Home TeatroQuik Cia. de Dança ocupa espaços de BH

Quik Cia. de Dança ocupa espaços de BH

by Paloma Morais

Foto: Ilana Lansky

A companhia mineira Quik Cia. de Dança volta a ocupar os espaços públicos de Belo Horizonte, após quatro anos da sua última apresentação na cidade. O espetáculo escolhido é “Tecituras”, nono trabalho do grupo, que investiga a improvisação estruturada, como metodologia de criação da companhia desde 2006.

Na montagem, os bailarinos e coreógrafos, Rodrigo Quik e Letícia Carneiro – fundadores da Quik -, e os músicos Rodrigo Salvador e Thiago Mioto, tecem relações permeáveis entre corpo, objeto, sonoridades e arquitetura, promovendo uma relação não hierárquica entre o público, a dança, a música e os espaços. Uma dança relacional movida por estados corporais de contemplação, delicadeza e ludicidade, guiados pela percepção do corpo em conexão com o espaço.

“Tecituras” é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, e irá circular por espaços públicos da cidade durante dois finais de semana do mês de junho. A primeira apresentação será no dia 18/06 (sábado), às 16h, na Praça Floriano Peixoto. No domingo (19/06, às 16h), o espetáculo ocupa o Parque das Águas, no Barreiro. A montagem chega também ao Centro Cultural Venda Nova no dia 25/06 (sábado, às 16h) e ao Centro Cultural Lagoa do Nado no dia 26/06 (domingo, às 15h30).

As apresentações de “Tecituras” criam para o público a possibilidade de novos olhares e interlocuções sobre as suas relações com o espaço. Leticia Carneiro completa que a ideia é contribuir para um processo de valorização das memórias e identidades, permitindo que as pessoas se relacionem com o patrimônio material, imaterial e a diversidade cultural presente nos contextos dos espaços. 

Sobre a Quik Cia. de Dança

A companhia foi fundada em 2000 no bairro Jardim Canadá (Nova Lima), pelos bailarinos Letícia Carneiro e Rodrigo Quik, com vasta experiência profissional em dança contemporânea no Brasil e exterior como integrantes do Grupo Corpo de 1984 a 1996. A Companhia completou 22 anos de existência em 2022 e já construiu um repertório dez espetáculos sendo eles “Rua” /2001, “Dos Tornozelos a Alma”/2004, “Formas e Linhas”/2006, “Dissoluções”/2008, “Clariceanas” /2008, “Mulher, Mulheres” /2009, “Ressonâncias” /2010, “De nós dois”/2012, “Tecituras”/2014 e “Prima-Veras” /2018.

Há 20 anos a Quik contribui para o acesso da população aos bens culturais, por meio de projetos sócio artísticos realizados junto à comunidade do Jardim Canadá em Nova Lima/MG – onde está localizado o “Quik Espaço Cultural”, sede da Cia -, e pelas ações produzidas em seu projeto de educação pela arte, o “Quik Cidadania”. “A dança contemporânea nem sempre tem uma linguagem acessível ao público, o que dificulta a fruição. A Quik sempre teve na sua trajetória o cuidado com a formação de público. É um ponto muito forte pra gente”, comenta Rodrigo Quik.

SERVIÇO
QUIK CIA. DE DANÇA APRESENTA
“TECITURAS”
GRATUITO

DATAS/LOCAIS
Dia 18 de junho, às 16h – Praça Floriano Peixoto
Dia 19 de junho, às 16h – Parque das Águas (Barreiro)
Dia 25 de junho, às 16h – Centro Cultural Venda Nova
Dia 26 de junho, às 15h30 – Centro Cultural Lagoa do Nado

Classificação: livre

You may also like

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies

Adblock Detected

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.