Home Teatro Quik Cia. de Dança ocupa espaços de BH

Quik Cia. de Dança ocupa espaços de BH

by Paloma Morais

Foto: Ilana Lansky

A companhia mineira Quik Cia. de Dança volta a ocupar os espaços públicos de Belo Horizonte, após quatro anos da sua última apresentação na cidade. O espetáculo escolhido é “Tecituras”, nono trabalho do grupo, que investiga a improvisação estruturada, como metodologia de criação da companhia desde 2006.

Na montagem, os bailarinos e coreógrafos, Rodrigo Quik e Letícia Carneiro – fundadores da Quik -, e os músicos Rodrigo Salvador e Thiago Mioto, tecem relações permeáveis entre corpo, objeto, sonoridades e arquitetura, promovendo uma relação não hierárquica entre o público, a dança, a música e os espaços. Uma dança relacional movida por estados corporais de contemplação, delicadeza e ludicidade, guiados pela percepção do corpo em conexão com o espaço.

“Tecituras” é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, e irá circular por espaços públicos da cidade durante dois finais de semana do mês de junho. A primeira apresentação será no dia 18/06 (sábado), às 16h, na Praça Floriano Peixoto. No domingo (19/06, às 16h), o espetáculo ocupa o Parque das Águas, no Barreiro. A montagem chega também ao Centro Cultural Venda Nova no dia 25/06 (sábado, às 16h) e ao Centro Cultural Lagoa do Nado no dia 26/06 (domingo, às 15h30).

As apresentações de “Tecituras” criam para o público a possibilidade de novos olhares e interlocuções sobre as suas relações com o espaço. Leticia Carneiro completa que a ideia é contribuir para um processo de valorização das memórias e identidades, permitindo que as pessoas se relacionem com o patrimônio material, imaterial e a diversidade cultural presente nos contextos dos espaços. 

Sobre a Quik Cia. de Dança

A companhia foi fundada em 2000 no bairro Jardim Canadá (Nova Lima), pelos bailarinos Letícia Carneiro e Rodrigo Quik, com vasta experiência profissional em dança contemporânea no Brasil e exterior como integrantes do Grupo Corpo de 1984 a 1996. A Companhia completou 22 anos de existência em 2022 e já construiu um repertório dez espetáculos sendo eles “Rua” /2001, “Dos Tornozelos a Alma”/2004, “Formas e Linhas”/2006, “Dissoluções”/2008, “Clariceanas” /2008, “Mulher, Mulheres” /2009, “Ressonâncias” /2010, “De nós dois”/2012, “Tecituras”/2014 e “Prima-Veras” /2018.

Há 20 anos a Quik contribui para o acesso da população aos bens culturais, por meio de projetos sócio artísticos realizados junto à comunidade do Jardim Canadá em Nova Lima/MG – onde está localizado o “Quik Espaço Cultural”, sede da Cia -, e pelas ações produzidas em seu projeto de educação pela arte, o “Quik Cidadania”. “A dança contemporânea nem sempre tem uma linguagem acessível ao público, o que dificulta a fruição. A Quik sempre teve na sua trajetória o cuidado com a formação de público. É um ponto muito forte pra gente”, comenta Rodrigo Quik.

SERVIÇO
QUIK CIA. DE DANÇA APRESENTA
“TECITURAS”
GRATUITO

DATAS/LOCAIS
Dia 18 de junho, às 16h – Praça Floriano Peixoto
Dia 19 de junho, às 16h – Parque das Águas (Barreiro)
Dia 25 de junho, às 16h – Centro Cultural Venda Nova
Dia 26 de junho, às 15h30 – Centro Cultural Lagoa do Nado

Classificação: livre

You may also like

Adblock Detected

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.