Fotos: Cecilia Rocha por Antônio Rocha / Carolina Fenati por Dolores Orange / Fernanda Regaldo por Roberto Andrés
ELAS ESCREVEM SOBRE MATERNIDADE
O projeto Escrita do Dias, em sua segunda edição, lança publicação que reúne textos de cinco mulheres e suas experiências com a maternidade
Acontece no dia 17 de agosto de 2024 às 10h, no Incc, o lançamento da publicação do projeto Escrita dos dias II – Práticas de escrita biográfica sobre maternidade, realizado com patrocínio do Centro Universitário de Belo Horizonte – UniBH, via Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Os exemplares serão distribuídos gratuitamente a todo o público presente. A coordenação do projeto é feita por Cecília Rocha, Fernanda Regaldo e Maria Carolina Fenati. “Entendemos a maternidade como uma questão que passa por uma profunda reinvenção atualmente”, explica Maria Carolina Fenati, “e nossa proposta é pensar e compartilhar reescritas desse conceito, a partir de experiências concretas e singulares de mulheres, sejam elas mães ou não”.
O lançamento do livro encerra o processo iniciado em outubro de 2023, quando foram selecionadas cinco bolsistas para uma residência de escrita: Dolores Orange, Flávia Carvalho, Lorena Barbosa, Malu Grossi Maia e Marina Apolinário. Entre outubro de 2023 e maio de 2024, as cinco mulheres, sob orientação de Cecília Rocha e Fernanda Regaldo, assumiram a difícil tarefa de examinar suas diferentes histórias de maternidade, seja no papel de mães, filhas, netas ou, simplesmente, de leitoras e sobre elas escrever. “Durante o processo, nos encontramos regularmente para ler e conversar sobre o material à medida que ia sendo produzido, além de compartilharmos tanto referências bibliográficas e artísticas quanto acontecimentos cotidianos”, explica Regaldo. O resultado é uma publicação de pouco mais de duzentas páginas, diagramada por Luísa Rabello e organizada pelas coordenadoras do projeto.
“Foi muito acolhedor o processo, as orientadoras tinham uma disponibilidade que ajudava as ideias a se desenvolverem no texto”, relata Malu Grossi Maia, que participou pela primeira vez de uma residência literária, e continua: “Foi fundamental compreender como o processo da escrita de si reflete nos processos internos envolvidos na questão que se tenta elaborar. A intenção não era curar, mas descobrir algo mais, perceber como contar a história, como ela me afeta, onde não dói mais”. Como mãe, ela considera muito importante entrar em contato com relatos diferentes, experiências diversas, “descobrir o que a escrita sobre maternidade propõe como reflexão, para além dela mesma, num movimento de perspectiva em que há muito ainda a elaborar”.
No dia do lançamento, a equipe do projeto e as cinco autoras estarão presentes para sessão de autógrafos e uma conversa com o público. Com esta publicação, o projeto Escrita dos Dias cumpre o objetivo de estimular pessoas a refletir e se expressar sobre o tema, de modo a afirmar e tornar mais visíveis diferentes formas de maternagem.
Mais sobre o projeto
Além da residência, o projeto realizou três oficinas gratuitas, todas com objetivo de pensar as relações entre literatura, escrita e as experiências com a maternidade. Os textos reunidos na publicação a ser lançada no dia 17 de agosto receberam uma edição sonora, assinada por O Grivo, com fragmentos lidos pelas próprias autoras. Os áudios estão disponíveis no Spotify. Esta é a segunda edição do Escrita dos Dias. Na primeira, cinco jovens mulheres, entre 18 e 15 anos, escreveram breves narrativas biográficas, durante seis meses de residência. Os livros foram publicados e seguem disponíveis para download no site do projeto: https://escritadosdias.org/.
SOBRE AS AUTORAS
Dolores Orange
Nasceu em Recife, Pernambuco. Estudou Letras, é mestre em Teoria da Literatura pela UFMG e graduada em Artes Visuais pela Escola Guignard. Sua pesquisa artística se concentra na pintura, na fotografia e na videoarte e no estudo das relações femininas, da cor e do retrato.
Flávia Carvalho
Nasceu em Araraquara, São Paulo. Economista de formação, é pós-graduanda em Formação do Escritor pela PUC-RJ. Tem textos publicados nas coletâneas Off Flip Nós – Mulheres e Um teto todo nosso – poemas, da editora Polifonia.
Lorena Barbosa
Nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais. Formada em Artes Visuais pela Oi! Kabum, com ênfase em fotografia, e em Letras, pela UFMG. Mestranda, pesquisa a escrita de empregadas domésticas. Seu conto Menino Juca recebeu o prêmio literário Da ponte para cá: a margem, promovido pelo Fundo Municipal de Cultura de BH.
Malu Grossi Maia
Nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais. É atriz, poeta e palhaça (de nome Estopim Longo). Formada em Teatro Universitário pela UFMG. Publicou espelho umbigo capim, primeiro lugar no Prêmio Poesia Incrível pela Editora Crivo, e workshop crocodilo, pela editora 7Letras.
Marina Apolinário
Nasceu em Santa Luzia, Minas Gerais. Estudou Artes Visuais na Oi Kabum! e Sociologia na PUC-MG. É professora da educação infantil na Quintal Escola da Leste e pesquisa a cultura da infância.
SOBRE AS COORDENADORAS
Cecília Rocha
Trabalha em diversos projetos editoriais como coordenadora, editora e tradutora. Entre os anos de 2012 e 2019, fez a coordenação editorial das publicações do Instituto Inhotim, e está hoje na produção executiva do projeto “Elas Escrevem” e da coleção “Materna”, que será lançada no segundo semestre de 2024 pela Edições Chão da Feira.
Fernanda Regaldo
Editora, pesquisadora, tradutora, leitora e mãe da Rosa e da Antonia. Mestre em política comparada pela London School of Economics, é fundadora e editora de PISEAGRAMA, coletivo editorial que, além de uma revista, produz livros e realiza ações de interesse público como curadorias, seminários, debates, e oficinas.
Maria Carolina Fenati
É editora, pesquisadora e professora. Editora da Chão da Feira, organiza a coleção Caderno de Leituras, a revista Gratuita e a publicação de livros junto a outras três mulheres que compõem a editora. É também professora da Faculdade de Letras da UFMG.
Projeto nas redes
https://escritadosdias.org/
https://www.instagram.com/escrita.dos.dias/
Lançamento do livro
Data e horário: 17 de agosto de 2024 | 10h
Local: Incc | Avenida Brasil, 75 | Belo Horizonte | MG