O Bloco da Alcova Libertina, um dos mais tradicionais do carnaval de BH, realiza ensaio aberto para o carnaval 2020 na quarta-feira, dia 12, no Necup, com entrada por R$10,00.
Lançado em 2011 sob as míticas marquises do Bolão, o bloco apresenta esse ano o “Alcova del fuego”. O conceito evoca a imagem da lendária Luz del Fuego para discutir as liberdades: dos gêneros, dos corpos, das vontades, das ruas. Coerente com a trajetória do bloco, sempre ligada à contracultura, o tema foi elaborado como uma necessidade de se posicionar e de provocar frente a recentes manifestações, vindas do poder público e até da própria sociedade civil, que indicam repressões à liberdade de comportamento e moral. O tema será explorado tanto no repertório, que vai estrear releituras de sucessos cantadas por divas da música popular, como Rita Lee, Elza Soares e Cássia Eller, como também na identidade visual e os figurinos de toda a temporada.
Ao contrário de outros blocos da cidade, o Bloco da Alcova não tem bateria “de chão”, formada por integrantes externos. Assim, pode ser considerada um bloco/banda, já que os 15 integrantes dividem o palco entre guitarras, sopros, alfaias, timbal, repique, surdo e tarol.