no domingo, 25 de janeiro, às 17h, no Palácio das Artes, no Grande Teatro, em Belo Horizonte. O espetáculo integra a Campanha de Popularização e terá apresentação única com ingressos a preço popular.

A montagem é uma adaptação inédita da ópera “Aida”, de Giuseppe Verdi, voltada ao público infantil. A produção transporta a narrativa original para o universo do samba e da cultura afro-brasileira, utilizando arranjos musicais inspirados em gêneros como samba-canção, choro, partido alto, ijexá e samba-enredo. O projeto faz parte da tetralogia de óperas para crianças e jovens produzida pela Cyntilante Produções.

Além da estreia, a companhia mineira apresenta, ao longo do mês de janeiro, um total de 15 espetáculos musicais em Belo Horizonte, incluindo óperas infantis, releituras de contos de fadas e produções com dramaturgia original. As apresentações acontecem nos teatros Francisco Nunes e no Centro Cultural Unimed BH. Os ingressos estão à venda a partir de R$ 25, pelo site do Sinparc, nos postos da Belotur e no aplicativo Vá ao Teatro. Informações adicionais podem ser consultadas no site da Cyntilante Produções.

No espetáculo “Aida: a Rainha da Bateria”, a história é recontada a partir de uma adaptação afrocentrada. O elenco é formado por sete atores-cantores e quatro músicos. A personagem Aida é apresentada como filha de Râmfis, Rainha de Bateria, e sua trajetória é marcada por conflitos com Amnéris, retratada como influenciadora digital, e com o bicheiro Jacaré, patrono da escola de samba Canários da Terra. A narrativa acompanha a busca de Aida por seu lugar como Rainha da Bateria no desfile de Carnaval, com o apoio de sua comunidade e a orientação do Babalorixá Amonasro.

“Aida: a Rainha da Bateria” é a terceira obra da tetralogia operística da Cyntilante Produções. O projeto inclui ainda “João e Maria – Opereja” (2023), adaptação ambientada no sertão brasileiro, e “A Guitarra Mágica” (2024), inspirada em “A Flauta Mágica”, de Mozart. A companhia já anunciou que a última ópera da série será baseada em “O Guarani”, de Carlos Gomes, com foco na cultura dos povos originários.

Com dramaturgia autoral e trilha sonora adaptada por Leandro Braga, o espetáculo propõe uma abordagem voltada à valorização da cultura afro-brasileira e da cosmologia iorubá, ampliando o repertório do teatro infantil e da ópera para novos contextos culturais.

Serviço: Aida, A Rainha da Bateria
Ingressos: a partir de R$ 25,00 nos postos Sinparc, pelo site oficial ou pelo aplicativo Vá ao Teatro. Crianças até 2 anos não pagam.
Quando: 25 de janeiro, domingo – às 17h
Onde: Grande Teatro CEMIG Palácio das Artes — Av. Afonso Pena, 1537

You may also like

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies

Adblock Detected

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.