Home CarnavalPalácio da Liberdade recebe Mostra de Cinema sobre Samba e Carnaval

Palácio da Liberdade recebe Mostra de Cinema sobre Samba e Carnaval

by Paloma Morais

Foto: Lançamento Roda na Sala Humberto Mauro em 2011

Durante o Carnaval da Liberdade, o Palácio da Liberdade se transforma no Palácio do Samba e recebe uma Mostra de Cinema dedicada à história do samba e do carnaval em Minas Gerais. A programação apresenta documentários que resgatam memórias, trajetórias e a influência de grandes nomes do samba, como Mestre Conga, Mamão e Ronaldo Coisa Nossa.

As produções audiovisuais foram filmadas em Belo Horizonte e Juiz de Fora, reunindo depoimentos de artistas, pesquisadores e personagens que vivenciaram o crescimento e a evolução do samba no estado. Os filmes destacam a tradição do carnaval belo-horizontino, o legado de sambistas icônicos e a importância de espaços históricos para a cultura popular. Entre os títulos exibidos estão “O Inconfidente do Samba”, “Coisa Nossa”, “Vai Manter a Tradição: O Samba em Juiz de Fora” e “Roda – com a Velha Guarda do Samba de Belo Horizonte”.

A Mostra de Cinema integra a programação do “Palácio do Samba”, parte do projeto Via das Artes, uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, realizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e pela Fundação Clóvis Salgado (FCS), com correalização da Prefeitura de Belo Horizonte e patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). A produção do evento é assinada pelo Instituto Cultural Aurum, em parceria com a Codemge, a Fundação Clóvis Salgado e Jackson Martins Produções e Eventos, sob curadoria do Coletivo de Sambistas Mestre Conga.

Com sessões diárias, a programação convida o público a celebrar o samba como expressão de identidade cultural e resistência. A iniciativa busca valorizar o samba mineiro e sua história, promovendo o acesso à cultura por meio do audiovisual.

A Mostra acontece nas dependências do Palácio da Liberdade, um dos patrimônios históricos mais emblemáticos de Minas Gerais, que ganha nova roupagem durante o Carnaval da Liberdade. O evento reforça o samba como parte essencial da identidade cultural do estado, proporcionando ao público uma imersão na música, na memória e na tradição carnavalesca mineira.

01/03 SAB
14h O inconfidente do Samba (Chiquinho Matias, BH-MG, 2013) Livre | 33min
O filme traça um paralelo entre a vida do sambista Mestre Conga e sua relação com o carnaval da capital mineira, resgatando suas memórias e somando a elas a convergência entre a vida do grande mestre e o percurso histórico do carnaval de Belo Horizonte.

14h35 Samba em Serpentina (Marcos Maia, BH-MG, 2013) Livre | 8min
O curta reúne fragmentos da pesquisa sobre a história do samba e do carnaval da capital mineira. Foi destinado à exposição Narrativas do Samba e do Carnaval de Belo Horizonte que esteve em cartaz no Museu Histórico Abílio Barreto, em 2023.

17h Memórias de um tipógrafo partideiro (Pedro Portela, BH-MG,  2005)| Livre 52min
Letra por letra, Zé do Monte passa os dias cantando palavras, tipógrafo há mais de 30 anos, esse é o ofício que ele luta para preservar. Além de trabalhar com as minúsculas fontes de metal, ele sempre colheu versos nas rodas de partido-alto.

02/03 DOM
14h Velha Guarda Canta Mestre Conga – Pedra 90 (Chiquinho Matias, BH-MG, 2024) | Livre |57min
Mestre Conga, baluarte do carnaval e do samba de Belo Horizonte, é tema deste documentário musical que é uma verdadeira homenagem da velha guarda, representada por Donelisa, Zé do Monte e Lucinha Bosco. Eles e o próprio Mestre Conga interpretam dez faixas do compositor que no último dia de Iemanjá, 02 de fevereiro, completou 98 anos.

17h Coisa Nossa (Carlos Canela, BH-MG, 2012)| Livre | 71min
Coisa Nossa é um filme que já nasceu com o nome pronto. Através da história de Ronaldo Coisa Nossa, sambista da velha guarda, catador de ferro velho, dono do famoso bar Opção e compositor, o filme fala de coisas que são absolutamente nossas, brasileiros e brasileiras: a superação, humildade altiva e histórica que herdamos sem abrir mão da resistência. Tudo com um jeito sereno à sua maneira de conviver com as adversidades.

03/03 SEG
14h Vai Manter a Tradição: O Samba em Juiz de Fora (Carlos Fernando Cunha, Juiz de Fora-MG, 2020) Livre | 95min
O documentário apresenta aspectos da história do samba de Juiz de Fora/MG, reunindo depoimentos de artistas e pesquisadores da cidade, bem como imagens de arquivo.

17h Roda – com a velha guarda do samba de Belo Horizonte (Carla Maia e Raquel Junqueira, BH-MG, 2011) Livre | 70m
Entre sambas e memórias, compositores, intérpretes e instrumentistas da Velha Guarda do Samba de Belo Horizonte fazem  roda em um filme feito de encontros. Na produção, encontro do historiador e produtor cultural Marcos Maia com as diretoras Carla Maia e Raquel Junqueira e na narrativa, encontro de sambistas que  em cinco rodas cantam e contam de maneira poética suas vivências no mundo do samba da capital mineira.

04/03 TER
14h Mamão: Sambas e Memórias na Cidade Iluminada (Carlos Fernando Cunha, Juiz de Fora-MG, 2022) | Livre | 66 min
O documentário trata da vida e da produção artístico-musical de Armando Fernandes Aguiar, o Mamão. Cantor e compositor nascido em Juiz de Fora/MG, Mamão compôs, entre outros sambas, Tristeza Pé No Chão, sucesso na voz de Clara Nunes, gravado em 1973.

17h Luz da vida inteira (Maria de Fátima Augusto, BH-MG, 2007) | Livre | 45min
Documentário que mostra os últimos dias da principal casa de dança de Belo Horizonte: o Clube Elite. O filme é um mergulho no universo de trabalhadores comuns que a noite se transformam em exímios dançarinos.

You may also like

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies

Adblock Detected

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.