A programação de dezembro no Memorial Minas Gerais Vale está mais especial do que nunca! Ela irá celebrar o encerramento do ano com um pouco de tudo, desde as tradicionais atrações natalinas, passando pelo dia do samba e entrando no aniversário de Belo Horizonte, dia 12 de dezembro. Todos os eventos têm entrada gratuita e o Memorial Vale fica na Praça da Liberdade.
VEJA OS DETALHES:
ATIVIDADES EDUCATIVAS
Aniversário de Belo Horizonte: uma reflexão criativa
Para celebrar o aniversário de Belo Horizonte, que é dia 12 de dezembro, o Memorial Vale fará um convite especial ao visitante. Aos finais de semana, nas salas de exposição permanente do Memorial, vitrolas tocarão LPs “das antigas“, daqueles que carregam muito significado para a memória da cidade, entre eles, os discos Clube da Esquina (1972) e Lô Borges (1972). As letras dessas músicas têm a ver com a história da cidade, que será lembrada e poderá ser discutida com os educadores que acompanham as visitas. Em outra sala, um varal de poesias convidará o visitante a ler textos e poesias relacionados a Belo Horizonte e cada um poderá escrever suas próprias ideias sobre a cidade, em textos, poesias, frases, como quiser, deixando também sua contribuição no varal. Numa terceira sala, o público serálevado a planejar sua cidade ideal, com o uso de maquetes, numa brincadeira para todas as idades, também com a orientação dos educadores que acompanham a visitação.
Em virtude da inauguração da iluminação de Natal da Praça da Liberdade o Memorial Vale ficará aberto às terças, quartas, sextas e sábados de 10h às 21h (com entrada até 20h30), entre os dias 11 a 22 de dezembro. Às quintas e domingos o horário de funcionamento será normal (quinta de 10h às 21h30) e domingo (10h às 15h30). E nos dias 23, 24, 25, 30, 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2019 o Memorial Vale estará fechado por recesso de final de ano.
06/12 – CINARA RIBEIRO FAZ SHOW “SONHO MEU”
No dia 6 de dezembro, quinta-feira, às 19h30, a cantora Cinara Ribeiro, considerada uma mais belas vozes do samba mineiro, faz o show “Sonho Meu“ em homenagem ao Dia do Samba, que é celebrado no dia 2 de dezembro. Acompanham Cinara na apresentação os músicos Robson Batata e Rodrigo Martins, na percussão, Andinho Santos, no violão e Dudu Braga, no Cavaquinho. No repertório, a artista valoriza compositores mineiros, escolhendo cantar músicas de Fabinho do Terreiro, Evair Rabelo, Mário da Viola e também composições clássicas do samba, como a que dá nome ao show: Sonho Meu, composta por dois grandes símbolos do samba carioca Delcio Carvalho e Ivone Lara. A apresentação integra o projeto Gerais Cultura de Minas.
08 e 09/12 – FEIRA DO MEMORIAL ARTE E DESIGN EM PRESENTES CRIATIVOS
No final de semana dos dias 8 e 9 de dezembro será realizada a Feira do Memorial – Arte e Design em Presentes Criativos, em que os visitantes poderão escolher produtos diferenciados. São peças como os trabalhos fotográficos de Guto Muniz, a moda infantil da Botõezinhos, as bijouterias inusitadas da Íon Acessórios e o artesanato e produtos para casa produzidos por tecelãs de Senhora do Carmo, Itabira (MG), entre outras opções com muito estilo, exclusividade e beleza.
13/12 – DUO ANGEROSA-CAMARGO
No dia 13 de dezembro, quinta-feira, às 19h30, acontece a última apresentação da série de concertos com curadoria da Orquestra Ouro Preto, em 2018. Será o duo paulista Angerosa-Camargo (Guilherme de Camargo e Roberto Angerosa), que faz um som de cordas e percussão inspirado nas músicas medievais. No repertório, composições feitas no século XVI na Inglaterra e Espanha, até o século XIX em Portugal e no Brasil, incluindo a primeira peça em alaúde da Europa, e recentes descobertas musicais luso-brasileiras.
15/12 – MOVIMENTO SOUL CULTURA DE RUA COM DJ WALTER SOUL
Dia 15, sábado, às 15h30, é hora de balançar o corpo no Memorial Vale. O Dj Walter Soul colocará todo mundo para dançar ao som da black music, principalmente soul e funk, acompanhado de dançarinos. Juntos – os dançarinos e o próprio Walter – chamarão o público para entrar no ritmo. “A ideia é essa, é dançar junto, não ficar no palco isolados, éficar no chão, junto com as pessoas, chamando para a coreografia, como as apresentações que fazemos na rua“, explica o artista. A apresentação integra o projeto Diversidade Periférica do Memorial Vale.
16/12 – AUTO DE NATAL: “O NATAL EXISTE?”
Dia 16/12, domingo, às 11 horas, o público vai se emocionar com a peça “O Natal Existe?“, encenada pelo grupo Carroça Teatral, de Sete Lagoas. “O Natal Existe?“ é um auto de Natal que questiona o comportamento das pessoas nessa época, os valores que são exaltados, falando sobre o que realmente importa na data. Na história, um anjo aparece no pensamento de uma pessoa pobre e que não acredita no Natal, trazendo reflexões sobre o que realmente está sendo comemorado. A apresentação integra o projeto Eu, Criança no Museu!, mas toca corações de todas as idades.
18/12 – EXPOSIÇÃO CINCO ANOS DO EDITAL DO MEMORIAL VALE
Dia 18/12, terça-feira, será aberta a exposição para celebrar os cinco anos de realização do Edital Memorial Minas Gerais Vale, que dá oportunidade para artistas em início de carreira exporem seus trabalhos dentro do Memorial Vale, em mostras individuais e coletivas. Desde a primeira edição, em 2013, aconteceram quatro ciclos, com 19 exposições. Parte desses trabalhos estarão expostos nessa mostra comemorativa até o dia 17 de março, no horário de funcionamento do Memorial.
19/12 – CANTATA DE NATAL
Dia 19/12, quarta-feira, às 19h30, quatro grupos vocais irão se apresentar nas janelas e sacadas do prédio do Memorial Vale e também do Museu das Minas e do Metal – MM Gerau, na praça Carlos Drummond de Andrade. São eles: Coral Cremig Cemig, Rede Vozes da Globo Minas, Grupo Villa Lobos e Coral Canto da Lagoa.
20/12 – CORO MADRIGALE
Dia 20/12, quinta-feira, às 19 horas, o Coro Madrigale, um dos melhores de Minas Gerais e do Brasil encerra a programação 2018 do Memorial Vale com um concerto natalino. O grupo comemora 25 anos de existência e o concerto de Natal é um momento especial de confraternização com o público
EXPOSIÇÕES EM ANDAMENTO:
ATÉ DIA 6 DE DEZEMBRO | HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Vozes da Cidade
Vozes da Cidade é uma exposição audiovisual que busca identificar e registrar os sons produzidos por habitantes de Belo Horizonte que têm na voz, associada ou não a aparatos sonoros, seu instrumento de trabalho. Em tempos de comércio eletrônico e virtual e de mediação das relações humanas pelas redes sociais, o projeto Vozes da Cidade homenageia pessoas que continuam fazendo uso da comunicação oral como instrumento de trabalho. A mostra é uma realização da produtora Emvideo, com videoinstalação dirigida por Bellini Andrade e Marcus Nascimento.
ATÉ DIA 21 DE FEVEREIRO | HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Exposição “Inventário do Sob“, de Sylvia Amélia
A curadoria de Bruno Vilela e Guilherme Cunha traz ao Memorial Vale uma exposição fotográfica que, no contexto da cidade e suas escritas, apresenta um recorte da série idealizada pela artista entre os anos 2003-2007. O olhar se dirige ao rés do chão: palavras arruinadas que antes eram nomes de estabelecimentos comerciais da cidade se inscrevem e são lembradas por seus des-nomes. Na mostra se instaura uma arqueologia da palavra materializada pelas pedras em falhas, fragmentos e soterramentos gerados pelo fluxo dos pés, das operações urbanas, dosacidentes. Destituídas de seu originário sentido prático e objetivo para figurarem como escrita anônima, ordinária e cotidiana, as imagens convocam o olhar a reler a cidade na incompletude de seus traços.
SERVIÇO
Programação de NOVEMBRO do Memorial Minas Gerais Vale
Horário: Conforme programação
ENTRADA GRATUITA, sujeita a lotação das salas
MEMORIAL MINAS GERAIS VALE
Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias
Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.