Home Eventos Cia Baobá Minas apresenta espetáculo de dança “Diálogos Femininos e Identidade” no Sesc Palladium e Teatro Marília

Cia Baobá Minas apresenta espetáculo de dança “Diálogos Femininos e Identidade” no Sesc Palladium e Teatro Marília

by Paloma Morais

Foto: Marcelo Goulart

A Cia Baobá Minas estreia a remontagem do espetáculo de dança “Diálogos Femininos e Identidade” neste sábado, 4 de outubro, às 19h, no Teatro de Bolso do Sesc Palladium, em Belo Horizonte. A apresentação gratuita marca os 26 anos da companhia e homenageia personalidades negras que marcaram a história da cultura, da política e das artes. Os ingressos podem ser retirados na plataforma Sympla ou na portaria do teatro.

O espetáculo também será apresentado no dia 7 de outubro, terça-feira, às 19h, no Teatro Marília, dentro do projeto Terça da Dança, com entrada gratuita.

“Diálogos Femininos e Identidade” foi criado por Júnia Bertolino em 2019 e retorna em versão coletiva, transformando o solo original em um coro formado por oito bailarinas. A dramaturgia é inspirada em trajetórias de mulheres negras como Marlene Silva, Mercedes Baptista, Ruth de Souza, Maria Firmina dos Reis, Carolina Maria de Jesus, Ângela Davis, Lélia Gonzalez, Dandara, Nzinga, Nina Simone, Marielle Franco, Elza Soares, Teresa de Benguela, Antonieta de Barros, Léa Garcia e Xênia França.

A trilha sonora é executada ao vivo por Rodrigo Aziz, José Gabriel Gutierrez e Guilherme Ramos, com base em referências da cultura afro-brasileira como congado, samba de roda e ritmos de matriz africana. Poemas de Conceição Evaristo e Elisa Lucinda também fazem parte da encenação, que combina dança, literatura, música e recursos audiovisua

Após a estreia, a Cia Baobá Minas lança no foyer do Sesc Palladium dois livros publicados pela Editora Mazza. O primeiro é “Herdeiros de Zumbi – Mestres, Grupos Culturais e Artistas homenageados pelo Prêmio Zumbi de Cultura da Cia Baobá”, que apresenta a trajetória do prêmio realizado entre 2015 e 2023. O segundo, “Performance, Ancestralidade e Ritualidade: Corporeidades Negras da Cia Baobá Minas”, de autoria de Júnia Bertolino, reúne reflexões sobre dança afro-brasileira, ancestralidade e tradição oral.

História da companhia

A Cia Baobá Minas foi fundada em 1999 em Belo Horizonte por Júnia Bertolino, William Silva e Jorge Áfrika. Ao longo de 26 anos, o grupo se consolidou como referência em dança afro-brasileira no Brasil, com produções artísticas, projetos educativos e o Prêmio Zumbi de Cultura, que já homenageou mais de 120 mestres e artistas da cultura negra. Entre seus espetáculos estão “Ancestralidade: Herança do Corpo” (2009), “Quebrando o Silêncio” (2009) e “Diálogos Femininos e Identidade” (2019 e 2025).

Serviço | “Diálogos Femininos e Identidade”, da Cia Baobá Minas

4/10 (sábado), às 19h
Teatro de Bolso doSesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1.046 – Centro)
Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados pelo Sympla ou na portaria

7/10 (terça-feira), às 19h
Teatro Marília (avenida Professor Alfredo Balena – 586 – Santa Efigênia)
Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados pelo Sympla ou na portaria

Ensaio aberto
Integra o projeto, também, um ensaio aberto do espetáculo, que acontece no dia 30/9, terça-feira, às 19h30, no Centro de Referência das Juventudes (CRJ), localizado na Rua dos Guaicurus, número 50, no Centro. A entrada é gratuita.

You may also like

Adblock Detected

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.