Foto: Luiza Palhares
O grupo estreia experimentos cênicos em parceria com Eid Ribeiro, Ricardo Alves Jr. e Sara Rojo
O Grupo Quatroloscinco – Teatro do Comum ocupa a Zona Cultural Praça da Estação, em Belo Horizonte, com o “Encontro Comum”, entre os dias 18 e 29 de agosto. O projeto reúne três criações cênicas experimentais inéditas, a partir de intercâmbios com os diretores Eid Ribeiro, Ricardo Alves Jr. e Sara Rojo. As apresentações são gratuitas e acontecem na Funarte MG, no Centro Cultural UFMG e no Teatro Espanca!, com transmissão ao vivo pelo Instagram do coletivo (@quatroloscinco).
Concebido e realizado pelos artistas Assis Benevenuto, Italo Laureano, Marcos Coletta, Maria Mourão e Rejane Faria, o “Encontro Comum” foca na troca com os três diretores convidados para construir experimentos cênicos de diferentes linguagens e estéticas. Cada artista foi convocado a propor ao Quatroloscinco alguma ideia ou provocação criativa a partir de suas próprias pesquisas.
O caráter experimental do projeto permitiu ao Quatroloscinco buscar novas formas de criação e diferentes configurações. Maria Mourão, produtora do grupo, também atua como atriz em dois experimentos; e Marcos Coletta executa trilha sonora ao vivo em uma das cenas. A iniciativa conta ainda com a participação da atriz Michele Bernardino em uma das cenas, iluminação de Marina Arthuzzi e assessoria de figurinos de Jéssica Ribas.
O primeiro experimento, intitulado “Postremus”, tem direção de Sara Rojo, com uma dramaturgia autoral, escrita por Assis Benevenuto, a partir de um diálogo com o livro “Noturno do Chile”, do premiado escritor chileno Roberto Bolaño. A cena aborda a figura de um homem que, em seu leito de morte, rememora fatos de uma vida dedicada a ideais conservadores e tirânicos.
A segunda estreia, conduzida pelo diretor e cineasta Ricardo Alves Jr., é o curta-metragem “Km 592”, filmado nos arredores de Belo Horizonte. Durante a exibição do filme, o elenco realizará intervenções cênicas simultâneas à exibição. O trabalho dá continuidade à pesquisa que o Quatroloscinco vem desenvolvendo no cruzamento entre teatro e cinema desde o espetáculo “Tragédia” (2019) – também dirigido por Alves Jr., passando pelo projeto de leituras em formato audiovisual realizado na pandemia (2020-2022) e nas releituras em vídeo que o grupo fez de alguns dos espetáculos no início de 2023.
A terceira estreia, “Crônicas da rua”, realizada em parceria com Eid Ribeiro, é uma leitura performática de algumas das crônicas escritas por Eid e publicadas no Jornal O Tempo no final da década de 1990. Os textos trazem um olhar particular sobre a cidade de Belo Horizonte e sobre os costumes da época. A leitura joga luz para a escrita sagaz e irônica de Ribeiro e mostra uma produção pouco conhecida do diretor e dramaturgo que é um dos mais prestigiados nomes do teatro mineiro.
SOBRE O GRUPO
O Quatroloscinco foi formado em 2007 na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. É integrado pelos artistas Assis Benevenuto, Ítalo Laureano, Marcos Coletta, Maria Mourão e Rejane Faria. Mantém trabalho continuado de pesquisa e prática teatral baseado na criação coletiva e autoral sob uma estética contemporânea. O grupo busca uma cena centrada na atuação performativa, no trabalho com o texto e no encontro com o espectador. Realizou mais de 300 atividades e circulou por 82 cidades de 21 estados do país, além de Cuba, Uruguai e Argentina. Criou sete espetáculos e possui seis livros lançados com suas dramaturgias.
SERVIÇO
18 e 19 de agosto
Quatroloscinco + Sara Rojo: “Postremus”
Local: Funarte MG (Rua Januária, 68, Floresta)
Horários: sexta, às 20h; sábado, às 17h
Entrada gratuita
Classificação: 12 anos
23 e 24 de agosto
Quatroloscinco + Ricardo Alves Jr.: “Km 592”
Local: Teatro Espanca! (Rua Aarão Reis, 542, Centro)
Horários: Quarta e quinta, às 20h.
Entrada gratuita
Classificação: 12 anos
28 e 29 de agosto
Quatroloscinco + Eid Ribeiro: “Crônicas da rua”
Local: Centro Cultural UFMG (Av. Santos Dumont, 174, Centro)
Horários: Segunda e terça, às 20h
Entrada gratuita
Classificação: 12 anos
* Nos dias 18, 24 e 29 de agosto haverá intérprete de LIBRAS