Foto: Exposição Confinadas, de Lígia Teixeira por Eduardo Mariz
O universo feminino, as inquietações e as representações sociais das mulheres são temas presentes em “Confinadas”, nova exposição da Casa Fiat de Cultura, que fica em cartaz de 15 de agosto a 1º de outubro. A artista carioca Lígia Teixeira foi escolhida no 6º Programa de Seleção da Piccola Galleria. A mostra apresenta 32 pinturas em pequenos formatos produzidas no período de confinamento da pandemia, que revelam mulheres solitárias, confinadas na maior parte das vezes em seus ambientes domésticos, sendo uma metáfora para se discutir o silenciamento e o apagamento do ser feminino ao longo dos séculos. No dia 16 de agosto, às 19h, será realizado um bate-papo virtual com a artista, no YouTube da Casa Fiat de Cultura. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela Sympla (http://bit.ly/BatePapoLigiaTeixeira ).
A temática é recorrente no trabalho de Lígia Teixeira, que destaca a presença feminina mesmo quando o olhar está voltado para questões mais sociais ou políticas. Em “Confinadas”, mulheres enclausuradas e solitárias aparecem em cenas inusitadas e provocativas, como em um banho na pia da cozinha, abraçada a um aspirador de pó ou observando uma panela em chamas.
Sobre a artista
Lígia Teixeira é artista visual. Nasceu no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha. Possui formação em Arquitetura na UFRJ e em diversos cursos de arte – no Museu de Arte Moderna – MAM e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage no Rio de Janeiro.
Realizou exposições individuais no Paço Imperial, Museu de Belas Artes, Centro Cultural da Justiça Federal, Centro Cultural Correios, Galeria Cândido Mendes, entre outras, bem como diversas coletivas, entre as quais, no Museu Murilo Mendes e na Galeria Hiato em Juiz de Fora, MG, Museu MARCO em Campo Grande, MS, TRIO Bienal na Cidade das Artes, RJ, Centro Cultural da UFF em Niterói, RJ e diversos Salões de Arte tais como Salão de Arte Pará, Salão Paranaense, Salão Nacional, entre outros.
Sua investigação tem como foco o universo feminino e suas representações sociais e no imaginário coletivo. Criando um diálogo entre as questões do inconsciente e da vida urbana nos dias de hoje, o corpo, o desejo, o erotismo, a sexualidade, são temas que perpassam a sua obra, assim como as diversas representações que envolvem a natureza feminina e os seus lugares de fala no mundo contemporâneo.
SERVIÇO
Exposição “Confinadas”, de Lígia Teixeira, na Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura
Período expositivo: 15 de agosto a 1º de outubro
Visitação presencial: terça-feira a sexta-feira das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h (exceto segundas-feiras)
Tour virtual no site: www.casafiatdecultura.com.br
Bate-papo virtual com a artista Lígia Teixeira
16 de agosto, das 19h às 20h, transmissão ao vivo, com ingressos gratuitos pela Sympla: http://bit.ly/BatePapoLigiaTeixeira
Casa Fiat de Cultura
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG
Horário de Funcionamento:
Terça-feira a sexta-feira, das 10h às 21h
Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h