Home TeatroGRATUITO – Espetáculos do Cena 3×4

GRATUITO – Espetáculos do Cena 3×4

by Paloma Morais

Foto: Igor Cerqueira

Nos dias 14 de novembro a 6 de dezembro, Belo Horizonte recebe a edição 2024 do Cena 3×4, projeto de criação e compartilhamento de processos teatrais. A programação é gratuita e inclui apresentações dos coletivos Morro Encena, Maldita Cia., Artilharia Cênica, e Caras Pintadas & El Individuo em diversos locais da cidade. Informações detalhadas sobre a programação e acessibilidade podem ser encontradas no site do Cena 3×4.

O Cena 3×4, criado em 2002 pela Maldita Cia. de Investigação Teatral em parceria com o Galpão Cine Horto, promove a formação, criação e troca de experiências entre grupos de teatro em Belo Horizonte. Cada edição envolve quatro coletivos, que desenvolvem criações colaborativas para aproximar o teatro de suas comunidades. Em 2024, a proposta incentiva que os grupos investiguem seus próprios territórios, fortalecendo laços com seus contextos locais.

Na abertura, o coletivo Morro Encena apresentará o espetáculo “Fia Feia de Delegado” em bares do aglomerado da Serra, refletindo a vivência local e satirizando temas como machismo. As apresentações ocorrem nos dias 14 de novembro, às 20h, e 15 e 16 de novembro, às 17h.

Já a Maldita Cia. traz “Capítulo 3: Nem Meu Nome Eu Falo Hoje”, peça baseada no relatório da Comissão da Verdade em Minas Gerais e em relatos de Emely Vieira, ex-presa política e defensora dos direitos humanos. As apresentações serão no dia 17 de novembro, às 11h e 16h30, com foco em memória e direitos humanos.

O coletivo Artilharia Cênica exibe “HA!” no Parque Municipal, dias 30 de novembro e 1º de dezembro, às 15h, abordando a relação com dispositivos eletrônicos de forma lúdica e reflexiva. O espetáculo explora o contraste entre o mundo virtual e o universo onírico.

O encerramento fica por conta de “Antes Ele do que Eu!”, obra dos coletivos Caras Pintadas e Cia El Individuo, que será apresentada no Teatro Espanca!, em 5 de dezembro, às 20h, e no Centro Cultural São Bernardo, em 6 de dezembro, às 14h. Inspirado na obra “Defunto só Presta Morto”, de Fernando Limoeiro, o espetáculo reflete sobre a situação dos circos de lona do interior do Brasil, suas tradições e desafios.

SERVIÇO:

“Fia Feia de Delegado”, do coletivo Morro Encena
14 de novembro às 20h
15 de novembro às 17h
Local: Mirantinho Bar. Rua Bela Vista 14, Praça do Cafezal
Entrada gratuita

16 de novembro às 17h
Local: Bar “Para aqui Rapidim”: Rua Doutor Camilo, 504 (embaixo da Caixa d’água)
Entrada gratuita

“Capítulo 3: nem meu nome eu falo hoje”, da Maldita Cia. de Investigação Teatral.ção e 17 de novembro às 11h e às 16h30
Local: Galpão Cine Horto (rua Pitangui, 3.613 – Horto)
Entrada gratuita.
Ingressos no link: https://www.sympla.com.br/produtor/galpaocinehortobilheteria

“HA!”, do grupo Artilharia Cênica
30 de novembro e 01 de dezembro às 15h
Local: Praça dos Patins – Parque Municipal Américo Renné Giannetti (ao lado do Teatro Francisco Nunes) – Av. Afonso Pena, 1377 – Centro
Entrada gratuita.

“Antes Ele do que Eu!”, da Cia El Individuo e Caras Pintadas
05 de dezembro às 20h
Local: Teatro Espanca! (Rua Aarão Reis, 542 – Centro)
Entrada gratuita.

06 de dezembro às 14h
Local: Centro Cultural São Bernardo (Rua Édna Quintel, 320 – São Bernardo)
Entrada gratuita.

You may also like

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies

Adblock Detected

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.