Você conhece a Academia de Palhaços – ADP? Formada por três jovens criadores, com 10 anos de trajetória, a companhia foca na pesquisa e produção de espetáculos que unem aspectos da tradição teatral com a modernidade da linguagem contemporânea.
Eles vão realizar algumas atividades na capital no próximo fim de semana. Duas apresentações gratuitas do espetáculo mais recente do grupo, Adeus, Palhaços Mortos (2016), obra que marca a busca atual da companhia pelo maravilhamento estético e precisão tecnológica em suas criações. Com direção de José Roberto Jardim o espetáculo foi escolhido como um dos melhores do ano de seu lançamento pelo Guia d’O Estado de São Paulo; recebeu o prêmio Shell de Melhor Cenário; o Prêmio Aplauso Brasil de Melhor Espetáculo de Grupo e; o prêmio de Melhor Direção pela Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro (Prêmio APTR).
Em curta temporada na capital mineira, eles se apresentam nos dias 16 e 17 de agosto (sexta e sábado), às 20h, no Galpão Cine Horto, com entrada franca e bate-papo após o espetáculo. Os ingressos podem ser retirados pelo site sympla.com.br/galpaocinehorto ou na bilheteria do teatro uma hora antes da sessão. Na programação, a companhia traz ainda palestra e oficinas e produz um encontro com grupos locais de teatro. Para essas atividades, que também são gratuitas, é necessário inscrição prévia pelo mesmo link do sympla.
Adeus, Palhaços Mortos é uma peça contemporânea e provocativa que aborda o próprio fazer artístico, o exercício infinito de reflexão sobre a resiliência do artista, a urgência da Arte e a sacralidade do ofício. Com uma história própria de superação, após terem perdido todos os materiais e equipamentos cênicos em um incêndio em 2015, a Academia dos Palhaços escolheu, não por acaso, trabalhar com esse tema.
Adeus, Palhaços Mortos | estreia: 2016 | Duração: 60 min
Três grandes artistas circenses do passado acidentalmente se reencontram, depois de muitos anos, na antessala de uma agência de empregos. Eles sabem que só um será escolhido e que suas memórias, segredos, pequenezas e vilanias serão expostos. A sala de espera desse teste de casting, que nunca acontece, se revela um não-lugar onde estas três figuras se veem condenadas a rever suas escolhas éticas e estéticas, num exercício infinito de reflexão sobre a resiliência do artista, a urgência da arte e a sacralidade do ofício.
Ficha Técnica
Texto Original: Matei Vişniec
Direção e Adaptação: José Roberto Jardim
Elenco: Laíza Dantas, Paula Hemsi e Maurício Schneider
Direção Musical: Tiago de Mello
Músico ao Vivo: Murilo Gil
Cenografia e Vídeo-Instalação: BijaRi
Figurino: Lino Villaventura
Visagismo: Leopoldo Pacheco
Iluminação: Paula Hemsi e José Roberto Jardim
Design de Sistema de Operação: Laíza Dantas
Produção Executiva: Tetembua Dandara
Coordenadora Administrativa : Camila Alves
Coordenação de Produção: ADP e Ultravioleta_s
Fotografia: Victor Iemini
Espetáculo Adeus, Palhaços Mortos | Cia Academia de Palhaços
Direção: José Roberto Jardim
Datas* : 16 e 17 de agosto, sexta e sábado
Hora: 20h
Local: Galpão Cine Horto (Rua Pitangui, 3613, Bairro Horto – Belo Horizonte)
Entrada gratuita , sujeita à lotação da casa (capacidade: 200 lugares)
O ingresso poderá ser retirado gratuitamente, com antecedência, pelo site sympla.com.br/galpaocinehorto ou na bilheteria do teatro uma hora antes do início da apresentação
Classificação indicativa : 12 anos
*Todas as apresentações contarão com audiodescrição e intérprete de libras
Atividades Formativas | Gratuitas
Local: Galpão Cine Horto
Inscrições: sympla.com.br/galpaocinehorto
Bate-papo
Data: 16 e 17 de agosto
Hora: após o espetáculo
Palestra: A Obra de Matei Visniec na Dramaturgia Contemporânea
Ministrante: José Roberto Jardim (diretor do espetáculo Adeus, Palhaços Mortos)
Data : 17 de agosto
Hora: 11h
Duração: 120 minutos
Oficina de vídeo – cenografia
Ministrante: integrantes da Academia de Palhaços
Público alvo: estudantes, professores, entusiastas da tecnologia e das artes cênicas, atores, iluminadores, vídeo-makers, artistas e interessados em arte-tecnologia em geral.
Data : 17 de agosto
Hora: 13h30
Oficina de Interpretação
Ministrante: integrantes da Academia de Palhaços
Data: 18 de agosto
Hora: 09h
Encontro: Cia Academia de Palhaços e grupos de teatro locais
Tema: Gestão Cultural Criativa
Data : 18 de Agosto
Hora: 15h