Home OportunidadesGRATUITO – Centro Cultural Alto Vera Cruz oferece oficina no setor de audiovisual

GRATUITO – Centro Cultural Alto Vera Cruz oferece oficina no setor de audiovisual

by Paloma Morais

Foto: Thales Santos

O Centro Cultural Alto Vera Cruz, em Belo Horizonte, receberá a oficina “Eu te conto! – Sensibilização de Audiovisual Educativo – Registrando Histórias Familiares como Patrimônio Imaterial”, entre os dias 20 e 30 de janeiro de 2025. A iniciativa faz parte do Circuito Municipal de Cultura e é destinada a moradores dos bairros Alto Vera Cruz, Granja de Freitas, Taquaril e Castanheiras.

A oficina será ministrada pela cineasta Natalie Matos de Moura e tem como objetivo ensinar técnicas audiovisuais para registro e preservação de memórias familiares. As aulas ocorrerão nos dias 20, 23, 27 e 30 de janeiro, segundas e quintas-feiras, das 18h às 21h, com participação gratuita. Interessados com idade a partir de 12 anos podem se inscrever através de um formulário online. São oferecidas cinco vagas por bairro, e não é necessário ter experiência prévia com audiovisual.

Natalie Matos de Moura, idealizadora e ministrante da oficina, é cineasta e cofundadora da RENCA – Produções e Interações Culturais. Há seis anos, a RENCA produz conteúdos que destacam pessoas negras em diversas funções do audiovisual. A oficina busca valorizar a memória e a identidade cultural como forma de fortalecimento social e inclusão.

A formação abordará temas como conceitos básicos de fotografia, vídeo e edição; planejamento de produção; técnicas de entrevista; edição de vídeos com softwares gratuitos; e preservação digital. A metodologia inclui aulas teóricas e práticas, com exercícios de fotografia, gravação e edição, e encerra-se com a apresentação dos trabalhos realizados pelos participantes.

Natalie Matos de Moura, 29 anos, é formada em Cinema e Audiovisual e possui experiência em produção cultural e audiovisual. Entre 2015 e 2026, atuou na produção de episódios do programa MULHERE-SE, da Rede Minas TV, e no setor de comunicação da organização FA.VELA. Atualmente, é instrutora de programas sociais no SESC Floresta, onde coordena o LABMais, um laboratório de experimentações artísticas.

SERVIÇO:

Oficina “Eu te conto! – Sensibilização de Audiovisual Educativo – Registrando Histórias Familiares como Patrimônio Imaterial”
Dias 20, 23, 27 e 30 de janeiro, segundas e quintas-feiras, das 18h às 21h
Público-alvo. Moradores do território L4 (bairros Alto Vera Cruz, Granja de Freitas, Taquaril e Castanheiras), a partir dos 12 anos.
Número de participantes. 5 vagas para cada bairro

Centro Cultural Alto Vera Cruz (Rua Padre Júlio Maria, 1577, Alto Vera Cruz)
Gratuito. Para participar os interessados devem preencher o formulário disponível no link.

You may also like

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies

Adblock Detected

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.