Foto: Priscila Natany
Nos dias 23, 24 e 25 de junho, sexta a domingo, a atriz Rita Clemente apresenta o espetáculo solo “Natureza Morta” (2022) no Teatro de Bolso do Sesc Palladium em Belo Horizonte. Com texto de Mário Viana, a peça tem concepção geral e atuação de Rita Clemente e interlocução artística de Júlio Maciel, integrante do Grupo Galpão.
Em “Natureza Morta”, uma mulher de meia-idade se encontra no ponto de ruptura definitiva: ela mata o marido para fazer uma viagem que planejava há anos. A ideia da viagem dispara questões no relacionamento dos dois e conduz a uma inevitável conclusão. O espetáculo se fundamenta na pesquisa de Rita intitulada “Solo, Sim: Estudo de Cena”, que tem como foco o deslocamento de uma narrativa direta e monológica em direção a um solo, admitindo interlocuções, mesmo que haja apenas um ator em cena. Para “Natureza Morta”, a artista estabelece como elemento primário a interlocução da personagem/atriz com o pintor do quadro.
Na peça, a mulher mata o marido e é surpreendida pela presença do próprio pintor. Tratando dos anseios de mulheres que já não são tão jovens e que tiveram os seus sonhos subjugados, o espetáculo transpassa as relações afetivas e o arrefecimento da paixão entre um casal para trazer à tona questões da vida de uma mulher em processo de enfrentamento de seus sonhos e desejos.
SERVIÇO:
Natureza Morta com Rita Clemente
Data: 23, 24 e 25 de junho
Horário: 20h
Local: Teatro de Bolso do Sesc Palladium
Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro
Ingressos: R$30,00 inteira | R$15,00 meia
Vendas: bilheteria do teatro ou pelo site do Sympla