Foto: Área de Serviço
Entre os dias 14 e 17 de agosto de 2025, o centro de Belo Horizonte recebe a 4ª edição da Festa da Luz, festival gratuito que une arte pública, cultura urbana, luz e tecnologia. Com o tema “Culturas Urbanas”, a edição deste ano propõe um circuito que destaca a diversidade das manifestações artísticas que ocupam o espaço público, como grafite, dança de rua, hip-hop, funk, performances e instalações interativas. Serão 14 obras de arte luminosas espalhadas em locais como a Praça da Estação, Viaduto Santa Tereza, Sulacap/Sulamérica, rua Aarão Reis e rua Sapucaí.
A programação gratuita da Festa da Luz 2025 contempla obras inéditas e intervenções visuais que utilizam tecnologias imersivas, como laser mapping, painéis de LED e projeções em vídeo. O evento busca ampliar o acesso à arte contemporânea, com foco nas produções artísticas que surgem em diálogo com o espaço urbano e as periferias.
Entre os primeiros nomes confirmados estão artistas como Criola, Bolinho, Dpaula, Homem Gaiola, Coletivo Levante, Alex Senna e o coletivo Mutabile Arquitetura + João Wilbert. A seleção conta com artistas visuais, grafiteiros e arquitetos que propõem obras com enfoque na memória, afeto, ocupação do território e experiências sensoriais. A proposta é gerar novos olhares para o centro de Belo Horizonte, a partir de uma programação noturna voltada à valorização das culturas urbanas.
A programação completa, com oficinas, rodas de conversa e demais atividades, será divulgada nas próximas semanas nos canais oficiais do evento.
Serviço
Festa da Luz 2025 – 4ª edição
Data: 14 a 17 de agosto de 2025
Local: Baixo Centro de Belo Horizonte (Praça da Estação, Viaduto Santa Tereza, Edifícios Sulacap e Sulamérica, Rua Aarão Reis e Rua Sapucaí)
Entrada: Gratuita