Foto: Espetáculo 2068 – Grupo Máscara EnCena/Créditos para Maciel Goelzer
Entre os dias 10 e 17 de setembro, vai rolar a primeira edição do “Mascarada – Encontro de Máscaras em Belo Horizonte”, que visa proporcionar um intercâmbio entre artistas, pesquisadores, estudantes e público, reunidos a partir da prática e da pesquisa em torno do uso da máscara no teatro. A programação acontecerá em oito equipamentos culturais de seis regionais da cidade – Pampulha, Venda Nova, Noroeste, Leste, Centro-Sul e Barreiro – e irá oferecer 20 atividades de cunho artístico e formativo, entre espetáculos, oficinas, palestras, aula espetáculo, rodas de conversa e intervenções urbanas. Participam do encontro artistas de Belo Horizonte (MG), Araxá (MG), Barão Geraldo (SP) e Porto Alegre (RS), além de dois trabalhos selecionados via edital.
Para participar das ações formativas é necessário realizar inscrição prévia pelo link da bio do Instagram do Mascarada @mascarada_encontro. As atividades são gratuitas, com distribuição de ingressos 1 hora antes do início. A programação completa pode ser acessada no Instagram do evento.
A abertura do “Mascarada – Encontro de Máscaras em Belo Horizonte” acontecerá no dia 10 de setembro, às 19h, com a apresentação do espetáculo ‘2068’, do Grupo Máscara Encena (Porto Alegre/RS), na ZAP 18 (Regional Pampulha). A partir de pergunta “Ainda é possível sonhar?”, o espetáculo faz alusão a uma temporalidade futura, o espetáculo “2068” retrata a resiliência humana através da manipulação e uso de máscaras expressivas. Diferentes pessoas estão confinadas em um espaço de privação das liberdades individuais, em que, para se manter vivo, é preciso se alimentar constantemente de esperança. Duração: 60 min | Classificação etária: 12 anos. Após a apresentação do espetáculo, acontecerá, às 21h, a discotecagem com a DJ Black Josie (Luciana Gomes), que reúne suas habilidades e experiências profissionais para dar vida à “DJ Black Josie”. Musicista, produtora cultural e relações públicas, a artista dedica-se a divulgação e pesquisa da soul music e sua reverberação no Brasil, através Baile Soul da Josie.
A montagem “Olympia”, do grupo Teatro Andante, (BH/MG), será apresentada no dia 11 de setembro, às 19h, no CEVAE (Regional Venda Nova). O espetáculo se baseia na história da andarilha mais famosa do Brasil, que nas ruas de Ouro Preto, encantava turistas, artistas e moradores da cidade contando à sua maneira, divertida e engraçada, histórias do Brasil, de Minas e de Ouro Preto. Conheceu muita gente importante e tinha amigos famosos tais como Vinícius de Morais, Rita Lee e Juscelino Kubitschek. Se dizia noiva de Dom Pedro II, amante de Chico Rei, amiga de Tiradentes. Duração: 60 min | Classificação etária: 14 anos.
Outra atração teatral é a produção “Trincamatraca – Uma Mascarada de Rua”, do grupo Teatro&Cidade, (BH/MG), no dia 13 de setembro, às 15h, no Ponto de Referência Coberta do Padre Eustáquio (Regional Noroeste). Uma divertida corte de cinco mascarados com espalhafatosos e excêntricos costumes saem pela cidade, numa espécie de procissão burlesca. Por onde passam, celebram a liberdade de ir e vir pelo espaço urbano de maneira louca e descontraída. Sem pressa e sem destino certo, eles serpenteiam ao acaso. Como um coro de matracas, suas vozes agudas e seus cincerros podem ser ouvidos de longe, instaurando nos arredores uma atmosfera de brincadeiras e de curiosidade. Duração: 40 min | Classificação etária: Livre.
A Cóccix Companhia Teatral (BH/MG) apresenta “A Santa do Capital”, no dia 14 de setembro, às 20h, no Centro Cultural da UFMG (Regional Centro-Sul). “A Santa Joana dos Matadouros”,obra de Bertolt Brecht,se transfigura e traz à tona “A Santa do Capital”. As cenas revelam facetas, mascaramentos metamorfoseados, forjados da carne, em aço, fogo, fome e da fé no Capital que sobrepuja a realidade dos brutalizados. “Pobres fiéis da Santa sem alma”. Quantas vozes dialéticas possíveis esta Santa pode ressaltar? Qual Santa nos alimenta o estômago? A serviço de quem ela propaga sua, nossa voz? Duração: 70 min | Classificação etária: 16 anos.
“Naquele Bairro Encantado – Episódio I: Estranhos Visitantes”, do Grupo Teatro Público (BH/MG), se apresenta no dia 15 de setembro, às 16h30, nas proximidades do Teatro Raul Belém Machado (Regional Pampulha). Um grupo de velhos mascarados visita um bairro da cidade povoando o cotidiano com imagens saudosistas do passado. Na intervenção cênica “Estranhos Visitantes”, o público é convidado a fazer um passeio por um bairro da cidade, no qual os personagens realizam ações cotidianas e estabelecem relações com os moradores e transeuntes, despertando memórias e compartilhando lembranças e histórias. Duração: 120 min | Classificação etária: Livre.
O espetáculo “Patuscada”, de Rafael Protzner (BH/MG), é a atração no dia 16 de setembro, às 20h, no Centro Cultural Vila Santa Rita (Regional Barreiro). Festa, bagunça, balbúrdia! “Patuscada” é um espetáculo teatral de máscaras e improvisação criado por Rafael Protzner e Mariana Lima Muniz. Em um encontro festivo e divertido com o público um único ator improvisa cenas vestindo diferentes máscaras – personagens desenvolvidos a partir de máscaras do teatro balinês, o Topeng. As cenas se apoiam na dramaturgia da improvisação, assim como a iluminação e a trilha sonora, fazendo com que cada apresentação seja única, sempre construída em relação com o espectador. Duração: 50 min | Classificação etária: Livre.
O “Cabaré das Divinas Tetas” (BH/MG) também está na programação desta primeira edição, e poderá ser assistido no dia 17 de setembro, às 21h, na Casa Circo Gamarra (Regional Leste). Em formato de espetáculo de variedades, o Cabaré das Divinas Tetas passeia pelos universos do grotesco, da palhaçaria e do burlesco, num jogo intimista com o público. Abordando artisticamente temas caros ao universo feminino, o espetáculo re-humaniza o jogo do encontro para falar sobre a fatalidade de ser quem se é: aberta ao mundo, falível e imperfeita. Duração: 80 min | Classificação etária: 18 anos.
A “Mostra Aberta” traz os espetáculos selecionados pela curadoria do chamamento: “Telúricas”, de Liz Schrickte, com apresentação no dia 15 de setembro, às 19h, no Teatro Raul Belém Machado (Regional Pampulha), e a montagem “Valente”, da Companhia Caxangá, idealizado e protagonizado pela atriz e palhaça Lori Moreira,com exibição no dia 17 de setembro, às 15h, na Praça Duque de Caxias (Regional Leste). Em “Telúricas”, uma cadeira, uma atriz e histórias de mulheres assassinas, suicidas e assassinadas. Rosa Azul, Gina Louca e Lola em Pó são as 3 cenas que compõem um espetáculo de mulheres TELÚRICAS, uma encenação documental, narrativa e experimental. Duração: 45 min | Classificação etária: 16 anos. Na montagem “Valente” a “Madame” Lorota e sua fiel companheira, a cadela Valente – uma cachorra amestrada-, percorrem praças, ruas, vielas, palcos e picadeiros de todo o mundo apresentando o grande salto mortal. Uma depende da outra para sobreviver e por meio do circo e do teatro, transitam por um imaginário único, revelando a poesia e o animalesco presentes em cada um de nós. Duração: 45 min | Classificação etária: Livre.
A programação de formação traz o “Prosa, Café e Máscara”, que irá realizar três encontros livres para discutir as diferentes formas de abordar o universo do mascaramento. As reuniões acontecerão em três regionais: no dia 11 de setembro, às 17h30, no CEVAE Serra Verde, dia 13 de setembro, às 16h20, no Centro Cultural Padre Eustáquio, e no dia 14 de setembro, às 18h00, no Centro Cultural da UFMG (Regional Centro-Sul).A oficina “Palhaçaria Percurso Afetado”, ministrada pela atriz e palhaça Adriana Morales do Grupo Trampulim (BH/MG), acontecerá nos dias 12, 14 e 16 de setembro, das 09h às 12h, na Casa Circo Gamarra, e a “Oficina de Confecção de Máscaras Expressivas”, com a araxaense Luciana Antunes (Araxá/MG), acontecerá entre os dias 12 e 16 de setembro, das 09h às 12h, no Centro Cultural Vila Santa Rita. A “Oficina – Corpo Máscara” conduzida pelo Grupo Máscara EnCena (Porto Alegre/RS), acontecerá nos dias 12 e 13 de setembro, das 09h às 12h, no Teatro Universitário da UFMG (Regional Pampulha).
Ainda dentro das atividades formativas,o primeiro “Mascarada – Encontro de Máscaras em Belo Horizonte” traz Fernando Linares, professor, ator e diretor teatral, que já dirigiu grupos de teatro como: Grupo Galpão, Real Fantasia, Cia Candongas, entre outros, com a aula-espetáculo “Um percurso possível para atuar com Máscaras Expressivas”. Nesta aula-espetáculo um grupo de pesquisadores dedicados à atuação com máscaras teatrais realizará uma rápida síntese de um percurso prático iniciado há oito anos no Teatro Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais. O encontro acontecerá no dia 13 de setembro, às 17h, no Centro Cultural Padre Eustáquio.
Duas palestras também integram a programação: “Commedia Dell’Arte – da Tradição à Atualidade”, ministrada por Tiche Vianna (Barão Geraldo/SP), no dia 11 de setembro, às 16h30, no CEVAE Serra Verde. O conteúdo irá abordar a Commedia dell’Arte como princípio de criação para o Teatro Popular Urbano na visão do Barracão Teatro, espaço de investigação e criação cênica, sediado em Barão Geraldo há 22 anos, que tem como uma de suas bases de trabalho este gênero teatral. E a palestra “Máscara e Mascaramento Expandido”, por Bya Braga (BH/MG), no dia 14 de setembro, às 16h, no Centro Cultural da UFMG. Bya Braga irá apresentar um breve panorama de máscaras e mascaramentos diversos, refletindo sobre a noção de mascaramento na relação com a diversidade cultural e sinalizando a importância do teatro de máscaras e do teatro físico, além de falar sobre o Colóquio Mascaramento na Cena Expandida.
Ficha Técnica
Coordenação Geral: Lucas Prado e Rogério Gomes | Coordenação de Produção: Luisa Monteiro | Coordenação de Logística: Cris Diniz | Coordenação Técnica: Eliezer Sampaio | Produção Executiva: Mariana Nolaço e Paloma Mackeldy | Produção: Dê Jota | Assistente de Coordenação Técnica e Técnico: Cris Diniz e Tchelo Souzza | Programador: Rafael Protzner | Curadoria do chamamento: Janaína Morse, Juliene Lellis e Mariana Nolaço | Designer Gráfico: Raphael Araújo | Gerência Executiva: Sinara Teles | Redes Sociais: Letícia Leiva, Matheus Carvalho e Paloma Morais (Rizoma Comunicação & Arte) | Assessoria de Imprensa: Beatriz França e Cristina Sanches (Rizoma Comunicação & Arte) | Fotografia e Filmagem: Naum Produtora – Pedro Carvalho | Intérprete de Libras: Dinalva Andrade.