Foto: Guto Muniz
No domingo, dia 10 de setembro, estreia, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, o musical “João e Maria – Opereja”, novo musical da Cyntilante Produções, que presta homenagem à cultura do sertão brasileiro. Inspirada na ópera original “Hänsel und Gretel” do compositor alemão Engelbert Humperdinck, sobre a clássica história dos irmãos que se perdem na floresta, a releitura mineira ganha acento sertanejo. Elementos do folclore, canções regionais cantadas, ao vivo, e uma orquestra com instrumentos populares levam o público à paisagem agreste. A direção artística é de Fernando Bustamante.
É a primeira vez que a Cyntilante adapta uma ópera. Normalmente a companhia bebe na fonte dos clássicos da literatura. Portanto, diferentemente de um musical padrão, o espetáculo é cantado do início ao fim.
Para recontar a história europeia dentro do universo e estética do sertanejo brasileiro, a cenografia foi toda confeccionada por materiais utilizados nos artesanatos nordestino e mineiro, como a juta, o vime e o cizal. Nos figurinos, aparecem elementos como bordados de renda e chita, em diversas tonalidades de terra. Segundo Fernando, os personagens da trama também ganham novas versões. Os ritmos regionais ditam a atmosfera popular do musical. A partitura clássica original de Humperdinck foi transcrita para o xote, xaxado e baião. No palco, os instrumentos eruditos da orquestra, são substituídos pelo violão, rabeca, sanfona e zabumba.
SERVIÇO
Estreia nacional de João e Maria – Opereja
Novo musical da Cyntilante Produções, dentro do Diversão em Cena
10 de setembro, domingo – 17h
Grande teatro Cemig Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1537 – Centro
Ingressos populares a R$20 e R$10 (meia)
Classificação indicativa: 5 anos.