Foto: @jennifersouzamusic | @jennifersouzalook
O single “Ela” está disponível em todas as plataformas digitais
O compositor belorizontino Fernando Martte está prestes a lançar um projeto musical que promete tocar o coração e a mente do público. Com um olhar atento para as relações humanas e os temas do cotidiano, Fernando se inspira na rica cultura mineira e não hesita em abordar questões sociais, como o racismo. Suas letras refletem o jeito peculiar de ser e falar do povo mineiro, colocando o dedo na ferida das injustiças que ainda permeiam a sociedade.
A primeira faixa do álbum, intitulada “Ela”, está no ar e serve como uma introdução ao seu novo trabalho. Com os arranjos permeados por batidas marcantes do violão de nylon com paleta, aliado a uma cozinha sólida de baixo e bateria, a música que transita entre o desencontro amoroso e a vontade latente de um reencontro, tem nos metais (sax, trombone e trompete) o suporte ideal para um clima gostoso e dançante da canção. Este single faz parte do álbum “Fernando Martte”, que estará disponível em Dezembro em todas as plataformas digitais.
Uma das características mais marcantes deste álbum é a sua diversidade musical. Fernando Martte acredita que seu processo de composição vai além de um estilo ou influência específica; é uma interseção das várias sonoridades que o inspiram e essa pluralidade se torna evidente ao dar o play.
Martte deseja que sua música provoque reflexão e liberdade em quem a escuta. Por isso, convida todos a mergulhar nessa experiência sonora, que reflete não apenas sua jornada como artista, mas também a complexidade e beleza da vida.
SOBRE O ARTISTA:
Natural de Belo Horizonte, Fernando Martte é um cantor e compositor de 42 anos, morador da região de Venda Nova. Seu interesse pela música começou aos 13 anos, quando se encantou ao ver amigos tocando violão. Em 2000, ele deu seus primeiros passos no mundo musical com uma banda que durou cerca de dois anos. Após o término do grupo, Fernando decidiu manter a música como um hobby, que resultou em mais de 60 canções, que refletem sua jornada e evolução como artista.
A pandemia, embora desafiadora, trouxe um novo olhar para sua arte. Passando mais tempo em casa com a família, Fernando redescobriu sua paixão pela música e, em 2022, decidiu retomar os arranjos que havia deixado de lado. Em busca de um som que ecoava com suas inspirações, procurou o produtor Leonardo Marques, conhecido por seu trabalho no estúdio Ilha do Corvo, e pela estética vintage que permeia suas produções.
Em 2023, a parceria entre Fernando Martte e Leonardo Marques deu início à construção de seu primeiro álbum, “Fernando Martte”, um projeto que promete capturar a essência de suas composições e a experiência acumulada ao longo dos anos.
Ficha técnica:
Gravado, mixado e masterizado por Leonardo Marques no estúdio Ilha do Corvo em BH.
Fernando Martte – (violão, guitarra, voz e percussão) @fernandomartte
Leonardo Marques – (produção musical, guitarra, baixo, rhodes, Hammond, sintetizador e percussão) @ilhadocorvo
Helton Lima – (bateria e percussão) @heltonlima
Juventino Dias – (trompete) @juventinodiastrompete
Silas Prado – (saxofone) @silaspradosax
Buchecha – (trombone) @joaopaulo_buchecha
Ouça Ela em todas as plataformas digitais: https://onerpm.link/581016459090
Acompanhe Fernando Martte: @fernandomartte