Home Dica do Pula5ª Festa da Franconfonia reúne shows, cinema, gastronomia, teatro e fotografia

5ª Festa da Franconfonia reúne shows, cinema, gastronomia, teatro e fotografia

by Paloma Morais

5ª edição da Festa da Francofonia celebra a diversidade das culturas francófonas e a riqueza da língua francesa em todos os continentes e acontece em Belo Horizonte durante o mês de março. A programação conta com diversos eventos, como espetáculos teatrais e musicais, sessões de cinema, conferências, gastronomia e exposição de fotografia, além de concursos e encontros visando o intercâmbio de brasileiros com universidades francófonas. A maioria das ações tem foco na luta pela igualdade de gêneros e na celebração da participação feminina dentro da diversidade das culturas francófonas em todos os continentes.

A abertura oficial da festa acontece na noite do dia 20 de março, o Dia Internacional da Francofonia, no Teatro José Aparecido de Oliveira, da Biblioteca Pública Luiz de Bessa. A recepção para convidados será feita com a apresentação do projeto Africultura, seguido da apresentação da programação e dos países presentes e atuantes em Belo Horizonte. O evento contará com a participação do embaixador da Bélgica, Patrick Herman, do cônsul-geral da França no Rio de Janeiro, Jean-Paul Guillaumé, da cônsul honorária da Suíça, Astrid Boller, do cônsul honorário do Canadá, Ricardo Guimarães, e do ex-secretário estadual de Cultura, Angelo Oswaldo. Ao fim do evento, será servido um coquetel.

Um dos momentos mais esperados da programação é a apresentação do espetáculo “Stupeur et tremblements” (“Temor e tremores”), da companhia Théâtre des Hommes, no dia 21 de março, no Sesc Palladium. Adaptado do romance da escritora belga Amélie Nothomb, a montagem tem direção e interpretação da atriz marroquina Layla Metssitane, naturalizada francesa aos 15 anos.

Outro destaque para o espetáculo “Je me souviens”, uma adaptação do Théâtre National Populaire, da obra “Le Roman inachevé” (“O romance inacabado”), de Louis Aragon. Dirigida e interpretada pelo ator Damien Gouy e pelo músico Benjamin Kerautret, a peça cênica-musical tem exibição programada para o dia 29, também no Sesc Palladium.

Já no campo do cinema, a mostra “Diretoras francófonas” terá dois polos: o MIS Cine Santa Tereza e o Sesc Palladium, entre 15 e 31 de março. Na lista de películas, “Luna” (2017), de Elsa Diringer; “Coração de Espinhos” (“Crache coeur”, 2014), de Julia Kowalski; e “M” (2016), de Sara Forestier. Outra atração cinematográfica é a Festa do Curta-metragemde 19 a 24 de março, também no Sesc Palladium, com diversas temáticas e gêneros, de documentários, ficções e animações.

Haverá também a Oficina de Canção Francófona, na casa de shows A Autêntica, dia 24, com diversos estilos e gêneros da música francesa, como o créole, as danças bretãs e a canção moderna; seguido pelo show do grupo franco-brasileiro Čao Laru, A apresentação vocal e instrumental mistura composições autorais a temas célebres da canção francesa, como “Les triplettes de Belleville”, “Les copains d’abord”, “La foule”, “Johnny tu n’es pas un ange” e “Je veux”. Ao fim da noite, o DJ Paco Pigalle anima a pista com temas francófonos.

No fim de semana seguinte, dia 30 de março, será a vez do show do duo Rive, no Teatro da Assembleia, formado por Juliette Bossé (guitarra, piano, voz) e Kévin Mahé (bateria). De sonoridade electro-pop e canções autorais, escritas em francês por Bossé, o show traz o repertório do segundo álbum da dupla, “Narcose”, cujas letras aludem à luta feminista.

A exposição de fotografia “Olhares cruzados – Brasil e Canadá“, na Casa Fiat de Cultura”, a partir de 21 de março, também integra a programação. A mostra propõe um intercâmbio cultural e um novo olhar sobre as cidades de Brasília e Ottawa, capitais dos dois países. O público poderá ver a diversidade das paisagens urbanas que revelam a beleza e a identidade cultural de cada lugar. São 15 imagens de Brasília, retratadas pelo fotógrafo canadense Daniel Stanford, e 15 de Ottawa, retratadas pelo fotógrafo brasileiro Kazuo Okubo.

A Academia Mineira de Letras, por sua vez, irá receber, no dia 22, a palestra “Arqueofeminismo: mulheres filósofas e filósofos feministas na França, séculos XVII-XVIII”, com o filósofo francês Maxime Rovere, professor de Filosofia da PUC-Rio. Organizador de uma coleção de textos escritos por pensadoras feministas, ele irá apresentar a participação das mulheres na história da filosofia, especialmente em questões relacionadas ao corpo e aos direitos de gênero.

De 21 a 31 de março, alguns restaurantes de Belo Horizonte, como o Au Bon Vivant, irão receber a quinta edição do festival gastronômico Goût de France. No cardápio, pratos especiais que reinventam a culinária francesa tradicional.

Os interessados em terem a experiência de estudar em universidades francófonas também terão a oportunidade de se reunir com representantes de importantes instituições da Bélgica, do Canadá, da França e da Suíça. A turnê “Estudar em países francófonos” acontece entre os dias 21 e 26 na PUC Minas (campi Coração Eucarístico e Praça da Liberdade), na UFMG (faculdades de Direito e Engenharia), no Cefet-MG e na Universidade Fumec.

Paralelamente, a Festa da Francofonia promove os concursos “La Plume D’Or” e “Dis moi dix mots”. O “La Plume D’Or” é uma competição do idioma francês para estudantes de diferentes níveis das Alianças Francesas, em que o primeiro colocado irá ganhar uma estadia em Paris, em março de 2020, durante a Semaine de la Francophonie. O “Dis moi dix mots”, por sua vez, consiste na produção de textos em torno de dez palavras francófonas escolhidas para 2019.

No dia 31 de março, uma partida de pétanque + piquenique no Parque Municipal Aggeo Pio Sobrinho: o tradicional jogo francês consiste em arremessar bolas de aço na tentativa de aproximá-las o máximo possível de uma bolinha de madeira. Com coordenação do francês Philippe Watel e participação de membros da comunidade francófona de Belo Horizonte, a atividade e os equipamentos são gratuitos, mediante confirmação no Sympla.

 



 

PROGRAMAÇÃO
De 15 a 31 de março
Mostra “Diretoras francófonas” | MIS Cine Santa Tereza (rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza)

Dia 15
19h30 – “A bela e a bela” (“La belle et la belle”), de Sophie Fillières. França, 2017. Drama/95′. Classificação etária: livre.

Dia 16
19h – “Bom trabalho” (“Beau travail”), de Claire Denis. França, 1999. Drama/93′. Classificação etária: 10 anos.

Dia 17
17h – “Corniche Kennery”, de Dominique Cabrera. França, 2016. Ficção/94′. Classificação etária: livre.
19h – “Aos 14” (“À 14 ans”) de Hélène Zimmer. França, 2015. Romance/86′. Classificação etária: livre.

Dia 20
19h30 – “A vida doméstica” (“La vie Domestique”), de Isabelle Czajka. França, 2013. Ficção/93′. Classificação etária: livre.

Dia 21
19h30 – “Cineast(a)s” (“Cineast(e)s”), de Julie Gayet e Mathieu Busson. França, 2013. Documentário/75′. Classificação etária: livre.

Dia 22
17h – “Coração de Espinhos” (“Crache coeur”), de Julia Kowalski. França, 2014. Drama/83′. Classificação etária: livre.
19h30 – “M”, de Sara Forestier. França, 2016. Drama/100′. Classificação etária: livre.

Dia 23
19h – “Assim que abro os meus olhos” (“A peine j’ouvre les yeux”), de Leyla Bouzid. Bélgica, França, Tunísia, 2015. Drama/106′. Classificação etária: 16 anos.

Dia 24
17h – “Mulheres e homens” (“Des femmes et des hommes”), de Frédérique Bedos. França, 2015. Documentário/52′. Classificação etária: livre. Sessão comentada.
19h – “Luna”, de Elsa Diringer. França, 2017. Comédia dramática/93′. Classificação etária: livre.

Dia 27
19h30 – “Dane-se a morte” “S’e, fout la mort”, de Claire Denis. França, 1990. Drama/90′. Classificação etária: 12 anos.

Dia 28
19h30 – “Le vent tourne”, de Bettina Oberli. Bélgica, França e Suíça, 2017 | Ficção/87′. Classificação etária: 16 anos.

Dia 29
19h30 – “Suzanne”, de Katell Quillévéré. Bélgica e França, 2013. Drama/91′.

Dia 30
19h – “Me tire uma dúvida” (“Ôtez-moi d’un doute”), de Carine Tardieu.  França, 2016. Drama/100′. Classificação: livre.

Dia 31
17h – “A rainha de Montreal” (“Queen of Montreuil”), de Sólveig Anspach. França, 2011. Comédia/87′. Classificação: livre.
19h – “A carne e os vulcões” (“La chair et les volcans”), de Demesme Clémence. França, 2015. Drama/22′. Classificação: livre.

De 19 a 24 de março
Festa do Curta-metragem | Sesc Palladium (avenida Augusto de Lima, 420, Centro)

Dia 19
19h – Mostra “Tudo sobre o esporte”

– “O skate moderno” (“Le skate moderne”), de Antoine Besse. França, 2014. Documentário/7′.

– “As Garotas” (“Les filles”), de Alice Douard. França, 2015. Ficção/28′.

– “9.58”, de Louis Aubert. França, 2017. Ficção/15′.

– “Huit”, de Mathieu Mouterde. França, 2018. Ficção/10′.

– “Dunk”, de Sophie Martin. França, 2018. Ficção/22′.

 

Dia 20
19h – Mostra “Conversations ou la tchatche”

– “La Virée à Paname”, de Carine May e Hakim Zouhani. França, 2013. Ficção/23′.

– “Convenção de Genebra” (“La convention de Genève”), de Benoît Martin. França, 2016. Ficção/15′.

– “Le dernier des céfrans”, de Pierre-Emmanuel Urcun. França, 2015. Ficção/30′.

– “Goliath”, de Loïc Barché. França, 2016. Ficção/19′.

Dia 21
19h – Mostra “Os filmes da cinemateca da África” (“Les films de la cinematheque Afrique”)

– “África sobre o Sena” (“Afrique sur Seine”), de Paulin Soumanou Vieyra e Mamadou Saar. Senegal, 1955. Documentário/21′.

– “Madama Esther”, de Luck Razanajaona. Madagascar, 2013. Ficção/15′.

– “Petite Lumière”, de Alain Gomis. França e Senegal, 2003. Ficção/15′.

– “Les avalés du grand bleu”, de Maxime Tchincoun. Togo, 2014. Ficção/26′.

 

Dia 22
19h – Mostra “Retorno à escola” (“Retour à l’ecole”)

– “Zero de conduta” (“Zéro de conduite”), de Jean Vigo. França, 1933. Ficção/44′.

– “De volta à escola” (“Rentrée des classes”), de Jacques Rozier. França, 1955. Ficção/24′.

– “Abra a porta, por favor” (“Open the door, please”),  de Joana Hadjithomas e Khalil Joreige. França, 2007. Ficção/12′.

Dia 23
19h – Mostra “Os 50 Anos do Grec – Grupo de Pesquisas e Ensaios Cinematográficos” (“Les 50 ans du Grec”)

– “Paris-Ficelle”, de Laurence Ferreira Barbosa. França, 1982. Ficção/17′.

– “O contrabandista” (“Le Passeur”), de Danielle Arbid. França, 1999. Ficção/12′.

– “As medusas” (“Les méduses”), de Delphine Gleize. França, 2000. Ficção/17′.

– “Awa é uma garotinha muito gananciosa” (“Awa est une petite fille très gourmande”), de Barbara Creutz-Pachiaudi. França, 2004. Animação/6′.

– “A bras le corps”, de Katell Quillévéré. França, 2005. Ficção/19′.

– “Enquanto tivermos espingardas” (“Tant qu’il nous reste des fusils à pompes”), de Caroline Poggi e Jonathan Vinel. França, 2014. Ficção/30′.

Dia 24
17h – Mostra “Les petits malins”

– “O garotinho” (“Le petit bonhomme de poche”), de Ana Chubinidze. França, Geórgia e Suíça, 2016. Animação/7’30”.

– “A lei do mais forte” (“La loi du plus fort”), de Pascale Hecquet. Bélgica e França, 2015. Animação/6’30”.

– “A luva” (“La Moufle”, de Clémentine Robach”. Bélgica e França, 2014. Animação/8′.

– “Nicolas et Guillemette”, de Virginie Taravel. França, 2008. Animação/9’30”.

– “Oktapodi”, de Julien Bocabeille e Francois-Xavier Chanioux. França, 2007. Animação/2’30”.

– “Bonecos de neve” (“Bonhommes”), de Cecilia Marreiros Marum. Bélgica e França, 2004. Animação/8′.

– “La migration bigoudenn”, de Alexandre Heboyan e Eric Castaing. França, 2004. Animação/1’40.

– “Circuito marinho” (“Circuit marine”), de Isabelle Favez. França, 2003. Animação/8′.

20 de março
18h30 – Concurso La Plume d’Or | Aliança Francesa BH (rua Tomé de Souza, 1.418, Savassi)
19h – Abertura oficial da 5ª edição da Festa da Francofonia | Teatro José Aparecido de Oliveira – Biblioteca Pública Luiz de Bessa (Praça da Liberdade, 21, Savassi)

21 de março
10h – Abertura da exposição “Olhares cruzados” | Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10, Savassi) – a mostra fica em cartaz até o dia 19 de maio
20h – “Stupeur et tremblements”, de Layla Metssitane | Sesc Palladium (avenida Augusto de Lima, 420, Centro)

De 21 a 26 de março
Turnê “Estudar em países francófonos” – Bélgica, Canadá, França e Suíça
Dia 21
12h – PUC Minas – Campus Coração Eucarístico (rua Dom José Gaspar, 500, Coração Eucarístico)
18h – PUC MINAS – Campus Praça da Liberdade (avenida Brasil, 2.023, Savassi)

Dia 22
11h – Faculdade de Direito da UFMG (avenida João Pinheiro, 100, Centro)

Dia 25
14h – Faculdade de Engenharia da UFMG (Avenida Antônio Carlos, 6.627, São Luís)
18h – Cefet-MG, campus 1 (avenida Amazonas, 5.253, Nova Suíça)

Dia 26
11h20 – Universidade Fumec (rua Cobre, 200, Cruzeiro)

De 21 a 31 de março
Festival gastronômico Goût de France
Au Bon Vivant (rua Pium-í, 229, Cruzeiro)

22 de março
19h30 – Palestra com Maxime Rovere, professor de Filosofia da PUC-Rio. Tema: “Arqueofeminismo. Mulheres filósofas e filósofos feministas na França, séculos XVII-XVIII” | Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes)

24 de março
15h30 – Oficina de Canção Francófona | A Autêntica (rua Alagoas, 1.172, Savassi)
19h – Show Čao Laru + DJ Paco Pigalle | A Autêntica (rua Alagoas, 1.172, Savassi)

De 26 a 31 de março
Mostra “Diretoras francófonas” | Sesc Palladium  (avenida Augusto de Lima, 420, Centro)



 

Dia 26
18h – “Cineast(a)s” (“Cineast(e)s”), de Julie Gayet e Mathieu Busson. França, 2013. Documentário/75′. Classificação etária: livre. Sessão comentada.

Dia 27
19h30 – “Coração de Espinhos” (“Crache coeur”), de Julia Kowalski. França, 2014. Drama/83′. Classificação etária: livre.

Dia 28
19h30 – “M”, de Sara Forestier. França, 2016. Drama/100′. Classificação etária: livre.

Dia 29
19h – “Mulheres e homens” (“Des femmes et des hommes”), de Frédérique Bedos. França, 2015. Documentário/52′. Classificação etária: livre. Sessão comentada.

Dia 30
20h – “Assim que abro os meus olhos” (“A peine j’ouvre les yeux”), de Leyla Bouzid. Bélgica, França, Tunísia, 2015. Drama/106′. Classificação etária: 16 anos.

Dia 31
17h – “Luna”, de Elsa Diringer. França, 2017. Comédia dramática/93′. Classificação etária: livre.
19h30 – “Le vent tourne”, de Bettina Oberli. Bélgica, França e Suíça, 2017 | Ficção/87′. Classificação etária: 16 anos.

28 de março
19h30 – Bate-papo Théâtre National Populaire, com Damien Gouy e Benjamim Kerautret | Sesc Palladium

29 de março
20h – Espetáculo “Je me souviens”, do Théâtre National Populaire | Sesc Palladium (avenida Augusto de Lima, 420, Centro)

30 de março
10h – Premiação do concurso “Dis moi dix mots” | Aliança Francesa BH (rua Tomé de Souza, 1.418, Savassi)
19h – Show do duo Rive | Teatro da Assembleia (rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho)

31 de março
14h – Jogo de pétanque + piquenique | Parque Municipal Aggeo Pio Sobrinho (avenida Professor Mário Werneck, 2.691, Buritis)

You may also like

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies

Adblock Detected

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.