Foto: Thales Santos
O Centro Cultural Alto Vera Cruz, em Belo Horizonte, receberá a oficina “Eu te conto! – Sensibilização de Audiovisual Educativo – Registrando Histórias Familiares como Patrimônio Imaterial”, entre os dias 20 e 30 de janeiro de 2025. A iniciativa faz parte do Circuito Municipal de Cultura e é destinada a moradores dos bairros Alto Vera Cruz, Granja de Freitas, Taquaril e Castanheiras.
A oficina será ministrada pela cineasta Natalie Matos de Moura e tem como objetivo ensinar técnicas audiovisuais para registro e preservação de memórias familiares. As aulas ocorrerão nos dias 20, 23, 27 e 30 de janeiro, segundas e quintas-feiras, das 18h às 21h, com participação gratuita. Interessados com idade a partir de 12 anos podem se inscrever através de um formulário online. São oferecidas cinco vagas por bairro, e não é necessário ter experiência prévia com audiovisual.
Natalie Matos de Moura, idealizadora e ministrante da oficina, é cineasta e cofundadora da RENCA – Produções e Interações Culturais. Há seis anos, a RENCA produz conteúdos que destacam pessoas negras em diversas funções do audiovisual. A oficina busca valorizar a memória e a identidade cultural como forma de fortalecimento social e inclusão.
A formação abordará temas como conceitos básicos de fotografia, vídeo e edição; planejamento de produção; técnicas de entrevista; edição de vídeos com softwares gratuitos; e preservação digital. A metodologia inclui aulas teóricas e práticas, com exercícios de fotografia, gravação e edição, e encerra-se com a apresentação dos trabalhos realizados pelos participantes.
Natalie Matos de Moura, 29 anos, é formada em Cinema e Audiovisual e possui experiência em produção cultural e audiovisual. Entre 2015 e 2026, atuou na produção de episódios do programa MULHERE-SE, da Rede Minas TV, e no setor de comunicação da organização FA.VELA. Atualmente, é instrutora de programas sociais no SESC Floresta, onde coordena o LABMais, um laboratório de experimentações artísticas.
SERVIÇO:
Oficina “Eu te conto! – Sensibilização de Audiovisual Educativo – Registrando Histórias Familiares como Patrimônio Imaterial”
Dias 20, 23, 27 e 30 de janeiro, segundas e quintas-feiras, das 18h às 21h
Público-alvo. Moradores do território L4 (bairros Alto Vera Cruz, Granja de Freitas, Taquaril e Castanheiras), a partir dos 12 anos.
Número de participantes. 5 vagas para cada bairro
Centro Cultural Alto Vera Cruz (Rua Padre Júlio Maria, 1577, Alto Vera Cruz)
Gratuito. Para participar os interessados devem preencher o formulário disponível no link.