Foto: Angelo Avila
De 18 a 22 de setembro, a cidade será palco de espetáculos que colocam em cena o mundo encantador do teatro em pequena escala. Além das montagens teatrais para todas as idades, a programação conta com oficinas para artistas e interessados na área, e rodas de conversa com grandes nomes do teatro de bonecos.
O dia 18 de setembro será marcado pelo espetáculo “As Aventuras de Matias”, do Grupo Girino, às 15h no Teatro de Bolso do Sesc Palladium, seguido pela oficina “Dramaturgias e Infâncias”, das 18h30 às 21h30, no mesmo local. A oficina, que será ministrada pelos artistas da Insensata Cia de Teatro, Brenda Campos e Keu Freire, é voltada para estudantes de Artes, Letras e Cinema, contadores de histórias, escritores, artistas, educadores e demais interessados a partir de 18 anos.
As apresentações artísticas seguem no dia 19 de setembro com os espetáculos “Isto não é uma caixa”, de Tiago Almeida, “Interditado”, de Iasmim Marques, e “3X4”, de Lúcio Honorato, que serão apresentados das 14h às 16h no Centro Cultural São Geraldo. No dia 20 de setembro, o Aldeia Ponto de Cultura receberá o Laboratório de Intercâmbio de Teatro em Miniatura, das 14h às 20h, atividade de troca e compartilhamento de experiências e processos criativos com os artistas da programação.
A mostra na Praça Duque de Caxias, no dia 21 de setembro, promete ser um dos destaques do festival, com 12 espetáculos que apresentarão narrativas de Teatro Lambe Lambe e intervenções, das 15h às 17h. No mesmo dia, o Instituto HaHaHa, também no bairro Santa Tereza, receberá o espetáculo “Vida de Mamulengo”, de Chico Simões, às 17h. Logo após, às 18h, o local será sede da roda de conversa “Café Debate – 35 anos do Teatro Lambe-Lambe – Memória e Perspectivas”, com a participação de Cássia Macieira, Denise di Santos, Mario Piragibe e Pedro Cobra, sob mediação de Tiago Almeida. A retirada de ingressos será feita 30 minutos no local.
O encerramento do Festival acontece no dia 22 de setembro, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, das 10h às 13h, com uma mostra que conta com 16 espetáculos e intervenções. Além disso, o Teatro Francisco Nunes receberá quatro sessões do espetáculo “Vida de Mamulengo”, de Chico Simões, às 10h30, 11h, 11h30 e 12h15, com distribuição de ingressos 30 minutos antes de cada apresentação, cada sessão irá contemplar 30 pessoas.
SERVIÇO:
FESTIM – Festival de Teatro em Miniatura
De 12 a 22 de setembro de 2024
Espaços:
Aldeia Ponto de Cultura
Endereço: Rua Silva Freire, nº 133, bairro Horto. Belo Horizonte/MG.
Centro Cultural São Geraldo
Endereço: Rua Silva Alvarenga, nº 548, bairro São Geraldo. Belo Horizonte/MG.
Instituto HaHaHa
Endereço: Rua Estrela do Sul, nº 126, bairro Santa Tereza. Belo Horizonte/MG.
Parque Municipal Américo Renné Giannetti
Endereço: Avenida Afonso Pena, nº 1377, Centro. Belo Horizonte/MG.
Praça Duque de Caxias
Endereço: Praça Duque de Caxias, bairro Santa Tereza. Belo Horizonte/MG.
Teatro de Bolso do Sesc Palladium
Endereço: Rua Rio de Janeiro, nº 1046, Centro. Belo Horizonte/MG.
Teatro Francisco Nunes
Endereço: Avenida Afonso Pena, nº 1377, Centro. Belo Horizonte/MG.