Foto: Patrick Arley
A Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Lumiar, abre cadastro de propostas artístico-culturais para compor uma programação ampla e diversificada nos 17 Centros Culturais Municipais, nas 22 Bibliotecas Públicas Municipais e no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, por meio dos projetos: Territórios Criativos, Promoção da Leitura e Atividades da Cultura Popular e Tradicional. Neste ano, o cadastramento das ações será realizado até 29 de maio, terça-feira, às 17h. Os proponentes devem se inscrever por meio do Mapa Cultural BH, no endereço https://mapaculturalbh.pbh.gov.br/.
Podem participar pessoas com idade acima de 18 anos, residentes em Belo Horizonte e região metropolitana, com propostas nas modalidades Apresentação ou Formação artístico-cultural, ambas em múltiplas linguagens e para públicos diversos.
Para o projeto Territórios Criativos, que valoriza o protagonismo de artistas locais com inserção de suas propostas artísticas na programação dos 17 Centros Culturais Municipais, podem ser inscritas ações de pequeno porte, nos formatos pockets shows, exposições, exibições, espetáculos de circo, dança ou teatro.
O Promoção da Leitura também recebe propostas de pequeno porte, como por exemplo, narrações de histórias, saraus e oficinas de escrita, de ilustração e de quadrinhos, todas voltadas para o público-infanto-juvenil. As ações acontecerão nas 22 Bibliotecas Públicas Municipais, ligadas à Gerência de Bibliotecas e Promoção da Leitura e da Escrita (GBPLE).
Já o Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado poderá abrigar ações de pequeno porte com foco na memória e nos saberes dos Mestres e Mestras da cultura popular. As propostas devem se adequar à programação do CRCP, que já traz o tradicional Conversa ao Pé do Fogão e o Sarau da Cultura Popular.
A seleção das propostas será realizada por uma Comissão Paritária de Programação composta por membros da sociedade civil e do poder público (Fundação Municipal de Cultura). Não serão consideradas propostas de cunho político partidário, de apologia ao crime ou que promovam ou incitem o preconceito de origem, raça, etnia, cor, gênero, identidade sexual e geracional, ou qualquer outra forma de discriminação.