Home Eventos Lançamento livro “A casa é o corpo” – Fotos e relatos de mulheres vítimas de violência doméstica

Lançamento livro “A casa é o corpo” – Fotos e relatos de mulheres vítimas de violência doméstica

by Paloma Morais

Foto: Luciana Castro

No dia 25 de novembro, sexta-feira, a fotógrafa Luciana Castro lança o livro “A casa é o corpo”, durante o ato “5 faces da violência contra mulher” que marca, em Belo Horizonte, a data internacional de eliminação da violência contra a mulher. A obra reúne fotos e relatos em primeira pessoa de seis mulheres vítimas de violência doméstica. Os registros foram realizados entre julho de 2020 e março de 2021, período em que houve aumento no número de casos de agressão contra mulher dentro de casa, em todo país. O lançamento acontece na Praça Sete – Rua Rio de janeiro, a partir das 17h30, com a presença da autora e das mulheres participantes do livro, em bate-papo aberto ao público. O livro será distribuído a bibliotecas e instituições voltadas para o acolhimento da mulher e ficará disponível gratuitamente no site: http://www.lucianacastro.com/a-casa-e-o-corpo/.

No Brasil, durante a primeira fase da pandemia da COVID-19, os números de agressões a mulheres, na rua, caíram 10%. Em compensação, os casos de violência doméstica subiram em relação a 2019: passaram de 42% para 48,5%, segundo Instituto Datafolha. Na época, a fotógrafa Luciana Castro – que trabalha com fotografia documental nas áreas de direitos humanos, meio ambiente e família – foi impactada pelos noticiários. “Um momento em que toda a sociedade estava temerosa de sair de casa, muitas mulheres temiam em permanecer em casa. Nesse caso, pra onde ir?”. A partir desta pergunta, inicia uma pesquisa sobre o tema.

O título “A casa é o corpo” é inspirado no texto “A poética do espaço” de Gaston Bachelard. “Ele diz que quando aprendemos a habitar uma casa, aprendemos a habitar nosso interior e que a casa nos permite sonhar em paz”. Inspirada nos escritos do filósofo, a artista procura registrar, no encontro com as mulheres, a relação delas com o novo local que passam a habitar após se desvincularem do agressor. “Uma relação com essa propriedade privada que seria a casa. Ou seria o corpo da mulher? As relações de violência ocorrem onde ninguém mais pode entrar. O agressor se sente à vontade para transitar, enquanto a vítima não tem para onde ir”, explica.

O livro possui registro de 39 fotografias que revelam o interior da casa e o universo de seis mulheres. Apenas uma delas ainda mora onde viveu com seu agressor, mas não convive mais com ele.

SERVIÇO
Lançamento de livro “A Casa é o corpo”
25 de novembro, sexta – 17h30
Praça Sete – Rua Rio de Janeiro
*Dentro da programação do Ato: 5 faces da violência contra mulher, organizado pelo coletivo 8M Unificado RMBH

You may also like

Adblock Detected

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.