Foto: Antônio Cigania
O 5º Festival Camelo de Arte Contemporânea será realizado entre os dias 2 de outubro e 15 de novembro de 2025, na Casa Camelo, no bairro Sagrada Família, em Belo Horizonte. O evento reúne exposições, oficinas, palestras e ações educativas, com entrada gratuita.
A abertura acontece no dia 2 de outubro, das 18h às 22h, e marca o início de uma programação voltada para o fomento da arte contemporânea e para a descentralização da produção artística no Brasil.
O 5º Festival Camelo de Arte Contemporânea é composto por quatro exposições inéditas: Raízes d´água: confluências diaspóricas, de Hariel Revignet (Goiás); RUMA!, de Antônio Cigania (Minas Gerais); Cada Maloqueiro Tem um Saber Empírico, do projeto Visão de Cria (Belo Horizonte); e Plantação, de Roberval Borges (Piauí). As exposições apresentam obras em linguagens como fotografia, pintura, vídeo e instalação, trazendo à tona questões ligadas à ancestralidade, memória, território, periferia e imaginários coletivos.
As oficinas ofertadas nesta edição do evento são “Poesia Pela Luz”; ministrada pelo fotógrafo, diretor de arte e curador cultural Bené (André Fernandes Xavier), do projeto Visão de Cria”, no dia 11 de outubro; “Cola-gravura”, administrada pelos professores Alessandro Lima, Gizelle Cândido e Rafael CasaMenor, do projeto Ateliê Central, no dia 25 de outubro; “Tecno-costura: customizando com LEDS”, ministrada pela artista Juliana Porfírio, no dia 1 de novembro; e “Quem se vê?”, concedida pela artista visual Juliana de Oliveira (Julianismo), no dia 13 de novembro.
O festival é idealizado por Luiz Lemos, fundador da Casa Camelo, em parceria com a produtora cultural Eloá Mata. A curadoria é assinada por Camilla Rocha Campos, Fabíola Martins, Gabriela Carvalho e Luiz Lemos.
Nesta edição, o festival recebeu 305 inscrições e conta com ações educativas para grupos escolares, além de uma publicação final organizada pelo professor Eduardo de Jesus, do Departamento de Comunicação da UFMG. O projeto tem financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
SERVIÇO
5º Festival Camelo de Arte Contemporânea
Data: entre os dias 2 de outubro e 15 de novembro de 2025
Abertura: 2 de outubro, das 18h às 22h
Visitação gratuita: de quarta a sábado, das 15h às 19h
Agendamentos e visitas em grupo: [email protected]
Endereço: Rua Santo Agostinho 365, Sagrada Família, Belo Horizonte
Mais informações e link para inscrições nas oficinas: Instagram @casacamelo