Home EventosFLI BH – Festival Literário Internacional de Belo Horizonte chega à 6ª edição com programação gratuita

FLI BH – Festival Literário Internacional de Belo Horizonte chega à 6ª edição com programação gratuita

by Paloma Morais

Foto: Ricardo Aleixo por Natália Alves

O Festival Literário Internacional de Belo Horizonte (FLI BH) realiza sua 6ª edição entre os dias 22 e 26 de outubro, na Funarte MG, com entrada gratuita. O evento é promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Periférico.

Com o tema “Da minha língua eu vejo o mundo”, o festival propõe reflexões sobre as diversas línguas faladas no Brasil e a importância da literatura como expressão da identidade cultural. A edição homenageia Maria Antonieta Cunha, referência nacional da literatura infantil e fundadora da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte.

A programação reúne nomes como Fereshteh Najafi (Irã), Lino Eustáquio (Moçambique), Ricardo Aleixo (MG), Aline Abreu (SP), Gabriela Mistral (Chile) e Lina Meruane (Chile), entre outros. O público tem acesso a mesas de debate, saraus, contações de histórias, oficinas, performances, leitura dramática, mostra de cinema, feira de livros e exposição.

Parte da programação acontece também em outros espaços culturais da cidade, como os Centros Culturais, o Cine Santa Tereza e a Biblioteca Infantil e Juvenil, entre os dias 10 e 21 de outubro, como parte da política de descentralização cultural da Prefeitura de Belo Horizonte.

O festival mantém parcerias com iniciativas como a Mostra do Livro Latino-Americano (MOLLA), que estreia em Belo Horizonte homenageando a poeta chilena Gabriela Mistral, e o VI Fórum de Bibliotecas Escolares – Biblioteca da Escola: lugar de ler e aprender, que discute o papel das bibliotecas como espaços de formação e leitura.

Além das homenagens, o FLI BH celebra o 90º aniversário de Adélia Prado com um sarau conduzido por Odilon Esteves e marca os 50 anos do Prêmio João-de-Barro, dedicado à criação literária para crianças e jovens. A ilustradora convidada da edição, Aline Abreu, vencedora do prêmio em 2016, também assina a identidade visual do evento.

A programação inclui a exposição “Da minha língua eu vejo o mundo”, com curadoria de Carolina Fedatto e ilustrações de Maria Chiodi, que convida o público a refletir sobre a diversidade linguística do país. Estão previstas ainda 12 oficinas, entre elas “A Jornada Digital do Escritor”, com Bianca Pontes, e “Ilustrando a poesia de Gabriela Mistral”, com Maira Chiodi.

O Festival Literário Internacional de Belo Horizonte é um espaço de valorização da literatura, da leitura e da diversidade linguística, reunindo escritores, ilustradores, editores, pesquisadores e leitores do Brasil e de outros países.

SERVIÇO
PROGRAMAÇÃO 6º FLI BH
22 a 26 de outubro – Funarte-MG

22/10, quarta-feira

10 às 21h

– Exposição “Da minha língua eu vejo o mundo”

– Feira literária MOLLA

9h30 às 10h30 – Narração de histórias da tradição oral, intitulada “Novelo de Histórias”, com Samuel Medina, Kátia Mourão, Wander Ferreira e Flávia Paixão (Educativo da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte.

10h – VI Fórum de Bibliotecas Escolares – “Biblioteca da Escola: lugar de ler e aprender”

Mesa de debate Fórum de Bibliotecas Escolares – “Para que servem as bibliotecas? Perspectivas, políticas culturais e educacionais”, com Nilma Lacerda (Rio de Janeiro) e Ricardo Azevedo (São Paulo); mediação: Graça Castro (Goiânia)

13h30 – Narração de histórias “Brincar de Morar em Livros”, com Alessandra Visentin e João de Ana (Belo Horizonte)

14h – Mesa de debate Fórum de Bibliotecas Escolares – “Ensinar e aprender sobre a biblioteca escolar: os currículos dos cursos de Biblioteconomia”, com Cássia Oliveira (Goiânia), Graça Castro (Goiânia) e Marília Paiva (Belo Horizonte); mediação: Eduardo Valadares da Silva (Belo Horizonte)

16h30 – Mesa de debate Fórum de Bibliotecas Escolares – “Do que é feita a biblioteca escolar? Estrutura, serviços e acervos”, com Daniela Menezes (Contagem), Josenberg Mendes (Belo Horizonte) e Marília Paiva (Belo Horizonte); mediação: Lívia Ferreira (Goiânia)

18h – Apresentação musical “Alguém me avisou: vozes de mulheres brasileiras”, com o Coral dos Desafinados (Belo Horizonte).

18h30 – Cerimônia de Abertura com a presença de autoridades.

19h – Mesa “Uma vida dedicada aos livros, à literatura e aos leitores com Antonieta Cunha”, com Antonieta Cunha (Belo Horizonte), Beatriz Myrrha (Belo Horizonte), Leo Cunha (Belo Horizonte) e Marilda Castanha (Santa Luzia); mediação: Daniela Chaves (Belo Horizonte)

19h – Narração de histórias “Histórias que atravessam o mar”, com Carlandreia Ribeiro (Belo Horizonte) e Junim Ribeiro (Belo Horizonte)

23 de outubro, quinta-feira

9 às 21h

Exposição “Da minha língua eu vejo o mundo”

Feira literária MOLLA

9h30 – Narração de história “Bistrô da Juju: o bicho tá solto”, com Juliana Anselmo (Belo Horizonte)

10h – Mesa de debate Fórum de Bibliotecas Escolares – “Biblioteca da Escola: Lugar de ler e aprender: relatos de experiências” com Camila Petrovich (Belo Horizonte), Carolina Teixeira de Paula (Belo Horizonte), Gilmara de Fátima Pereira da Silva (Belo Horizonte), Graça Castro (Goiânia) e Lívia Ferreira (Goiânia); mediação: Cássia Oliveira (Goiânia)

10h – Encontro de Contadores de Histórias da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte 

13h30 às 14h30 – Narração de Histórias “Lá no fundo da mata”, com a Cia. Canta Contos (Belo Horizonte) – MOLLA

(visitação escolar)

14 às 16h – Oficina “A Jornada Digital do escritor: como publicar e se conectar com leitores”, com a escritora Bianca Pontes (Belo Horizonte)

16 às 18h – Oficina “Ilustrando a poesia de Gabriela Mistral”, com Maira Chiodi, vencedora do Prêmio João de Barro (Belo Horizonte).

16h30 – Leitura dramática “A escrita de si como ferramenta de representação e insurgência das múltiplas vozes”, com Claudia Jordão (São Paulo), Flavia Carvalho (Belo Horizonte) e Marriene Freitas (Belo Horizonte)

17h – Mesa de debate “Os trabalhos fáceis”, com Davis Diniz (Belo Horizonte), Maria Carolina Fenati (Belo Horizonte) e Nathan Matos (Fortaleza); mediação: Ana Elisa Ribeiro (Belo Horizonte) / Parceria MOLLA

19h15 – Mesa de debate “Entre o Arpartheid na Palestina e a ditadura no Chile: o ensaísmo literário de Lina Meruane”, com Lina Meruane (Chile) e mediação de Maíra Nassif (Belo Horizonte) e Mariana Sanchez (Curitiba) / parceria MOLLA

24 de outubro, sexta-feira

9 às 21h

Exposição “Da minha língua eu vejo o mundo”

Feira literária MOLLA

9h30 às 10h30 – Narração de Histórias “Lá no fundo da mata”, com a Cia. Canta Contos (Belo Horizonte) – MOLLA

(visitação escolar)

10h – Mesa Ciclo de Debates Primeira Infância “A Cultura da Infância: a ainda necessária construção dos direitos de ser criança no Brasil, com Miguel G. Arroyo (Belo Horizonte) e Mônica Correia Baptista (Belo Horizonte); mediação: Érica Lima (Belo Horizonte)

13h30 – Encontro com a ilustradora baiana radicada em Belo Horizonte, Amma (vencedora Prêmio Jabuti): “Pra que serve um livro?”

14h – Mesa Ciclo de Debates Primeira Infância “Escrever, Ilustrar e Oferecer Livros para a primeira infância: o que já aprendemos sobre isso?”, com Carol Fernandes (Belo Horizonte)  e Cleide Fernandes (Belo Horizonte); mediação: Flávia Paixão (Belo Horizonte)

16h – Oficina de ilustração, com a ilustradora iraniana Fereshteh Najafi (Curitiba)

16h – Mesa Ciclo de Debates Primeira Infância “Como ler com bebês e crianças muito pequenas?”, com Juliana Daher (Belo Horizonte) e Mariana Parreira Lara do Amaral (Belo Horizonte); mediação: Waney Alves (Belo Horizonte)

17h – Mesa de debate “Língua de poesia: escrever em português”, com Lino Eustáquio (Moçambique)  e Nívea Sabino (Belo Horizonte); mediação: Rosália Diogo (Belo Horizonte)

19h – Mesa de debate “Viver entre livros”, com Mariana Sanchez (Curitiba), Paulo Fernandes (Belo Horizonte) e Sílvia Naschenveng (São Paulo); mediação: Elaine Martins (Belo Horizonte) / parceria MOLLA

19h – Lançamento da Zine Nós em Prosa – Número 01

25/10, sábado

10 às 21h

Exposição “Da minha língua eu vejo o mundo”

Feira literária MOLLA

10h – Performances de Ilustração, com Carol Rossetti (Belo Horizonte) e Isabela Santos (Belo Horizonte)

10h – Oficina “A extraordinária fábrica de monstros”, com Flávia Paixão (Belo Horizonte)

10h – Oficina “Brincadeiras e Canções”, com o grupo cênico-musical Serelepe, formado por 

Reginaldo Santos, Gabriel Murilo e Eugênio Tadeu (Belo Horizonte)

10h30 – Mesa de debate “Informação em tempos de desinformação: o papel dos podcasts e influencers de cultura e ciência na construção da democracia”, com Mariana Evaristo (Belo Horizonte), Thiago André (Rio de Janeiro) e Lucas Ed (Belo Horizonte); mediação: Afonso Andrade (Belo Horizonte)

13h30 –  Oficina “Traça Traço: o desenho muito além da imaginação para crianças”, com João Marcos (Governador Valadares)

14h00 – Palestra “Com quantas palavras se cria um mundo? Literatura de fantasia no Brasil”, com Leonel Caldela (São Paulo) e Emanoel Ferreira (Belo Horizonte); mediação de Samuel Medina (Belo Horizonte)

15h30 – Espetáculo “Mostra Siricoté – 15 anos Grupo Serelepe, com o Grupo Serelepe (Belo Horizonte)

16h – Mesa “Desapropriando a literatura chilena, reconstruindo imagens de escritores”, com Clarice Filgueiras (Chile / Belo Horizonte) e Sara Rojo (Chile / Belo Horizonte); mediação: Bernardo Serino (Belo Horizonte) – parceria MOLLA

16h30 – Oficina de ilustração “Quem será ela?” que convida participantes a confeccionarem flâmulas com pintura e carimbos feitos com legumes – com Anna Göbel (Belo Horizonte)

17h – Mesa “Contar histórias com imagens”, com Anna Cunha (Belo Horizonte), Fereshteh Najafi (Irã / Curitiba) e João Marcos (Governador Valadares); mediação: Rodrigo Teixeira (Belo Horizonte)

19h – Conferência “A cidade como trama de letras, imagens e sons”, com Ricardo Aleixo (Belo Horizonte). Apresentação e mediação de Adriane Garcia (Belo Horizonte).

26/10, domingo

10 às 19h

Exposição “Da minha língua eu vejo o mundo”

Feira literária MOLLA

10h – Oficina para crianças “Ilustração com dobras e cortes de papel”, com Bruna Lubambo (Belo Horizonte)

10h e 11h – Oficina para a primeira infância: “Corpo que risca, história que dança”, com Bárbara Flor (Belo Horizonte)

10h30 – Mesa “Literatura infantil – modos de escrever e ilustrar” com Aline Abreu (São Paulo), Nelson Cruz (Santa Luzia) e Rubem Filho (Belo Horizonte); mediação: Dandara Lessa (Sabará)

13h – Oficina “Criando em três tempos: ilustração em movimento”, com Cecília Castanha

14h – Oficina “Imprimindo tipos”, com Gabriel Nascimento (Belo Horizonte)

14h30 – Espetáculo “Mil e uma estrelas”, com a Cia. Pé de Moleque. Direção de Brenda Campos (Belo Horizonte)

15h – Oficina “Tirinhas para todos”, com Ricardo Tokumoto (Belo Horizonte)

15h – Stand up “Desculpa, é que eu sou manoteiro…”, com Paulo Araújo (Divinópolis)

17h – Adélia Prado 90 anos: um sarau-celebração, com o ator Odilon Esteves (São Paulo)

You may also like

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies

Adblock Detected

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.