Home EventosGRATUITO – Lançamento do livro “Escrita dos dias II – Práticas de escrita biográfica sobre maternidade”

GRATUITO – Lançamento do livro “Escrita dos dias II – Práticas de escrita biográfica sobre maternidade”

by Paloma Morais

Fotos: Cecilia Rocha por Antônio Rocha / Carolina Fenati por Dolores Orange / Fernanda Regaldo por Roberto Andrés

ELAS ESCREVEM SOBRE MATERNIDADE 

O projeto Escrita do Dias, em sua segunda edição, lança publicação que reúne textos de cinco mulheres e suas experiências com a maternidade 

Acontece no dia 17 de agosto de 2024 às 10h, no Incc, o lançamento da publicação do projeto Escrita dos dias II – Práticas de escrita biográfica sobre maternidade, realizado com patrocínio do Centro Universitário de Belo Horizonte – UniBH, via Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Os exemplares serão distribuídos gratuitamente a todo o público presente. A coordenação do projeto é feita por Cecília Rocha,  Fernanda Regaldo e Maria Carolina Fenati. “Entendemos a maternidade como uma questão que passa por uma profunda reinvenção atualmente”, explica Maria Carolina Fenati, “e nossa proposta é pensar e compartilhar reescritas desse conceito, a partir de experiências concretas e singulares de mulheres, sejam elas mães ou não”. 

O lançamento do livro encerra o processo iniciado em outubro de 2023, quando foram selecionadas cinco bolsistas para uma  residência de escrita: Dolores Orange, Flávia Carvalho, Lorena Barbosa, Malu Grossi Maia e Marina Apolinário. Entre outubro de 2023 e maio de 2024, as cinco mulheres, sob orientação de Cecília Rocha e Fernanda Regaldo, assumiram a difícil tarefa de examinar suas diferentes histórias de maternidade, seja no papel de mães, filhas, netas ou, simplesmente, de leitoras e sobre elas escrever. “Durante o processo, nos encontramos regularmente para ler e conversar sobre o material à medida que ia sendo produzido, além de compartilharmos tanto referências bibliográficas e artísticas quanto acontecimentos cotidianos”, explica Regaldo. O resultado é uma publicação de pouco mais de duzentas páginas, diagramada por Luísa Rabello e organizada pelas coordenadoras do projeto. 

“Foi muito acolhedor o processo, as orientadoras tinham uma disponibilidade que ajudava as ideias a se desenvolverem no texto”, relata Malu Grossi Maia, que participou pela primeira vez de uma residência literária, e continua: “Foi fundamental compreender como o processo da escrita de si reflete nos processos internos envolvidos na questão que se tenta elaborar. A intenção não era curar, mas descobrir algo mais, perceber como contar a história, como ela me afeta, onde não dói mais”. Como mãe, ela considera muito importante entrar em contato com relatos diferentes, experiências diversas, “descobrir o que a escrita sobre maternidade propõe como reflexão, para além dela mesma, num movimento de perspectiva em que há muito ainda a elaborar”. 

No dia do lançamento, a equipe do projeto e as cinco autoras estarão presentes para sessão de autógrafos e uma conversa com o público. Com esta publicação, o projeto Escrita dos Dias cumpre o objetivo de estimular pessoas a refletir e se expressar sobre o tema, de modo a afirmar e tornar mais visíveis diferentes formas de maternagem. 

Mais sobre o projeto

Além da residência, o projeto realizou três oficinas gratuitas, todas com objetivo de pensar as relações entre literatura, escrita e as experiências com a maternidade. Os textos reunidos na publicação a ser lançada no dia 17 de agosto receberam uma edição sonora, assinada por O Grivo, com fragmentos lidos pelas próprias autoras. Os áudios estão disponíveis no Spotify. Esta é a segunda edição do Escrita dos Dias. Na primeira, cinco jovens mulheres, entre 18 e 15 anos, escreveram breves narrativas biográficas, durante seis meses de residência. Os livros foram publicados e seguem disponíveis para download no site do projeto: https://escritadosdias.org/.

SOBRE AS AUTORAS

Dolores Orange
Nasceu em Recife, Pernambuco. Estudou Letras, é mestre em Teoria da Literatura pela UFMG e graduada em Artes Visuais pela Escola Guignard. Sua pesquisa artística se concentra na pintura, na fotografia e na videoarte e no estudo das relações femininas, da cor e do retrato.

Flávia Carvalho
Nasceu em Araraquara, São Paulo. Economista de formação, é pós-graduanda em Formação do Escritor pela PUC-RJ. Tem textos publicados nas coletâneas Off Flip Nós – Mulheres e Um teto todo nosso – poemas, da editora Polifonia.

Lorena Barbosa
Nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais. Formada em Artes Visuais pela Oi! Kabum, com ênfase em fotografia, e em Letras, pela UFMG. Mestranda, pesquisa a escrita de empregadas domésticas. Seu conto Menino Juca recebeu o prêmio literário Da ponte para cá: a margem, promovido pelo Fundo Municipal de Cultura de BH.

Malu Grossi Maia
Nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais. É atriz, poeta e palhaça (de nome Estopim Longo). Formada em Teatro Universitário pela UFMG. Publicou espelho umbigo capim, primeiro lugar no Prêmio Poesia Incrível pela Editora Crivo, e workshop crocodilo, pela editora 7Letras.

Marina Apolinário
Nasceu em Santa Luzia, Minas Gerais. Estudou Artes Visuais na Oi Kabum! e Sociologia na PUC-MG. É professora da educação infantil na Quintal Escola da Leste e pesquisa a cultura da infância.

SOBRE AS COORDENADORAS

Cecília Rocha
Trabalha em diversos projetos editoriais como coordenadora, editora e tradutora. Entre os anos de 2012 e 2019, fez a coordenação editorial das publicações do Instituto Inhotim, e está hoje na produção executiva do projeto “Elas Escrevem” e da coleção “Materna”, que será lançada no segundo semestre de 2024 pela Edições Chão da Feira.

Fernanda Regaldo
Editora, pesquisadora, tradutora, leitora e mãe da Rosa e da Antonia. Mestre em política comparada pela London School of Economics, é fundadora e editora de PISEAGRAMA, coletivo editorial que, além de uma revista, produz livros e realiza ações de interesse público como curadorias, seminários, debates, e oficinas.

Maria Carolina Fenati
É editora, pesquisadora e professora. Editora da Chão da Feira, organiza a coleção Caderno de Leituras, a revista Gratuita e a publicação de livros junto a outras três mulheres que compõem a editora. É também professora da Faculdade de Letras da UFMG. 

Projeto nas redes
https://escritadosdias.org/
https://www.instagram.com/escrita.dos.dias/

Lançamento do livro
Data e horário: 17 de agosto de 2024 | 10h
Local: Incc | Avenida Brasil, 75 | Belo Horizonte | MG

You may also like

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies

Adblock Detected

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.